MV Agusta adiciona o sistema SCS às Brutale RR e Dragster RR de 2020
As Brutale 800 RR e Dragster 800 RR passam agora a contar com uma variante equipada com o Smart Clutch System que até ao momento era exclusivo das Turismo Veloce. Fique a conhecer em detalhe as versões SCS destes modelos da MV Agusta.
andardemoto.pt @ 3-8-2020 14:06:40
Conhecida
pelo design apaixonante das suas motos, a MV Agusta é uma marca que também
gosta de se diferenciar pela exclusividade e detalhes técnicos que não
encontramos em mais nenhum fabricante de motos.
Um bom exemplo disso é o Smart Clutch System (SCS), estreado nas Turismo Veloce
800 Lusso e Turismo Veloce 800 RC.
Agora que estamos a caminho da reta final de 2020, a MV Agusta acaba de
anunciar que o SCS é agora também aplicado a mais modelos da atual gama da casa
de Varese: Brutale 800 RR SCS, Dragster 800 RR SCS e ainda a Dragster 800 RC
SCS.
O sistema SCS, desenvolvido em exclusivo pela Rekluse em parceria e para a MV
Agusta, permite melhorar as sensações dinâmicas de condução de uma Brutale ou
Dragster, facilitando a utilização da moto e maximizando a capacidade de
aceleração.
Com o SCS, todos os elementos da caixa e embraiagem permanecem na moto. O
seletor de caixa (no pé esquerdo) e a manete de embraiagem continuam a ser
usados pelo condutor caso essa seja a sua preferência. Ou seja, o condutor
continua a interagir com a moto conforme sempre o fez, incluindo usar o “quickshift”
bidirecional para subir e descer de caixa.
No entanto, o sistema SCS da MV Agusta dá um passo em frente em termos
funcionais e tecnológicos.
Quando a moto chega a um semáforo, por exemplo, e tem de parar, o SCS entra em
funcionamento e desengata a mudança. Basicamente funciona como uma caixa
automática nesse momento, e assim o condutor não tem de se preocupar em acionar
a embraiagem para colocar a moto em neutro enquanto espera que o semáforo fique
verde.
Quando isso acontece, apenas terá de acelerar novamente e o SCS engata
automaticamente a primeira relação, e a partir daí apenas necessita de usar o
seletor de caixa para continuar a acelerar.
Para além da simplicidade de funcionamento e operação, o Smart Clutch System,
que agora passa a estar disponível na Brutale 800 RR, Dragster 800 RR e Dragster
800 RC, oferece ainda outra vantagem: o peso!
De acordo com a MV Agusta, este sistema não adiciona muito peso à moto. Apenas
36 gramas quando comparado com uma caixa convencional. Se tivermos em conta
que, por exemplo, os sistemas Dual Clutch adicionam pelo menos mais 10 kg às
motos em que são aplicados, conseguimos perceber a real valia do SCS da MV
Agusta.
andardemoto.pt @ 3-8-2020 14:06:40
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews