BMW Motorrad R18 Classic - Preparada para viajar

A marca de Munique revelou a segunda variante da nova gama R18. O motor Big Boxer passa agora a estar disponível também na R18 Classic, uma moto que a BMW Motorrad desenhou para percorrer muitos quilómetros.

andardemoto.pt @ 23-10-2020 10:41:22

A chegada da nova R18, moto que o seu Andar de Moto já testou aqui, foi apenas a “ponta do iceberg”, pois já sabíamos que a plataforma baseada no enorme motor Big Boxer teria diversas variantes para agradar a diferentes tipos de motociclistas.

À pureza das linhas custom da R18 a BMW Motorrad adicionou agora uma segunda variante denominada de R18 Classic.

Esta moto foi desenhada e desenvolvida a pensar nas grandes viagens, com elementos nostálgicos que ecoam as primeiras grandes viagens realizadas em duas rodas. Como elementos de destaque a moto alemã ganha um ecrã frontal de grandes dimensões, assento de passageiro, malas laterais, luzes em LED adicionais e ainda uma jante dianteira de 16 polegadas que contrasta, e muito, com a jante de 19 polegadas da R18.


Claro que o centro das atenções na R18 Classic é o seu motor bicilíndrico de cilindros opostos. O Big Boxer, como a BMW Motorrad o denomina, é um “monstro” de força e dimensões. Com 1802 cc é o maior motor Boxer alguma vez instalado numa moto, e disponibiliza uns muito saudáveis 91 cv às 4.750 rpm e uns massivos 150 Nm de binário desde as 2.000 rpm e até às 4.000 rpm.

O quadro mantém-se inalterado. É um duplo berço em aço que deixa à vista todos os elementos da estrutura desta R18 Classic. As poucas secções forjadas são unidas aos tubos por soldaduras nas quais a BMW Motorrad prestou muita atenção para garantir um acabamento perfeito.

O veio do cardã fica exposto, naturalmente, não apenas para conseguir dar uma imagem mais clássica e mecânica, mas também para complementar o “look” que podemos traçar até à clássica R5.

Ao nível das suspensões a BMW Motorrad não realizou qualquer alteração entre a R18 e a R18 Classic. Nem mesmo o curso disponível – 120 mm à frente / 90 mm atrás – foi alvo de qualquer modificação.



Apesar do pacote eletrónico ser algo contido em termos de opções para o condutor, a verdade é que a R18 Classic de facto conta com algumas possibilidade de ajuste. Por exemplo o motor Big Boxer pode entregar a sua potência e força de três formas diferentes graças aos três modos de motor – Rain, Roll ou Rock, e de série encontramos também ajudas à condução como o controlo de estabilidade ou ainda o controlo do efeito travão motor.

A BMW Motorrad disponibiliza para esta Classic, como equipamento de série, o “cruise control” eletrónico (opcional na R18), enquanto a lista de opcionais inclui o controlo de assistência de arranque em subida, ou ainda uma relevante marcha-atrás que é engrenada pelo condutor através do botão no punho, ajudando nas manobras a baixa velocidade.


Como seria expectável, a BMW Motorrad irá disponibilizar uma variada lista de acessórios oficiais desenvolvidos específicamente para dotar a R18 Classic de mais estilo ou performance. Nesta lista podemos encontrar componentes com assinatura de Roland Sands Design, da Vance and Hines ou ainda os assentos Mustang em vários formatos, alturas e acabamentos.

Além disso, a R18 Classic First Edition, disponível apenas durante esta fase inicial de lançamento do modelo, conta com uma pintura especial que inclui, naturalmente, o preto, mas também destaca as formas harmoniozas desta turística com linha dupla em branco, componentes em cromado e ainda uma placa que indica que estamos mesmo perante uma First Edition.


Galeria de fotos BMW Motorrad R18 Classic e R18 Classic First Edition

andardemoto.pt @ 23-10-2020 10:41:22


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