CFMoto 1250 TR-G – A grande turística chinesa mostra-se ao mundo

Fabricante chinês pretende entrar num novo segmento e demonstrar que as suas motos têm o que é preciso para dominar o segmento das grandes motos turísticas. A nova CFMoto 1250 TR-G mostrou-se ao mundo na CIMA e vem equipada para surpreender.

andardemoto.pt @ 25-9-2020 13:14:07

Com os grandes salões europeus dedicados às motos a não se realizarem em 2020, pelo menos fisicamente, a Expo CIMA realizada em Qiangjiang na China transformou-se no maior certame do ano em que os visitantes podem ver de perto as novidades já disponíveis.

E foi precisamente na CIMA que a marca chinesa CFMoto decidiu mostrar ao mundo a sua mais recente e imponente novidade: a 1250 TR-G.

Esta moto já se tinha deixado ver em variante especialmente preparada para a polícia chinesa há uns meses, mas com as decorações e todo o equipamento das forças da autoridade, não se conseguia perceber bem como seria a versão de produção e que em breve chegará aos concessionários da marca.



Aproveitando as sinergias e parceria com a KTM, a CFMoto instala nesta turística de grande porte aquele que será o motor de moto mais potente e de maior cilindrada alguma vez fabricado na China! O bicilíndrico em V a 75 graus deriva do LC8 da KTM. Neste caso a versão de 1198 cc.

No entanto a CFMoto não se contentou com a versão original do LC8. Na realidade os engenheiros e técnicos da marca conseguiram trabalhar o motor de forma a dotar de maior pulmão e performance. A cilindrada aumentou para os 1279 cc, e com isso a potência atinge praticamente os 143 cv. O binário também não deve ser menosprezado, com a CFMoto 1250 TR-G a atingir os 122,5 Nm.

Acoplado a este motor encontramos uma transmissão com caixa manual de seis velocidades, e, ao contrário do habitual neste segmento, a transmissão final é feita por corrente e não por veio, o que obrigará o proprietário a realizar a habitual manutenção da corrente, mas por outro lado mantém os custos de produção num nível mais baixo.



Com a CFMoto a aceder a grande parte da tecnologia usada pela KTM, não é surpreendente que na ciclística encontremos equipamento de renome e que garante que a 1250 TR-G será uma moto interessante. Pelo menos em teoria.

As suspensões, de controlo e afinação eletrónica, são fornecidas pela WP. A travagem fica a cargo da Brembo, onde se destacam as pinças monobloco de quatro pistões e fixação radial, a morderem discos de grande diâmetro, o que permitirá abrandar e parar esta grande turística rapidamente e em segurança.

E sendo uma moto pensada para as grandes viagens, a 1250 TR-G não dispensa luxos como vidro dianteiro ajustável eletricamente, punhos e assento aquecidos, ou ainda um magnífico sistema áudio com assinatura dos especialistas da JBL. Todos estes sistemas são controlados através dos botões nos punhos, mas o condutor vai visualizar todas as suas opções através daquele que é, de acordo com as informações disponíveis, o painel de instrumentos com o ecrã TFT a cores de maior dimensão alguma vez utilizado numa moto. Todas as informações e o “layout” do ecrã serão personalizáveis.


Será neste ecrã generoso que o condutor poderá ainda visualizar os diferentes modos de condução disponíveis, ou ajustar as suspensões eletrónicas adaptando a afinação aos diferentes níveis de carga.

A produção desta CFMoto 1250 TR-G terá início na primeira metade de 2021. Com estas características e equipamento, e se mantiver o preço a níveis que habitualmente reconhecemos nas marcas asiáticas, esta turística de grande porte da CFMoto tem boas hipóteses de surpreender marcas europeias mais conceituadas.

andardemoto.pt @ 25-9-2020 13:14:07

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews