EICMA 2019 – Yamaha Tricity 300

A Yamaha dá mais um passo na conquista da mobilidade urbana com mais uma opção de três rodas. Fique a conhecer a nova Tricity 300.

andardemoto.pt @ 4-11-2019 15:00:06

Sempre interessada em liderar na direção da mobilidade urbana, a Yamaha volta a dar mais um passo nesse sentido ao apresentar a nova Tricity 300. Seguindo os passos da original Tricity em versão 125 cc, lançada em 2014, a nova versão 300 cc promete levar a mobilidade urbana para um nível superior de forma elegante e moderna.

No coração da Yamaha Tricity 300 encontramos o motor Blue Core.

Este motor oferece o equilíbrio ideal entre performance, economia e versatilidade. Trata-se de um monocilíndrico SOHC com refrigeração líquida de 4 válvulas, 4 tempos e 300 cc, baseia-se no design utilizado pela scooter desportiva XMax 300 e inclui várias caraterísticas adaptadas aos requisitos da Tricity 300.

Para atingir um elevado nível de eficiência da combustão, a forma da câmara de combustão e da porta de admissão está otimizada, e os leves cilindros descentrados DiASil estão equipados com um pistão forjado resistente.

Para uma aceleração forte aliada a uma boa eficiência em termos ecológicos e de consumo de combustível, a Tricity 300 utiliza parâmetros de injeção de combustível melhoradas, ao passo que o injetor de 12 orifícios inclui um ângulo de pulverização otimizado que aumenta a eficiência da combustão para um binário potente nas baixas e médias rotações.

As perdas de potência são reduzidas através da utilização de um sistema de lubrificação de cárter semisseco - um design também utilizado nas motos de MotoGP da Yamaha - e a Tricity 300 está equipada com uma cambota forjada de peça única que é mais leve e mais compacta do que as convencionais.

A grande característica desta Yamaha Tricity 300 é o seu sistema de duas rodas frontais.

Este sistema de suspensão/direção LMW (Leaning Multi Wheel) Ackerman inclui uma ligação em paralelogramo e uma suspensão dianteira no braço com os tubos de forquilha duplos montados na superfície interior das rodas dianteiras. Esta configuração proporciona uma condução desportiva, ágil e confiante, para além de uma melhor sensação de estabilidade ao conduzir em superfícies escorregadias ou irregulares.

O avançado mecanismo de direção de inclinação em várias rodas também contribui para a utilização simples e fácil do veículo, graças ao ângulo de direção de 72°, que torna a Tricity 300 extremamente manobrável em ruas congestionadas.


O facto de ter duas rodas dianteiras permite ao condutor beneficiar de uma aderência dianteira acrescida e de uma grande potência de travagem graças aos dois discos dianteiros, o que reforça as sensações de segurança, estabilidade e confiança associadas ao design de 3 rodas.

A ampla largura do eixo de 470 mm contribui para o carácter equilibrado e estável ao conduzir e ao curvar, tornando este novo modelo de mobilidade urbana ideal para novos condutores. Além disso, e sendo esse o objetivo da Yamaha, a condução leve da Tricity 300 irá também atrair os clientes que passam de uma scooter de 2 rodas para uma de 3 rodas.

Para garantir uma fácil manobrabilidade aliada a uma condução natural e estabilidade, a Tricity 300 apresenta uma distância entre eixos de 1590 mm combinada com uma geometria de direção otimizada e uma largura de eixo de 470 mm.

Estas dimensões, conjugadas com uma distribuição do peso na dianteira/traseira de cerca de 50:50 com condutor aos comandos, garantem um equilíbrio ideal.

O novo design do quadro foi construído com tubos de diâmetro reduzido que proporcionam um bom equilíbrio entre resistência e rigidez, ao passo que as placas são utilizadas em torno da área do tubo do coletor para proporcionar uma sensação de precisão e confiança ao conduzir e ao curvar. Para reduzir ao mínimo quaisquer sensações de vibração, o motor está montado no novo quadro leve com um sistema tipo "link", oferecendo uma condução suave e confortável.

De referir que a Yamaha Tricity 300 pode ser conduzida por quem tem carta de condução categoria B.

Para uma utilização segura a Yamaha instala no sistema LMW o bloqueio da inclinação. Este sistema inclui uma pinça e um disco do travão montados no braço do paralelogramo superior do mecanismo de inclinação. Ao ativar o sistema de bloqueio assistido da inclinação, o atuador elétrico compacto da pinça empurra as pastilhas para o disco e fixa a ligação do paralelogramo no lugar. Com o sistema ativo a Tricity 300 não se inclina.

Para desativar o sistema basta ao condutor acelerar.


O design desta nova três rodas da Yamaha não foge muito ao que conhecemos em termos de imagem das scooters desportivas da casa de Iwata e mesmo em relação aos restantes modelos de três rodas como a Niken.

No caso específico da Tricity 300 os designers da Yamaha optaram por criar uma carenagem frontal mais elevada e mais estreita, para conferir uma imagem mais desportiva e ao mesmo tempo deixar em evidência os generosos pneus de 14’’. Os pneus, aliás, são fabricados pela Bridgestone mas têm um equilíbrio específico para a Tricity 300.

Jantes maiores significa que existe a possibilide de aplicar discos de travão maiores, e foi isso mesmo que a Yamaha fez. Todos os discos de travão têm 267 mm para uma potência de travagem melhor, enquanto o sistema de travagem unificada garante que a força de travagem é perfeitamente distribuída pelas três rodas.

De referir que em termos de ajudas eletrónicas à condução esta scooter de três rodas japonesas tem ABS e ainda um prático sistema de controlo de tração.

Para além do painel de instrumentos LCD recheado de informações sobre o estado da Tricity 300, esta scooter três rodas destaca-se também pela facilidade de utilização e capacidade de carga.

Debaixo do assento encontramos um espaço iluminado por LED e que consegue “esconder” dois capacete integrais. No painel frontal a Tricity esconde uma tomada de 12 V para carregar alguns equipamentos eletrónicos, e o sistema Smart Key elimina a necessidade de inserir a chave na ignição para colocar a Tricity 300 a funcionar.

De momento a Yamaha ainda não revelou quando é que a Tricity 300 estará disponível em Portugal nem o respetivo preço.

Galeria Yamaha Tricity 300

andardemoto.pt @ 4-11-2019 15:00:06


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