Bosch Help Connect – O anjo da guarda digital para motociclistas

A alemã Bosch lança um novo sistema de chamada de emergência em caso de acidente. Com o Bosch Help Connect os motociclistas passam a contar com um anjo da guarda digital, que chama os serviços de emergência em caso de acideente.

andardemoto.pt @ 6-6-2020 09:58:12

A Bosch, um nome bem conhecido dos motociclistas, acaba de anunciar a chegada ao mercado de um novo sistema que ajudará a salvar vidas. O Bosch Help Connect é um sistema de chamada de emergência em caso de acidente.

Utilizando um algorítmo inteligente instalado na plataforma de medição de inércia da moto, deteta e ativa-se automaticamente em caso de acidente. Através da uma ligação Bluetooth, o Help Connect utiliza uma app instalada no smartphone do motociclista para ligar ao Bosch Service Center, que depois faz a ligação para os serviços de emergência.

Com este sistema, estudos demontram que o tempo de resposta dos serviços de emergência pode ser reduzido até 50%! Tendo em conta que muitas vezes os motociclistas procuram estradas menos movimentadas para desfrutar das suas motos, conseguir reduzir o tempo de resposta da emergência médica torna-se vital, e poderá salvar muitas vidas.


Como funciona o Bosch Help Connect


A plataforma de medição de inércia que permite ao Help Connect detetar um acidente chama-se Motorcycle Stability Control (MSC).

O MSC consegue medir a aceleração e velocidade angular da moto 100 vezes por segundo. Através destas medições, o sistema consegue calcular, constantemente e com extrema precisão o ângulo de inclinação e posição da moto.

Por outras palavras, o Bosch Help Connect consegue identificar se a moto sofreu um acidente. E inclusivamente consegue distinguir se a moto sofreu apenas uma queda para o lado, por exemplo quando a estamos a tentar estacionar e sem querer cai.

No caso de ser detetado um acidente, o Bosch Help Connect entra imediatamente em contacto com o Bosch Service Center.

Se o motociclista não responder às tentativas de contacto do Service Center, os serviços de emergência médica são então contactados e direcionados para o local do acidente através da posição GPS transmitida pelo smartphone do motociclista. Isso garante uma precisão adicional.



Através da app, o Bosch Service Center pode, se o motociclista der autorização, aceder à ficha médica do cliente, ou inclusivamente efetuar uma chamada telefónica para uma pessoa que esteja identificada como contacto de emergência.

Este sistema agora apresentado pela Bosch é bastante parecido com o sistema Dguard que o Andar de Moto já aqui lhe apresentou. O Dguard foi, oficialmente, o primeiro sistema eCall desenvolvido para moto e está já disponível em Portugal através da Golden Bat.

Quanto ao Bosch Help Connect, o fabricante alemão disponibiliza o sistema inicialmente na Alemanha. Ao longo do tempo a sua disponibilidade será alargada a outros países europeus. Não se sabe ainda se Portugal estará incluído nessa lista de países, mas sem dúvida que um sistema de emergência deste tipo será extremamente valioso. Um verdadeiro anjo da guarda digital para motociclistas!

andardemoto.pt @ 6-6-2020 09:58:12


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews