EICMA 2019 – Yamaha TMax 560 e TMax Tech Max

Para 2020 a Yamaha decidiu renovar a sua maxiscooter de topo. Fique a conhecer a nova TMax 560 e a TMax Tech Max.

andardemoto.pt @ 4-11-2019 13:27:24

Estamos a cerca de um ano do 20º aniversário da chegada da TMax, a maxiscooter de topo da Yamaha. Porém, antes de atingir esse marco histórico, a casa de Iwata decidiu renovar a TMax para 2020 com um conjunto de argumentos reforçados e que pretendem prolongar o sucesso de um modelo que já vai na 6ª geração e com 275000 unidades vendidas na Europa.

As novas TMax 560 e TMax Tech Max contam com um novo motor bicilíndrico de 560 cc. O aumento da cilindrada deve-se à utilização de pistões de maior diâmetro (70 mm). Apesar de maior em dimensões, este motor da TMax 560 pesa apenas mais 1% do que as versão anterior. A Yamaha utilizou pistões de alumínio forjado e bielas redesenhadas para acompanhar a melhoria nas performances.

De acordo com a marca japonesa, a nova TMax 560 ganha 3,5% de potência máxima (47 cv às 7500 rpm) e o binário sofre uma melhoria de 6% para atingir uns saudáveis 55,7 Nm às 5250 rpm.

Com isto a maxiscooter da Yamaha ganha uma reposta mais potente ao acelerador, conferindo um caráter ainda mais agressivo e desportivo a este modelo.

Para uma boa performance ecológica, o novo motor concebido em conformidade com a norma Euro5 inclui uma câmara de combustão remodelada, ao mesmo tempo que a abertura das válvulas de admissão e de escape foi melhorada, foram incluídas válvulas de admissão de maior dimensão, com 27 mm.

O novo injetor de 12 orifícios foi deslocado para uma posição na parte inferior e injeta agora as gotículas de combustível diretamente para a parte traseira da válvula de admissão, para uma melhor eficiência da combustão. Para emissões reduzidas, o sistema de escape 2 em 1 em curva ascendente está equipado com conversores catalíticos dianteiros e traseiros que utilizam componentes em platina e ródio.

E por falar em sistema de escape, destacamos ainda o novo silenciador, desenvolvido de acordo com o Kanno Hyoka, característico da Yamaha. Este sistema de escape oferece uma sonoridade ainda mais vincada, e que transmite uma emoção maior ao conduzir as novas TMax 560 e TMax Tech Max.

Para garantir um comportamento mais suave a altas rotações a Yamaha instala uma transmissão de relações otimizadas, mas sem perder o foco no momento de aceleração, e a correia de transmissão é também ela totalmente nova.

Em termos dinâmico a Yamaha destaca o facto deste motor bicilíndrico ser, para além de leve, muito compacto. Isso permitiu aos engenheiros manter o centro de gravidade baixo, o que contribui para o comportamento desportivo das TMax 560.

Outras melhorias ao nível do motor para 2020 incluem um sistema de refrigeração reformulado e um radiador de maior capacidade com condutas de ar com um novo design, assim como um novo tensor de corrente silencioso em resina de plástico. O sistema de controlo de tração (TCS) foi aperfeiçoado para proporcionar uma melhor sensação quando acionado, e um novo material de tubo de escape de alta resistência permite a utilização de paredes 20% mais finas.


Para colocarmos o motor a funcionar não necessitamos de colocar a chave na ignição pois as TMax contam com sistema “keyless”, e assim que o bicilíndrico está a funcionar podemos selecionar um de dois modos de condução através do sistema D-Mode: um modo mais suave para condução urbana e um modo Sport para condução desportiva e adrenalina máxima.

O quadro da TMax 560 e TMax Tech Max é em alumínio fundido e conta com o motor como elemento principal da estrutura. Para 2020 as afinações das suspensões foram alteradas para garantir maior capacidade de tração e estabilidade, o que por sua vez aumenta a confiança aos comandos desta scooter desportiva.

O design também foi alvo de retoques.

As carenagens frontais e laterais apresentam novidades subtis em termos de desenho, mas que conseguem por sua vez destacar a carenagem lateral tipo “boomerang” que se tornou num elemento tão importante nas TMax ao longo do tempo. Os painéis laterais têm agora os indicadores de mudança de direção totalmente integrados. De referir que estes elementos são totalmente em LED.

Mas o grande destaque em termos de imagem vai para a secção traseira das TMax 560.

O ponto central é um farolim traseiro LED em forma de "T" totalmente novo que confere a este modelo da 7ª geração um estilo exclusivo que transforma todo o visual da TMax quando vista de trás. A nova traseira mais estreita projeta um aspeto desportivo e mais ágil que reflete as especificações de nível superior e a performance melhorada do novo modelo de 2020.

O conforto do passageiro foi um dos focos dos designers da Yamaha. A nova TMax 560 tem uma traseira totalmente redesenhada, é mais estreita, e isso permite ao passageiro subir e descer da TMax com mais facilidade. Adicionalmente as carenagens mais compactas facilitam chegar com os pés aos poisa-pés.

No painel de instrumentos TFT monocromático encontramos um velocímetro no lado esquerdo com um conta-rotações à direita e o visor central inclui um conta-quilómetros, dois conta-quilómetros parciais, o indicador do consumo de combustível atual e indicador de temperatura exterior. Inclui ainda luzes indicadoras do TCS (controlo de tração) e do D-Mode.


Yamaha TMax Tech Max

Além de toda a tecnologia avançada presente na TMax 560, a TMax Tech Max foi pensada para o motociclista que quer o máximo. Está equipada com uma vasta gama de caraterísticas exclusivas que visam melhorar a experiência de condução geral. O vidro frontal é ajustável eletronicamente e permite ao condutor selecionar a melhor posição em segundos e obter a configuração mais confortável e adequada às condições.

O controlo da velocidade de cruzeiro também está incluído de série na Tech Max, uma caraterística particularmente útil em viagens mais longas que também pode ajudar a respeitar os limites de velocidade existentes.

O frio do vento pode afetar as mãos mesmo em dias amenos e os proprietários da TMax Tech Max irão apreciar os punhos aquecidos e o banco aquecido que tornam cada viagem um pouco mais confortável e relaxante.

A suspensão traseira é ajustável neste modelo de especificações mais elevadas, permitindo que os motociclistas ajustem a scooter em função das diferentes cargas e condições de condução. As suspensões dianteiras deste modelo exclusivo também possuem um acabamento especial em dourado.

A TMax Tech Max não só oferece o mais elevado nível de especificações com a melhor performance, mas também garante que o motociclista mantém sempre total conetividade e controlo através da aplicação MyTMAX Connect.

Esta exclusiva aplicação para dispositivos móveis proporciona acesso total a um sistema de localização por GPS que oferece maior segurança e tranquilidade.

A MyTMAX Connect inclui também uma função de perímetro virtual e de relatório de viagem, bem como um alerta de velocidade, função de piscas e alerta de bateria fraca. Esta conetividade total é uma caraterística única que proporciona ao proprietário da TMax Tech Max um elevado nível de controlo sobre a segurança da sua scooter desportiva, além de lhe permitir aceder a um leque de outras informações úteis através do telemóvel.

Tanto a nova TMax 560 como a TMax Tech Max chegam aos concessionários da Yamaha já a partir de dezembro próximo. O preço ainda está por confirmar.

Galeria Yamaha TMax 560 e TMax Tech Max

andardemoto.pt @ 4-11-2019 13:27:24


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews