EICMA 2019 - o Salão de Milão está a começar

Fique a saber quais as motos de 2020 que vamos ver na 77a edição do Salão de Milão, a Esposizione Internazionale Ciclo Motociclo e Accessori

andardemoto.pt @ 3-11-2019 19:46:00

Para compensar a chegada do Outono, com as suas chuvas e temperaturas menos agradáveis, os fabricantes de motos vão-nos transformando os dias cinzentos com o brilho de novas motos que, a breve prazo, vão chegar ao nosso mercado, em antecipação do maior evento motociclista da Europa: O Salão de Milão, mais conhecido por EICMA, tem sido, desde há mais de 100 anos, o palco de apresentação mundial de inúmeras motos míticas.

A EICMA 2019 vai ocupar uma área total de 280.000 metros quadrados, sendo que destes, 85.000 m2 estão reservados a diversos espectáculos ao vivo. Para ficar com uma ideia da dimensão, a nossa FIL, em Lisboa, ocupa uma área total de 100.000m2 com 4 pavilhões que têm cerca de 10.000 m2 cada.

Uma área de exposição e eventos tão grande, com mais um pavilhão do que no ano anterior, num total de 8, obrigou em Milão os organizadores a repensaram a colocação dos 1278 expositores, provenientes de 44 países, todos já confirmados para a 77ª edição da EICMA (Esposizione Internazionale Ciclo Motociclo e Accessori).

Para lhe dar a mais completa e fidedigna informação, o Andar de Moto vai a caminho da Rho Fiera, o complexo onde se realiza o Salão de Milão, para, durante 3 dias, recolher o máximo de informação possível, e lhe dar a conhecer em pormenor todos os detalhes das novidades.

Algumas das motos de 2020 já não são segredo, mas representam apenas uma pequena parte do que tem sido, voluntária ou involuntariamente divulgado pelas marcas. Vamos deixar-lhe aqui um resumo daquilo que está praticamente confirmado, e também especular um pouco sobre o que poderemos, ou gostávamos de ver.

AJP

A marca portuguesa vai apresentar dois modelos de Enduro de competição, a AJP SPR 310 R e a APJ SPR 510 R bem como um modelo de lazer, a APJ SPR 250. A marca espera conseguir aumentar substancialmente a sua penetração de mercado, agora que conta com motores de fabrico italiano, ao nível do que de melhor se faz no mundo.

Aprilia

A casa de Noale, responsável pelas motos mais desportivas do Grupo Piaggio, já confirmou a apresentação da versão final da sua moto de média cilindrada, a RS 660.

A par com a desportiva, a Aprilia já confirmou também a apresentação oficial da Tuono 660, uma “naked” derivada da RS660.
Rumores falam de uma Aprilia Tuareg 660, mas ainda sem qualquer confirmação oficial, que a ser mostrada na EICMA 2019, será provavelmente uma versão conceptual.



aprilia RS 660

aprilia RS 660

BMW Motorrad

A BMW promete apresentar uma série de novos modelos. A gama de média cilindrada foi a que esteve sob maior atenção dos engenheiros teutónicos, e têm sido varios os “teasers” e os “leaks” acerca da F850XR, da F850RS e da F850GT, modelos que vão utilizar a plataforma ciclistica e o motor da F850GS. Há também rumores recentes sobre uma GS800X viria a trazer à vida um novo motor boxer de média cilindrada numa moto mais vocacionada para o Off-Road.. 

Além destes, a casa de Munique tem deixado inquieta uma clientela mais exigente e abonada, com a revelação da R18, um exercício de estilo apresentado no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, (clique para ver todos os pormenores). São esperadas 3 versões deste novo modelo, que já foram apanhadas a circular na via pública.

Relativamente aos modelos já existentes na gama, espera-se a apresentação de uma renovada BMW S1000XR que deverá receber o novo motor da S1000RR, com abertura de válvulas variável.

No entanto, a grande expectativa vai para a anunciada gama exclusiva da BMW Motorrad, composta pelas M1000RR e M1300GS.

Também não nos importávamos de ver de perto a proposta de electrificação do motor Boxer, materializada na Vision DC Roadster. Ou de ficar a conhecer a motorização sobrealimentada que já foi badalada.

BMW R18

BMW R18

CF Moto

Os fabricantes chineses vão paulatinamente ganhando confiança e penetrando em mercados mais exigentes, e a marca de Hangzhou, China, prepara-se para lançar uma CF Moto “naked” “V-Twin” de 1000cc. ´Depois das “reviews” positivas que os modelos de 650cc têm conquistado em todo o mundo, sobretudo pela sua relação qualidade/preço, não admira que esta nova 1000cc esteja sob o olhar atento de muita gente.

 CF Moto “naked” “V-Twin” de 1000cc

CF Moto “naked” “V-Twin” de 1000cc

Ducati

A marca de Borgo Panigale, já apresentou as suas novidades para 2020. Se não teve ainda oportunidade de se inteirar, pode ler o resumo da apresentação dos novos modelos Ducati para 2020 que entretanto tivemos oportunidade de publicar, e dos quais se destaca a impressionante Streetfighter V4 (clique aqui para a ver em pormenor), ou então assistir em diferido à Ducati World Première 2020.

No entanto, em Milão, ainda temos esperança de poder ver apresentadas a nova Ducati Superleggera Panigale V4, bem como, apesar de apenas em versão protótipo, a tão badalada Multistrada V4-


Harley-Davidson

A Harley Davidson já apresentou as novidades para 2020. O controlo de tracção nos modelos da gama Touring foi a grande revelação.

No entanto pouco se sabe sobre os modelos da gama eléctrica destinada a conquistar uma nova clientela, bem como os modelos revolucionários anunciados há pouco mais de um ano, como uma mudança radical na filosofia da casa de Milwaukee, dos quais a Bareknuckle será talvez a primeira a ser revelada, tal como os modelos de baixa cilindrada, que irão ser criados em parceria com a Qianjiang (fabricante da Benelli e Keeway que produz mais de 1,2 milhões de motociclos por ano), específicos para o mercado asiático, podem também vir a ser apresentados na EICMA 2019.

Harley-Davidson Bareknuckle

Harley-Davidson Bareknuckle

Honda

A grande e mais esperada moto da Honda para 2020 era, sem dúvida, a nova Africa Twin. Mas a CRF1100L já foi apresentada, e até já tivemos oportunidade de a testar. Enquanto não publicamos o teste, pode ficar a saber tudo no artigo técnico que entretanto disponibilizámos e onde revelamos todos os pormenores e imagens da nova Honda CRF1100L Africa Twin.

Em Milão esperamos ainda poder ver a versão final da nova Honda CBR1000RR que, segundo consta, terá asas aerodinâmicas activas. Já temos alguns dados da Fireblade de 2020, que pode ver se clicar aqui, e até já está disponível um vídeo da nova Superbike da marca da Asa Dourada.

A pequena CB 125 X bem como uma nova CB 125 M são outras motos que gostávamos de ver numa fase mais avançada.
Há também rumores de uma Honda XADV 300, que estará provavelmente equipada com o motor monocilíndrico refrigerado por líquido, de 279cc, capaz de debitar cerca de 25 cavalos, com um binário de 27.2Nm, assim como também já foi aventada a possibilidade do lançamento de uma Honda Africa Twin 850.

Indian

O mais antigo fabricante de motos da América, desde há uns anos sob a égide do gigante Polaris, continua com uma dinâmica sustentada de reforço da sua gama.

Depois de ter apresentado a versão actualizada do fantástico motor Thunderstroke, que se mantém refrigerado a ar, mas agora com 116 polegadas cúbicas, acaba de revelar a moto que supostamente irá revolucionar o mercado das Performance Bagger: a nova Challenger.

Com uma carenagem frontal fixa ao quadro, esta nova moto, equipada com um novo motor PowerPlus, refrigerado por líquido, anuncia uma potência de 122cv e um binário de 178 Nm, de longe o mais potente da sua classe. A Indian Challenger apresenta ainda outras especificações impressionantes que pode ver se clicar aqui.

Indiian Challenger Dark Horse

Indiian Challenger Dark Horse

Kawasaki

O nicho de mercado das supernaked já contava com propostas altamente tentadoras, mas recebe agora um novo membro. Trata-se da Kawasaki Z H2 que chama a atenção pelo motor, de quatro cilindros em linha, instalado num quatro em treliça de tubos de aço, sobrealimentado por um compressor volumétrico.

No que respeita à gama de média cilindrada, também correm rumores sobre a apresentação de uma nova Kawasaki Ninja 650.

Kawasaki Z H2

Kawasaki Z H2

KTM

A nova 1290 Super Adventure é uma das mais aguradadas motos da casa de Mattighofen. Do que já foi revelado, o mais relevante é o facto de estar equipada com um Radar com sensores para o controlo de velocidade adaptativo sendo esta uma das características que queremos conhecer. 

Outro modelo muito aguardado é a KTM 1290 Super Duke R, de que já revelamos algumas imagens que pode ver aqui
Há também rumores de que a KTM pode revelar já em Milão a nova 890 Duke R

Outra apresentação que também está a causar grande curiosidade é a da KTM 390 Adventure que conta com jantes de 21 e 18 polegadas, esperando-se também uma versão mais estradista com jantes de aluminio de 19 e 17 polegadas.

KTM 1290 Super Duke R

KTM 1290 Super Duke R

Kymco

A Kymco já anunciou oficialmente a apresentação da sua nova scooter “premium”. Trata-se da Agility 300 ABS, uma scooter de roda alta dotada de um motor monocilindrico refrigerado por liquido de 276cc, capaz de debitar 23cv a partir de um binário de 22Nm. Com um quadro em treliça de tubos de aço, garante uma grande capacidade de carga, com bastante espaço de arrumação debaixo do assento, onde cabem dois capacetes integrais.

A Agility 300 vem ainda equipada com a tecnologia Noodoe, que através de ligação ao smartphone permite personalizar o painel de instrumentos, usar o gps e receber mensagens, entre muitas outras funcionalidades. Não temos ainda qualquer informação sobre a eventual chegada deste modelo aos concessionários nacionais.

Sensação tem causado a nova Kymco RevoNex que se anuncia como um motociclo eléctrico de elevadas prestações, definido como a redefinição da linha que separa as motos das scooters. Pode ver mais sobre o RevoNex se clicar aqui. Há cerca de um ano, também em Milão, a marca de Taiwan tinha apresentado um voluptuosa desportiva eléctrica de elevadas prestações, a Kymco Supernex, dando a entender que a marca está empenhada na mobilidade eléctrica.

Moto Morini

A Moto Morini anunciou recentemente a apresentação em Milão de uma nova gama de motos de média cilindrada, que estará disponível em diferentes modelos, como as versões Naked e Adventure.

A gama convencional da Moto Morini, 100% fabricada à mão em Itália, equipada com o mítico motor CorsaCorta, um “V-Twin” de 1200cc, vai ser alargada com um novo elemento: a Super Scrambler!

Moto Morini Adventure

Moto Morini Adventure


MV Agusta

A expectativa acabou, pois a MV Agusta acaba de revelar a sua gama de 2020. Confessamos que íamos ficar extremamente decepcionados se não vissemos a estonteante Superveloce 800 no stand da MV Agusta cujas imagens finais e detalhes técnicos acabam de ser reveladas - clique aqui.

Outra novidade que a MV Agusta irá apresentar é o sistema SCS (Smart Clutch System) que permite arrancar e parar sem ter que se usar a manete da embraiagem. O SCS passará a equipar as novas Brutale 800 RR SCS e Dragster 800 RR SCS - clique aqui para descobrir tudo sobre estas novidades.

Para além disto, a MV Agusta preparou ainda uma nova gama que servirá de entrada na família da casa de Varese. Assim, a nova gama Rosso (vermelho) inclui as Brutale 800 Rosso, Dragster 800 Rosso e ainda a Turismo Veloce 800 Rosso. Se clicar aqui pode conhecer em detalhe estes três novos modelos da MV Agusta.

SYM

A Sym é outra marca que normalmente não faz grande alarido sobre novos modelos. Para 2020 a grande novidade vai ser a Scooter Maxsym LT, que estará disponível apenas a partir de Março de 2020 mas que até já tivemos oportunidade de testar. Enquanto não publicamos as nossas impressões, pode ver todos os pormenores técnicos da Maxsym LT aqui.

Suzuki

Da Suzuki continuamos à espera de novos modelos, mas não há nada confirmado a não ser a renovada V-Strom 1000.

Apesar da especulação sobre uma nova DR BIg, a esperança desvaneceu-se com as últimas notícias sobre a marca de Hamamatsu.

Triumph

 A marca inglesa aposta forte em 2020 com o lançamento de, pelo menos, 8 novos  modelos. As novas Tiger 900 vão as estrelas de Milão, apresentando-se completamente redesenhadas. Pode ficar a saber mais sobre elas se clicar aqui.

Outro modelo que vai seguramente chamar a atenção é a Rocket 3, que irá estar disponível na impressionante versão exclusiva TFC, e as não menos impressionantes Rocket 3 R e GT.

Como a Street Triple de 2020 já foi revelada, e até já tivemos a oportunidade de rolar nela (veja aqui o teste), fica a esperança de podermos ver ao vivo a nova Speed Triple cuja cilindrada irá aumentar para os 1160cc.

Também há rumores de uma nova Thunderbird 1700cc que irá estar disponível em 3 versões (tal como o modelo descontinuado em 2016).

A mostrar que não vai perder o comboio da mobilidade eléctrica, a Triumph pode vir ainda a exibir um protótipo da TE1 (eléctrica), fruto da parceria com a Williams F1.

Triumph Rocket 3 TFC

Triumph Rocket 3 TFC

Yamaha

A Yamaha está cercada de silêncio no que respeita a novos modelos. Após ter apresentado duas scooters eléctricas no Salão de Tóquio, as novidades esperadas eram a nova Tricity 300 (veja o vídeo), a MT 125 Tracer e as renovadas YZF R1 e YZF R1M.

No entanto a marca de Iwata foi mais longe e sabemos agora que para 2020 a gama japonesa conta com a chegada de novas versões da TMax 560, Tracer 700, FJR1300AS Ultimate Edition e FJR1300AE Ultimate Edition,as novas MT-125 e MT-03, para além de novas cores vintage para as XSR900 e XSR700.

Yamaha E01

Yamaha E01


Muitas mais marcas vão apresentar novos modelos. Fique atento que, aqui no
Andar de Moto vamos dar-lhe toda a informação. 


andardemoto.pt @ 3-11-2019 19:46:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews