Royal Enfield vai chamar à oficina alguns modelos para “recall” aos travões

A marca indiana detetou um possível problema nas pinças de travão de três modelos. Para resolver o problema, a Royal Enfield anuncia uma ação de “recall” preventivo válido para as Interceptor 650, Continental 650 e Himalayan.

andardemoto.pt @ 20-5-2020 11:19:13


Apesar dos fabricantes de motos realizarem um controlo apertado à qualidade dos componentes usados nas suas motos, nem sempre tudo corre bem. É por isso importante que os fabricantes identifiquem potenciais problemas antecipadamente, para corrigir eventuais problemas.

E foi isso mesmo que a Royal Enfield fez!

De acordo com um comunicado da marca indiana, que em Portugal é representada pela Motorien, e depois de detetado um problema de corrosão  num número muito pequeno de motos comercializadas em certos países, a Royal Enfield realizou uma investigação para descobrir a causa do problema.



Dessa investigação saiu a conclusão que o problema de corrosão nas pinças de travão está na condução prolongada em estradas onde é usado sal, ou uma combinação de sais, para impedir a formação de gelo no asfalto durante o inverno.

A corrosão provocada neste ambiente poderá afetar o sistema de travagem, nomeadamente a pinça de travão. De acordo com a Royal Enfield, o pistão da pinça e alguns componentes da pinça ficam corroídos, criando um som pouco habitual, maior arrastamento da pastilha de travão, e como consequência uma travagem reduzida.

Apesar deste problema ter sido reportado num número reduzido de motos, a Royal Enfield decidiu realizar uma ação de “recall” preventivo. Este “recall” está ativo para toda a Europa e Reino Unido, e é válido para os modelos Interceptor 650, Continental 650 e ainda para a Himalayan. Os clientes serão contactados diretamente pelos concessionários-



Com efeito imediato, cerca de 15.200 motos vendidas nestes mercados serão chamadas para inspeção, limpeza e substituição de peças, se necessário. Numa fase posterior da ação de serviço, antes do final do ano e como medida preventiva, os conjuntos da pinça de travão serão substituídos por uma peça melhorada.

A Royal Enfield assegura que os concessionários da marca estão já a trabalhar para garantir que o problema é totalmente corrigido, ao mesmo tempo que reitera “Que os modelos 650 Twin e a Himalayan são submetidos a rigorosos testes de conformidade com os padrões globais de qualidade e durabilidade. A segurança dos condutores e passageiros das nossas motos é de primordial importância para a Royal Enfield, e estamos profundamente empenhados com o dever de cuidar dos nossos clientes. Comprometemo-nos a implementar com celeridade a ação de serviço, e os clientes serão contactados através dos respetivos Vendedores Autorizados”.

andardemoto.pt @ 20-5-2020 11:19:13


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews