KYMCO SuperNEX - uma moto superdesportiva de altas prestações

O fabricante de Taiwan está seriamente empenhado na mobilidade eléctrica, e esta é apenas uma prova!

andardemoto.pt @ 25-11-2018 13:08:25

Na EICMA2018, em Milão, a Kymco apresentou interessantes projectos de mobilidade urbana, nomeadamente as “power stations” IONEX que permitem um troca rápida de baterias eléctricas de formato standard, que podem ser utilizadas em diversas marcas e modelos. Mas a grande atracção foi o protótipo de moto desportiva de elevadas prestações, a SuperNEX.

Com prestações alucinantes, dos 0 aos 100 Km/h em 2,9s, dos 0 aos 200 Km/h em 7,5s e ainda dos 0 aos 250Km/h em 10,9s, a SuperNEX não é uma moto eléctrica convencional.

Numa aproximação às motos convencionais de motores de combustão interna, esta futurística moto está equipada com uma caixa de seis velocidades, e o seu motor é acusticamente activo, possuindo um gerador de frequências que produz um som entusiasmante e bastante realista.

Considerando o enorme potencial do conjunto, mas com a intenção de tornar a experiência de condução acessível a qualquer motociclista, a SuperNEX está equipada com um sistema de ajuda electrónica à condução, o KYMCO FEP (KYMCO Full Engagement Performance).


Este sistema permite que qualquer condutor consiga fazer um arranque “canhão” perfeito, enquanto garante que ambas as rodas se mantêm coladas ao chão, seja sob aceleração ou forte travagem, e ainda evita a patinagem da roda traseira, sendo ajustável às preferência e experiência de cada um. Além disso a gestão electrónica do motor ainda permite escolher entre diversos modos de potência, cada um capaz de proporcionar um experiência diferente:

  • Poised, para desfrutar da paisagem,
  • Assertive, para usar todos os dias,
  • Bold, para quando se pretende uma sessão “terapêutica”, e.
  • Extreme, que solta todas a potência do motor, para uma experiência aconselhavelmente em circuito fechado.

Não foram anunciados dados técnicos, mas a performance anunciada não deixa dúvidas sobre o elevado teor tecnológico deste conceito cuja chegada ao mercado tampouco foi anunciada.
O que é certo é que o modelo exposto parecia já em avançado estado de desenvolvimento, dotado de equipamento de elevado nível, como a travagem, a cargo de material Brembo, ou a suspensão, com assinatura Öhlins. Os pormenores de acabamento de grande nível e o design requintado, a par com preços muito razoáveis, mostram que, à semelhança dos últimos modelos da marca que temos tido oportunidade de testar, a AK550 e a SuperDink 350, entre outros, a Kymco está mesmo empenhada em ser uma das grandes marcas do futuro.


Veja a Kymco SuperNEX em detalhe:

andardemoto.pt @ 25-11-2018 13:08:25