MV Agusta adiciona o sistema SCS às Brutale RR e Dragster RR de 2020

As Brutale 800 RR e Dragster 800 RR passam agora a contar com uma variante equipada com o Smart Clutch System que até ao momento era exclusivo das Turismo Veloce. Fique a conhecer em detalhe as versões SCS destes modelos da MV Agusta.

andardemoto.pt @ 3-8-2020 14:06:40

Conhecida pelo design apaixonante das suas motos, a MV Agusta é uma marca que também gosta de se diferenciar pela exclusividade e detalhes técnicos que não encontramos em mais nenhum fabricante de motos.

Um bom exemplo disso é o Smart Clutch System (SCS), estreado nas Turismo Veloce 800 Lusso e Turismo Veloce 800 RC.

Agora que estamos a caminho da reta final de 2020, a MV Agusta acaba de anunciar que o SCS é agora também aplicado a mais modelos da atual gama da casa de Varese: Brutale 800 RR SCS, Dragster 800 RR SCS e ainda a Dragster 800 RC SCS.



O sistema SCS, desenvolvido em exclusivo pela Rekluse em parceria e para a MV Agusta, permite melhorar as sensações dinâmicas de condução de uma Brutale ou Dragster, facilitando a utilização da moto e maximizando a capacidade de aceleração.

Com o SCS, todos os elementos da caixa e embraiagem permanecem na moto. O seletor de caixa (no pé esquerdo) e a manete de embraiagem continuam a ser usados pelo condutor caso essa seja a sua preferência. Ou seja, o condutor continua a interagir com a moto conforme sempre o fez, incluindo usar o “quickshift” bidirecional para subir e descer de caixa.

No entanto, o sistema SCS da MV Agusta dá um passo em frente em termos funcionais e tecnológicos.



Quando a moto chega a um semáforo, por exemplo, e tem de parar, o SCS entra em funcionamento e desengata a mudança. Basicamente funciona como uma caixa automática nesse momento, e assim o condutor não tem de se preocupar em acionar a embraiagem para colocar a moto em neutro enquanto espera que o semáforo fique verde.

Quando isso acontece, apenas terá de acelerar novamente e o SCS engata automaticamente a primeira relação, e a partir daí apenas necessita de usar o seletor de caixa para continuar a acelerar.

Para além da simplicidade de funcionamento e operação, o Smart Clutch System, que agora passa a estar disponível na Brutale 800 RR, Dragster 800 RR e Dragster 800 RC, oferece ainda outra vantagem: o peso!

De acordo com a MV Agusta, este sistema não adiciona muito peso à moto. Apenas 36 gramas quando comparado com uma caixa convencional. Se tivermos em conta que, por exemplo, os sistemas Dual Clutch adicionam pelo menos mais 10 kg às motos em que são aplicados, conseguimos perceber a real valia do SCS da MV Agusta.

andardemoto.pt @ 3-8-2020 14:06:40


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews