Triumph Tiger 850 Sport – A porta de entrada no mundo Tiger

A marca de Hinckley apresenta uma nova Tiger 850 Sport que serve de porta de entrada no mundo das aventureiras britânicas. Fique a conhecer esta novidade da Triumph para 2021 e todos os seus segredos.

andardemoto.pt @ 17-11-2020 17:13:27

As mais recentes e atraentes Tiger 900 podem ser a “jóia da coroa” da casa de Hinckley. Por exemplo, ainda há poucos dias uma Rally Pro concluiu a icónica Baja Portalegre 500 pilotada por Filipe Elias – clique aqui para ver a entrevista que deu ao Andar de Moto. Porém, a marca britânica decidiu agora criar algo um pouco diferente das versões 900 mais especializadas.

A nova Tiger 850 Sport nasce tendo como objetivo oferecer aos motociclistas uma combinação da excelência do motor tricilíndrico, com um chassis de capacidades reconhecidas, mais tecnologia, mas mantendo tudo fácil e prático para uma utilização diária.

A Triumph tem no seu motor um dos pontos fortes nos mais diversos modelos que utilizam a unidade motriz com esta arquitetura. E no caso da Tiger 850 Sport a marca britânica não revoluciona, mas sim adapta o motor às necessidades de uma moto que pretende ser fácil de conduzir.



A cambota T-plane confere a este “triple” uma ordem de ignição 1, 3, 2. Obviamente que  tiveram de adaptar este componente ao motor de 888 cc, mas mantiveram a mesma capacidade de disponibilizar binário nos regimes de rotação mais baixos de uma forma linear, e com isso a Tiger 850 Sport torna-se muito amigável. A ligação entre o acelerador e a resposta do motor torna-se mais natural, garantindo então uma condução intuitiva.

A potência máxima está fixada nos 85 cv às 8.500 rpm, enquanto o binário de 82 Nm aparece na sua totalidade às 6.500 rpm. A entrega de potência deste motor três cilindros é semelhante, de acordo com a Triumph, a um bicilíndrico em baixos regimes, mas com uma resposta mais forte nos médios e altos regimes.

Para facilitar a vida ao condutor a Triumph acoplou ao motor uma embraiagem do tipo “assist and slip”, Ou seja, para além de digerir as reduções mais agressivas impedindo o bloqueio da roda traseira, a força necessária para apertar a manete é menor, o que se traduz em menos esforço em condução urbana onde temos de usar a caixa e embraiagem muitas vezes.



Mantendo a simplicidade como tema principal, a eletrónica da Tiger 850 Sport conta com dois modos de condução – Rain e Road – que ajustam a resposta do motor aos impulsos no acelerador, e simultâneamente ajustam a intervenção do controlo de tração. Cada modo tem parâmetros de intervenção distintos para o controlo de tração, sendo que a Triumph possibilita que o condutor o desligue por completo.

Com iluminação integral em LED, onde se destacam as luzes diurnas que conferem uma assinatura luminosa específica da gama Tiger, esta 850 Sport destaca-se pela sua imagem aventureira, com carenagens esguias e onde o depósito de 20 litros de capacidade domina pela seu volume.

O vidro dianteiro é ajustável em altura, tal como o assento do condutor que facilmente pode variar entre os 810 mm e os 830 mm de altura, através do mecanismo de ajuste incluído de série. Ainda para o condutor se sentir aos comandos de uma moto de qualidade acima da média, a Tiger 850 Sport disponibiliza todas as informações relevantes à condução através do painel de instrumentos TFT a cores, que tem uma dimensão de 5 polegadas.


O quadro tubular, em tubos de aço, é igual ao da atual geração Tiger 900. Com um subquadro aparafusado, o que permite a sua fácil substituição em caso de danos sofridos nas aventuras fora de estrada, a ciclística da nova Tiger 850 Sport oferece bons componentes: pinças de travão monobloco Brembo Stylema e suspensões Marzocchi, com destaque para a forquilha com bainhas de 45 mm e que oferece um curso de 180 mm para a roda dianteira. Na traseira está instalado um monoamortecedor a gás pressurizado, com afinação da précarga, com um curso ligeiramente menor de 170 mm.

A Triumph afirma que as afinações das suspensões foram pensadas para uma condução de certa forma desportiva.

Com mais de 60 acessórios oficiais e disponível nas opções cromáticas Graphite e Diablo Red ou Graphite e Caspian Blue, a nova Tiger 850 Sport chega aos concessionários da Triumph a partir de fevereiro de 2021. O preço anunciado para esta novidade é de 11.450€.

andardemoto.pt @ 17-11-2020 17:13:27

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews