Kawasaki continua a trabalhar na sua três rodas
Marca de Akashi parece estar mesmo interessada em fabricar uma moto de três rodas. Novas patentes revelam como será o sistema de suspensão e direção da três rodas da Kawasaki.
andardemoto.pt @ 1-1-2020 10:00:00
O tempo
passa depressa,e parece que já foi no “século passado” que vimos a Kawasaki
surpreender-nos com a apresentação da Concept J, uma moto elétrica com uma
estrutura que se modifica de acordo com as necessidades.
Para além destas duas características, ambas importantes, a Concept J trouxe-nos
uma terceira característica que se calhar passou despercebida tendo em conta a
relevância das outras duas: ser três rodas!
E é precisamente sobre esta característica que falamos aqui.
A
Kawasaki não terá ainda intenção de produzir uma moto de grande porte totalmente
elétrica. Aliás, a marca japonesa até tem apostado nos motores a combustão
sobrealimentados como são os casos da Ninja H2 SX – que o seu Andar de Moto
testou aqui – ou da novíssima naked de altas performances Z H2.
A estrutura que se modifica também parece estar longe de chegar à produção, mas
recentemente vimos que não é apenas a Kawasaki que pensa nisso, pois a Honda
também registou patentes de uma moto que se pode transformar entre desportiva e
turística.
Da Concept J apresentada no Salão de Tóquio em 2013 sobra por isso o sistema de
três rodas.
Há pouco mais de um ano e meio a Kawasaki registou nos Estados Unidos um conjunto
de patentes de uma moto de três rodas. Mas nos esquemas das patentes não
conseguimos visualizar o sistema de três rodas da Kawasaki em grande detalhe.
Foi necessário esperar mais um pouco até termos acesso aos detalhes
técnicos, e com novas patentes e novos esquemas da Kawasaki, ficámos a conhecer
como é que a marca japonesa pretende criar uma moto de três rodas.
A Kawasaki pretende seguir um caminho diferenciado quando a comparamos com
outros fabricantes como a Piaggio e a sua MP3, ou a Yamaha com as Niken 900 e
Tricity 125 e Tricity 300 recentemente apresentada na EICMA 2019.
Assim, e em vez das forquilhas convencionais, a Kawasaki de três rodas utiliza um
sistema de braços horizontais que atuam como tirantes que permitem às rodas
girar, subir e descer, fazendo com que a moto se incline para curvar. E as
forquilhas são substituídas por um único amortecedor em posição central.
Provavelmente a Kawasaki pretende melhorar o comportamento da frente desta moto
de três rodas ao separar as funções de direção, travagem e suspensão. Com um
sistema de suspensão e direção que parece ser bastante mais robusto, resta
saber se este sistema será mais leve ou pelo menos de peso equivalente às
opções já existentes no mercado.
andardemoto.pt @ 1-1-2020 10:00:00
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