Kawasaki continua a trabalhar na sua três rodas

Marca de Akashi parece estar mesmo interessada em fabricar uma moto de três rodas. Novas patentes revelam como será o sistema de suspensão e direção da três rodas da Kawasaki.

andardemoto.pt @ 1-1-2020 10:00:00

O tempo passa depressa,e parece que já foi no “século passado” que vimos a Kawasaki surpreender-nos com a apresentação da Concept J, uma moto elétrica com uma estrutura que se modifica de acordo com as necessidades.

Para além destas duas características, ambas importantes, a Concept J trouxe-nos uma terceira característica que se calhar passou despercebida tendo em conta a relevância das outras duas: ser três rodas!

E é precisamente sobre esta característica que falamos aqui.


A Kawasaki não terá ainda intenção de produzir uma moto de grande porte totalmente elétrica. Aliás, a marca japonesa até tem apostado nos motores a combustão sobrealimentados como são os casos da Ninja H2 SX – que o seu Andar de Moto testou aqui – ou da novíssima naked de altas performances Z H2.

A estrutura que se modifica também parece estar longe de chegar à produção, mas recentemente vimos que não é apenas a Kawasaki que pensa nisso, pois a Honda também registou patentes de uma moto que se pode transformar entre desportiva e turística.

Da Concept J apresentada no Salão de Tóquio em 2013 sobra por isso o sistema de três rodas.

Há pouco mais de um ano e meio a Kawasaki registou nos Estados Unidos um conjunto de patentes de uma moto de três rodas. Mas nos esquemas das patentes não conseguimos visualizar o sistema de três rodas da Kawasaki em grande detalhe.


Foi necessário esperar mais um pouco até termos acesso aos detalhes técnicos, e com novas patentes e novos esquemas da Kawasaki, ficámos a conhecer como é que a marca japonesa pretende criar uma moto de três rodas.

A Kawasaki pretende seguir um caminho diferenciado quando a comparamos com outros fabricantes como a Piaggio e a sua MP3, ou a Yamaha com as Niken 900 e Tricity 125 e Tricity 300 recentemente apresentada na EICMA 2019.

Assim, e em vez das forquilhas convencionais, a Kawasaki de três rodas utiliza um sistema de braços horizontais que atuam como tirantes que permitem às rodas girar, subir e descer, fazendo com que a moto se incline para curvar. E as forquilhas são substituídas por um único amortecedor em posição central.

Provavelmente a Kawasaki pretende melhorar o comportamento da frente desta moto de três rodas ao separar as funções de direção, travagem e suspensão. Com um sistema de suspensão e direção que parece ser bastante mais robusto, resta saber se este sistema será mais leve ou pelo menos de peso equivalente às opções já existentes no mercado.

andardemoto.pt @ 1-1-2020 10:00:00


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