EV Endeavor – Já temos mais detalhes da nova Kawasaki elétrica!

A casa de Akashi está a trabalhar na criação de uma moto elétrica desportiva. Apresentada no passado Salão de Milão como EV Project, a moto elétrica da Kawasaki passa a chamar-se EV Endeavor e mostra mais alguns detalhes nos testes em pista.

andardemoto.pt @ 21-4-2020 14:14:27

Foi no Salão de Milão EICMA de 2019 que a Kawasaki revelou, oficialmente, o seu primeiro projeto para criação de uma moto elétrica. Nessa apresentação no certame italiano a casa de Akashi denominou o conceito como EV Project, não tendo divulgado grandes dados técnicos sobre esta moto desportiva elétrica.

Mas entretanto a Kawasaki decidiu ir divulgando, aos poucos, algumas informações sobre o EV Project.

Primeiro num vídeo curto em que a moto elétrica, mascarada com as carenagens de uma Ninja, em que ficámos a conhecer as suas capacidades dinâmicas em pista. Mas agora temos mais alguns vídeos para conhecer em maior detalhe esta moto elétrica japonesa.

LEIA TAMBÉM – KAWASAKI JÁ TESTA A NINJA ELÉTRICA EM PISTA



A Kawasaki tem estado a trabalhar no seu projeto elétrico desde o ano 2000, e tem vindo a desenvolver o sistema movido a eletricidade a par com soluções que já temos na estrada, nomeadamente os motores sobrealimentados por compressor volumétrico das Ninja H2 e da mais recente powernaked Z H2.

As patentes que foram chegando a público davam a entender que a Kawasaki estava a trabalhar em algo especial para atacar o segmento das motos elétricas, e agora que podemos conhecer mais detalhes, percebemos que a marca de Akashi tem de facto opções muito interessantes para este tipo de motos.

A primeira grande novidade em relação a este projeto elétrico é o seu nome. Conhecida inicialmente por EV Project, a moto elétrica aparece agora identificada nos vídeos oficiais com sendo a EV Endeavor.

Para nos deixar conhecer um pouco melhor esta proposta zero emissões, a Kawasaki decidiu divulgar mais um conjunto de vídeos de curta duração, mas onde podemos ver alguns detalhes até agora desconhecidos.

Por exemplo, e ao contrário com o que acontece com muitas motos elétricas, a Kawasaki optou por instalar na EV Endeavor uma caixa de velocidades manual. São quatro relações de caixa que são selecionadas recorrendo a um convencional seletor de mudanças acionado pela bota esquerda.

LEIA TAMBÉM – DAMON MOTORCYCLES ANUNCIA NOVAS CORES PARA A EDIÇÃO ESPECIAL DA ELÉTRICA E RADICAL HYPERSPORT




A EV Endeavor continua a ser desenvolvida em circuito, com a Kawasaki a anunciar que a sua moto elétrica irá oferecer uma condução ágil, sendo por isso bastante leve. Aliás, basta olhar para o motor elétrico para perceber que a proposta japonesa é de facto bastante pequena, em dimensões, se comparada com propostas como a Harley-Davidson LiveWire, que tem um generoso motor HD Revelation.

Infelizmente os vídeos não nos dão muitos dados técnicos que são tão vitais num projeto de uma moto elétrica. Provavelmente a Kawasaki estará a guardar para um momento em que o projeto EV Endeavor esteja mais evoluído para, assim, divulgar dados como autonomia, tempo de carga ou performance em aceleração.

Por outro lado, felizmente a divulgação deste novo conjunto de vídeos por parte da Kawasaki, revela que a marca japonesa continua fortemente apostada em trazer para o mercado uma moto elétrica desportiva com características diferenciadoras do que atualmente se encontra no segmento.



Com tantos pequenos fabricantes a tentarem a sua sorte no mundo das motos elétricas, será também interessante percebermos como é que outras grandes rivais da Kawasaki, por exemplo as restantes marcas japonesa Honda, Yamaha e Suzuki, reagem a esta EV Endeavor.

Sabemos que os quatro grandes fabricantes japoneses estão todos a trabalhar nos seus projetos elétricos, por exemplo a Yamaha ainda recentemente revelou um motor elétrico que pode atingir os 268 cv de potência, mas não temos visto grandes novidades.

LEIA TAMBÉM – YAMAHA REVELA UM MOTOR ELÉTRICO COM 268 CV DE POTÊNCIA!


andardemoto.pt @ 21-4-2020 14:14:27


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews