Honda prepara uma X-ADV 125 e 300 para a Europa?

Apresentação da X-ADV 150 para o mercado asiático deixa antever que em breve a Honda irá lançar na Europa a X-ADV 125 e muito provavelmente uma versão 300 cc.

andardemoto.pt @ 23-7-2019 19:48:23

Foi durante o Gaikindo Indonesia International Auto Show (GIIAS), o maior certame dedicado ao mundo automóvel e de motos na Indonésia, país do sudeste asiático onde anualmente são vendidos muitos milhões de motos por ano, que a Honda fez questão de revelar a sua maior novidade para o próximo ano ao nível das scooters de baixa cilindrada.

A nova Honda X-ADV 150 foi a estrela do GIIAS, mas foi na Europa que esta novidade japonesa causou maior impacto, com os rumores a apontarem para a forte probabilidade de até ao final de 2019 assistirmos à chegada a solo europeu de uma X-ADV 125.

Estéticamente a Honda X-ADV 150 não foge à receita que tanto sucesso conseguiu com a X-ADV 750. Uma scooter crossover com design agressivo, aventureiro, e de certa forma futurista, onde as linhas vincadas das suas carenagens conquistaram os corações dos motociclistas europeus que acolheram a X-ADV de braços abertos.


Nesta versão asiática o motor monocilíndrico atinge os 150 cc, mas quando estiver disponível na Europa, a X-ADV 125 contará com a mesma unidade motriz que já conhecemos de outras scooters como a PCX ou a SH. Significa então que o monocilíndrico eSP de 125 cc será transplantado para a mais pequena X-ADV, e não se esperam novidades neste particular.

As jantes são de 14’’ à frente e de 13’’ atrás, cobertas por pneus 110/80 e 130/70, respetivamente. Ao contrário das jantes que encontramos na X-ADV 750, que são de raios, as jantes desta mais pequena X-ADV são de fundição, o que perspetiva uma utilização menos aventureira, até porque com 165 mm de altura livre ao solo a X-ADV 150 terá algumas dificuldades para ultrapassar os maiores obstáculos fora de estrada.

Os discos recortados de dimensões generosas fazem parte do “pack” de travagem, sendo que a X-ADV 150 inclui também sistema de ABS. Destaque ainda ao nível da travagem para o sistema de travagem de emergência, que ativa as luzes de travão em modo intermitente no caso de efetuarmos uma travagem mais forte.


Escondido atrás do ecrã frontal ajustável em altura (duas posições predefinidas) encontra-se um painel de instrumentos totalmente digital, muito completo ao nível das informações disponibilizadas ao condutor, sendo que o sistema “keyless” faz também parte do equipamento de série da X-ADV 150.

Debaixo do assento da X-ADV 150 existe um espaço de arrumação com 28 litros de volume, o suficiente para guardar um capacete integral e ainda outros pequenos objetos. Para os objetos mais pequenos esta scooter aventureira oferece um compartimento frontal onde está também incluída uma ficha USB para carregar, por exemplo, o telemóvel.

A X-ADV 150 torna-se assim numa base perfeita para uma versão 125 cc para o mercado europeu, e embora a Honda não o confirme, para já, é quase certo que no próximo Salão de Milão EICMA iremos ver em primeira-mão esta novidade japonesa. Quanto à versão 300 cc, é uma hipótese menos provável, mas que não devemos colocar totalmente de parte.

andardemoto.pt @ 23-7-2019 19:48:23


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews