KTM 450 Rally Replica – Pronta para competir!

Marca austríaca apresenta a versão 2021 da 450 Rally Replica, a moto pensada para aqueles que querem competir nos ralis. Fique a conhecer melhor esta KTM que será produzida em número muito limitado.

andardemoto.pt @ 28-7-2020 15:09:54

No todo-o-terreno a KTM tem demonstrado ser uma das marcas mais fortes. O seu percurso na prova mais dura de TT do mundo, o Rali Dakar, é talvez o maior exemplo do que a marca liderada por Stefan Pierer consegue fazer.

E é precisamente a pensar no mundo da competição que a KTM decidiu criar a 450 Rally Replica, uma moto disponível para os motociclistas comuns, mas que “bebe” todo o conhecimento e evolução das motos de competição de rali raid.

Para 2021, a casa de Mattighofen decidiu evoluir ainda mais a 450 Rally Replica, uma moto que está pronta a competir assim que sai da linha de montagem.



Tal como a versão anterior, a nova 450 Rally Replica será fabricada em quantidade extremamente limitada. Assim, e para todo o mundo, a KTM revela que disponibilizará apenas 85 unidades deste modelo.

O motor continua a ser, por via dos regulamentos de competição, o mesmo monocilíndrico de 450 cc. A grande novidade neste particular é a evolução da caixa de velocidades. Para garantir maior fiabilidade, condição vital para enfrentar as provas de rali raid, a KTM trabalhou a caixa de forma a oferecer um funcionamento mais preciso e suave.

As relações de transmissão foram também alteradas. Nesta 450 Rally Replica estão mais compridas, o que permite ao motor rodar a menos rotações, o que por sua vez reduz o stress mecânico nas longas tiradas fora de estrada. As relações são exatamente as mesmas que os pilotos de fábrica Toby Price, Sam Sunderland e Matthias Walkner usam nas suas motos.

Além disso, a performance do motor foi também trabalhada para obter um melhor rendimento. Corpos de acelerador de 44 mm, nova caixa de ar que permite um fluxo de ar otimizado, novo sistema de escape com assinatura da Akrapovic. Tudo isto em conjunto com novos parâmetros de injeção disponíveis nos diferentes mapas de motor.



O quadro, desenvolvido específicamente para as provas de rali raid, é uma estrutura em tubos de aço, que se une a uma forquilha WP XACT Pro com bainhas de 48 mm de diâmetro, enquanto na traseira brilha um amortecedor que utiliza novas bielas para maior progressividade no amortecimento.

Ainda nas suspensões, a maior novidade vai para a afinação mais rija, tanto à frente como na traseira.

Com uma ergonomia redesenhada por via da utilização de um novo assento para maior aderência e liberdade de movimentos, a KTM 450 Rally Replica de 2021 apresenta um peso a seco de apenas 139 kg!

Se está a pensar em levar uma destas motos para competir numa prova de rali raid, a KTM Racing disponibiliza ainda um “pack” de apoio à competição, em que o cliente contará com todo um serviço especializado de preparação, assistência e manutenção durante a prova.

andardemoto.pt @ 28-7-2020 15:09:54

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews