FMP - 30 anos de motociclismo

A FMP - Federação Motociclismo de Portugal completa o seu trigésimo aniversário

andardemoto.pt @ 11-5-2020 17:39:05

Foi no dia 11 de Maio de 1990 que se realizou a escritura pública que marcou o 'nascimento' da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), então denominada Federação Nacional de Motociclismo (FNM).

O acto foi realizado no cartório notarial de Algés por Jorge Viegas (o actual presidente da FIM) a representar então FNM - Federação Nacional de Motociclismo, António Manuel Francisco em representação do Moto Clube de Lisboa e Duarte Forjaz a representar o Moto Clube de Sintra.

Nesse mesmo ano, a 1 de Novembro, a FMP tornava-se a representante de Portugal na Federação Internacional de Motociclismo  Ao longo da sua história a FMP foi membro fundador da Confederação do Desporto de Portugal, membro do Comité Olímpico de Portugal, membro fundador da FIM Europa e membro fundador da Associação Mediterrânica de Motociclismo.

Foi assim que a Federação de Motociclismo de Portugal se revelou um 'pilar' do motociclismo português, com vitalidade e popularidade, sendo internacionalmente reconhecida tanto do ponto de vista de pilotos competitivos como do ponto de vista organizativo.



Desde sempre, a FMP foi o barómetro da popularidade de qualquer modalidade. O número de atletas federados, em 1990, era de 290, valor que em 2019 atingiu o seu patamar mais elevado de sempre, com um total de 1372 licenças desportivas emitidas para pilotos, às quais se juntaram mais 295 licenças para fiscais, oficiais e equipas sendo o número total de 1667, o mais elevado de toda a sua história.

Ao longo destas três décadas de existência foram realizadas, em solo nacional, 2707 provas sob a égide da FMP, sendo que foram 225 as provas internacionais realizadas em Portugal desde 1991, o primeiro ano em que a FMP recebeu provas a contar para campeonatos da Europa ou do Mundo. 

O número de provas evoluiu das 12 realizadas em 1990, para 157 provas realizadas em 2019, sendo esse o ano com maior número de eventos realizados em Portugal. Enduro, Motocross e Velocidade, são as disciplinas com provas em Portugal, em todos os anos, desde 1990.

Portugal tornou-se, desde 2008 quando se realizaram 12 provas, o país de 'acolhimento' preferencial para diversos campeonatos internacionais. Exceptuando os anos da crise económica e austeridade que se fizeram sentir entre 2011 e 2016, quando os eventos internacionais foram menos de uma dezena de provas realizadas em solo nacional, o ritmo voltou a crescer desde 2017 até às recordistas 15 provas que se realizaram no nosso país em 2019.


Nestas três décadas de existência foram muitos os clubes que se filiaram no orgão máximo do motociclismo português, sendo 2004 o ano recordista quando na FMP estavam representados 217 clubes, registo bem acima dos 23 de 1990 ou dos 141 contabilizados em 2019, notando-se uma estabilidade a este nível desde 2012.

De olhos postos no futuro, a Direcção da Federação de Motociclismo de Portugal é liderada por Manuel Marinheiro, membro da Direcção desde 2009 e à frente dos destinos da FMP desde 2013, sucedendo a Jorge Viegas, o actual presidente da Federação Internacional de Motociclismo. 

Manuel Marinheiro olha de forma positiva para o futuro, apesar do actual mandato terminar em 2021, e mesmo sabendo que o ano de 2020 será 'diferente' de todos os outros. A sua aposta é dar continuidade ao trabalho até agora realizado pela sua 'equipa' rumo aos próximos 30 anos da Federação de Motociclismo de Portugal.

"A Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) faz hoje 30 anos! Tenho a honra de, em meu nome e de toda a equipa que lidero, dar os parabéns à nossa FMP e desejar-lhe muitos mais anos de vida, na promoção e defesa da nossa grande paixão – o motociclismo. Um agradecimento especial aos signatários da escritura de constituição da Federação em 1990 - Jorge Viegas, Tó Manel e Duarte Forjaz – e a todos os que participaram nestes 30 anos de vida da FMP.

Devido à situação pandémica que vivemos não será possível este ano voltar a bater recordes de licenças desportivas e provas realizadas, como fizemos em 2019. Mas estou certo que, juntos, tudo faremos para ainda em 2020 podermos voltar à prática do motociclismo sem limitações e comemorar o 30º aniversário da FMP.Parabéns FMP!"

Palavras de Manuel Marinheiro num dia de especial importância para o motociclismo e motociclistas portugueses.

andardemoto.pt @ 11-5-2020 17:39:05


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews