BMW Motorrad Concept R18

O charme e a nostalgia das motos dos meados do século passado, convertidos num exercício de estilo e design que não deixa ninguém indiferente

andardemoto.pt @ 3-6-2019 14:56:55

A BMW Motorrad Concept R18 representa a essência do motociclismo. Trata-se de uma moto que pretende celebrar a arte de simplificar, de renunciar ao supérfluo e destacar as mais puras linhas. “O maior desafio do design é tornar tudo visível. Cada peça tem um propósito funcional. Não há muitos que se atrevam a adotar uma abordagem tão honesta ”, diz Bart Janssen Groesbeek, designer deste conceito.

A BMW Motorrad Concept R18 é imediatamente reconhecível através do seu genuíno e carismático motor boxer, do seu veio de transmissão exposto e do seu depósito de combustível em forma de gota, e ainda através do quadro tubular e  da pintura preta com “pin striping” feito à mão, numa homenagem aos ícones clássicos da BMW Motorrad, exibindo no entanto linhas estilizadas, de estilo moderno. 

As proporções equilibradas que encontramos neste conceito são reminiscentes de clássicos como a BMW R5, e transmitem, mesmo à distância, a beleza intemporal que acontece sempre que as coisas são reduzidas ao essencial.

As suas linhas, desde o farol até ao cubo da roda traseira proporcionam uma elegância fluida, e as rodas de raios grandes, com 21 polegadas na frente e 18 polegadas na traseira, conferem um importante equilíbrio visual ao imponente motor de dois cilindros opostos, com 1800 cc, uma recriação actual cuja aparência lembra os motores boxer que a BMW Motorrad usou nas suas motos até o final da década de 1960, mas agora com uma cilindrada consideravelmente maior e uma refrigeração moderna de ar / óleo. 


Este grande motor foi projectado até o último detalhe: o bloco e a transmissão são fabricados em alumínio, com acabamentos polidos à mão, como é o caso das tampas das válvulas. Os carburadores duplos, da Solex, semelhantes aos do BMW 2002, evocam o histórico de construção da marca e adicionam um toque final à autenticidade visual da moto.

O assento “solo”, em couro, é inspirado nos clássicos da década de 1950, e foi reinterpretado para ser um pouco mais confortável. E esconde o amortecedor traseiro, ancorado no quadro, e que suporta o braço oscilante tubular de desenho muito bem conseguido, a imitar os quadros rígidos de meados do século passado.

O design do farol e do farolim também lembra os anos 50, assim como as manetes invertidas colocadas na extremidade do largo guiador.


A Concept R18 foi recentemente apresentada ao mundo pela BMW Motorrad no Concorso d’Eleganza Villa d’Este e representa a intenção da marca bávara de se afirmar no mercado norte-americano, pretendendo marcar uma presença forte no segmento cruiser.

Segundo fontes bem informadas, o protótipo agora apresentado está muito perto da moto de produção, que poderá ser apresentada ao público já no próximo Salão de Milão, EICMA 2019, onde se esperam 3 versões deste novo modelo.

Veja a Concept R18 em pormenor:

Veja o vídeo:

andardemoto.pt @ 3-6-2019 14:56:55