Kawasaki já testa a Ninja elétrica em pista

O Projeto EV da Kawasaki continua a dar passos largos a caminho da produção. O protótipo de testes da Ninja elétrica já testou em pista, e a Kawasaki fez questão de divulgar este vídeo.

andardemoto.pt @ 12-11-2019 12:00:40

Ainda há poucos dias a Kawasaki revelou o Projeto EV no Salão de Milão EICMA, lado a lado com outras novidades de Akashi para 2020 como a Z1000 SX ou a Z900. E não foi preciso esperar muito para podermos ver a primeira Ninja elétrica a testar em pista!

Esta será a primeira Kawasaki elétrica e 100% fabricada e desenvolvida em Akashi.

Mas a Kawasaki pretende seguir um caminho ligeiramente diferente de outros fabricantes que já produzem motos elétricas. De acordo com a marca japonesa, a Ninja elétrica baseada no Projeto EV contará com uma transmissão manual de 4 velocidades. Uma solução algo parecida com o que a Kymco criou para a RevoNEX.


Com transmissão final por corrente, baterias e motor elétrico instaladas numa estrutura de tubos de aço em tudo semelhante ao que encontramos na Ninja 650, ficamos apenas às “escuras” em relação à potência do motor e capacidade das baterias, ou seja, qual será a autonomia desta Ninja elétrica, pois esses detalhes técnicos continuam guardados em segredo pela Kawasaki.

Yoshimoto Matsuda, diretor do departamento de inovação e desenvolvimento da Kawasaki, refere que “Esta moto elétrica apresentada na EICMA conta com uma nova geração de motor elétrico, algo que, em conjunto com os motores sobrealimentados, temos vindo a trabalhar desde início dos anos 2000. As nossas motos elétricas são desenvolvidas segundo a filosofia Rideology. Serão divertidas de conduzir, emocionantes, e um reflexo da paixão da Kawasaki”.



Matsuda confirma também que o projeto da Ninja elétrica incluirá soluções técnicas diferenciadas, como por exemplo o sistema de travagem regenerativa. Noutras motos elétricas a regeneração de energia faz-se de forma automática quando o condutor trava (ou desacelera), mas no caso da Kawasaki a marca japonesa está a estudar um sistema de regeneração que é ativado através de um botão no punho esquerdo.

Veja em baixo o vídeo da Kawasaki Ninja elétrica que será o ponto de partida para um futuro eletrificado da marca japonesa.

andardemoto.pt @ 12-11-2019 12:00:40


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews