Governo anuncia criação de 50 novos pontos de radares de velocidade

Foi aprovado em Conselho de Ministros o alargamento da rede nacional de radares para controlo de velocidade. A grande novidade são os radares que vão controlar a velocidade média!

andardemoto.pt @ 3-8-2020 14:54:14

O Governo português aprovou em Conselho de Ministros o alargamento da rede nacional SINCRO, denominação para o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade. De acordo com o comunicado agora divulgado pela ANSR – Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária, esra terceira fase do programa inclui a implementação de 50 novos locais para colocação de sistemas de controlo de velocidade, mais conhecidos como radares fixos.

Com um investimento que ascende a 8,5 milhões de euros, valor que inclui não apenas a colocação dos novos radares fixos mas ainda a manutenção da atual rede de radares SINCRO, esta terceira fase do programa da ANSR vai assim alargar para 110 os locais onde podem ser colocados os radares fixos.

Dos 50 novos locais de radares aprovados pelo Conselho de Ministros, 20 serão radares que irão medir a velocidade média dos veículos entre dois pontos.

Significa isto que a técnica de apenas abrandar no exato momento em que passa o radar de controlo de velocidade, voltando a acelerar logo de seguida, não irá servir de muito, pois com o novo sistema o que vai contar será a velocidade média e não a instantânea.



Como já é do conhecimento público, nem todos os locais para controlo de velocidade estarão permanentemente equipados com o radar propriamente dito. Nestes 50 novos locais serão usados 10 radares de controlo de velocidade média, e 20 radares de controlo de velocidade instantânea. Conforme necessário, os equipamentos serão colocados nos diferentes pontos.

Assim, a rede SINCRO em Portugal passará dos atuais 40 radares instalados para 70. Todos com capacidade para serem “rodados” pelos 110 locais aprovados pelo Governo.

Ainda em relação aos novos radares, a ANSR ressalva que os aparelhos que permitem a medição da velocidade média, também têm a capacidade de realizar a medição, em simultâneo, da velocidade instantânea de vários veículos, mesmo que circulem lado a lado ou a uma distância inadequada entre si.

Aqui fica uma lista com alguns dos locais aprovados para instalção dos novos radares SINCRO:

- EN5 em Palmela
- EN10 em Vila Franca de Xira
- EN101 em Vila Verde
- EN106 em Penafiel
- EN109 em Bom Sucesso
- IC19 em Sintra
- IC18 na Sertã

andardemoto.pt @ 3-8-2020 14:54:14


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews