Nova Triumph Tiger 900 para 2020 apanhada em testes

Marca britânica vai renovar profundamente a sua trail de média cilindrada. A nova Tiger 900 vai chegar em 2020 e já se encontra a testar em estradas espanholas antes da apresentação ao público na EICMA em novembro.

andardemoto.pt @ 7-8-2019 22:23:07

Embora a Triumph esteja debaixo da nossa atenção devido aos diversos modelos especiais que vai lançar, como por exemplo as TFC (Triumph Factory Custom) ou a mais recente Daytona Moto2 765 Limited Edition, a verdade é que em Hinckley acreditam que é necessário renovar de forma algo aprofundada a gama de modelos disponíveis nos concessionários Triumph.

Um dos modelos que será alvo de profunda renovação para 2020 é a aclamada e popular Tiger, na sua versão de média cilindrada.

Na realidade, a partir do próximo ano a Tiger deixará de estar acompanhada pelo número 800 e recebe o 900. Esta alteração não é apenas estética, pois a Triumph, de acordo com o website britânico MotorcycleNews, que conseguiu divulgar as primeiras imagens espia das motos de teste em estrada, decidiu fazer crescer o motor tricilíndrico para os 887 cc.

Este propulsor baseia-se no usado na naked Street Triple mas com componentes internos revistos e desenvolvidos em específico para a nova Tiger 900, o que permitirá à Triumph elevar a cifras de potência e binário. Também de acordo com o MCN, a potência deverá pelo menos ser de 100 cv, provavelmente um pouco mais até.


Com um design bem mais atual e agressivo, arriscamos dizer até que é um pouco desportivo para uma trail, onde se destacam as novas óticas mais afiladas e o bico frontal mais destacado, a Triumph Tiger 900 virá em diversos “sabores”, ou seja, os motociclistas podem contar com variantes para estrada e asfalto, e cada uma com diferentes níveis de equipamentos.

Se a nível eletrónico podemos esperar as mais recentes ajudas eletrónicas e opções de condução, que mais uma vez terão parâmetros exclusivos para as variantes “off road”, a nível da ciclística, e de acordo com o que podemos observar nas novas fotos espia, a Tiger 900 apresenta-se ao serviço com argumentos bem interessantes!


Por exemplo as suspensões Showa passam a oferecer um curso maior – talvez até um máximo de 250 mm na sua versão mais extrema -, os travões são de origem italiana com a Brembo a fornecer as pinças, enquanto o quadro em tubos de aço tem agora a companhia de um subquadro aparafusado ao quadro, em vez de soldado como nas Tiger 800. Este poderá ser um detalhe aparentemente irrelevante, mas para quem utilizar a Tiger 900 isso significa que em caso de queda e danos no subquadro, será mais fácil substituir este componente.

A chegada da nova Tiger 900 promete vir a tornar o segmento das trail média cilindrada num dos mais apetecíveis em 2020. Mais uma clara aposta da Triumph no reforço da sua posição no mercado.

andardemoto.pt @ 7-8-2019 22:23:07