Triumph e Bajaj unem-se e vão apresentar novidades de média cilindrada

Marca britânica e marca indiana assinam acordo de parceria que vai permitir sinergias em diversos mercados. Tanto a Triumph como a Bajaj irão também trabalhar em conjunto numa nova gama de modelos de média cilindrada.

andardemoto.pt @ 26-1-2020 12:00:00

Parece que foi já há algum tempo que ouvimos falar pela primeira vez no acordo estratégico entre a icónica marca britânica Triumph e os indianos da Bajaj Auto, e na realidade esse acordo já vem desde meados de 2017 conforme pode ler aqui.

No entanto as duas empresas só agora oficializaram essa ligação, assinando finalmente os papéis que garantem que ambas as marcas irão tirar proveitos da tão propalada ligação.

Neste acordo, que não contempla qualquer entrada da Bajaj Auto no capital da Triumph Motorcycles, o plano estratégico prevê uma colaboração a longo prazo e a nível global.

O objetivo será permitir, por um lado, à Triumph entrar em força nos mercados asiáticos, nomeadamente no indiano, maior mercado mundial de motos, e à Bajaj Auto tornar-se numa parceira especial de negócio e assumir a distribuição dos modelos Triumph em mercados onde a marca liderada por Nick Bloor não esteja representada.


No entanto a maior novidade desta parceria será o nascimento de uma nova gama de modelos co-produzidos pela Triumph e Bajaj.

As novas motos vão contar com uma nova plataforma que se encontra em desenvolvimento, e isso significa um novo chassis e também novos motores, com cilindradas entre 250 a 750 cc. Deste modo, será criada uma gama de acesso à marca Triumph, para todo o mundo, que garantirá a sua competitividade em grandes segmentos chave do mercado de motos a nível mundial e permitirá atrair novos clientes à marca britânica.

O CEO da Triumph Motorcycles, Nick Bloor, declarou: “Esta é uma associação muito importante para a Triumph e estou muito satisfeito por se poder formalizar definitivamente. Para além de levar a nossa marca a novos territórios cruciais, os produtos que irão surgir fruto desta parceria também ajudarão a atrair um público mais jovem, mas ainda mais exigente. O acordo representa mais um passo nas nossas ambições de expansão global, particularmente em mercados de rápido crescimento como o sudeste asiático, mas também poderá impulsionar o crescimento em territórios mais maduros como o europeu”.

Ravij Bajaj, Director Gerente da Bajaj Auto India, afirmou: “A marca Triumph é icónica em todo o mundo, pelo que acreditamos que na Índia e noutros mercados emergentes existirá um grande apetite em relação a estes novos produtos. Estamos desejosos por começar a trabalhar em conjunto com uma marca de motos tão famosa e aproveitar os pontos fortes de ambas as partes para que a relação seja um êxito para todos”.


Não deixa também de ser interessante que a Bajaj Auto acaba de confirmar a sua ligação a mais uma marca europeia de renome mundial. A marca indiana já tinha uma ligação forte com a KTM de Stefan Pierer – produzindo as Duke de baixa cilindrada. De acordo com alguns rumores, terá sido precisamente devido à ligação com a KTM que o acordo com a Triumph demorou tanto tempo a ser oficializado.

Stefan Pierer não gostou de ver a sua KTM envolvida numa relação a três, nomeadamente nos termos do contrato que estava a ser negociado entre a Bajaj Auto e a Triumph Motorcycles, e apenas agora em 2020 é que todas as três partes terão chegado a uma espécie de acordo que permite que a Bajaj Auto seja intermediária tanto para a KTM como para a Triumph.

andardemoto.pt @ 26-1-2020 12:00:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews