Royal Enfield Meteor 350

Uma cruiser monocilíndrica completamente nova, para uma utilização polivalente.

andardemoto.pt @ 9-12-2020 19:30:56

A nova ‘easy cruiser’ da Royal Enfield herdou o seu nome uma outra moto icónica da Royal Enfield. Lançada no final de 1952, a Meteor original foi uma reputada moto turística, cuja fama superou a passagem do tempo.

Desenhada de raíz, a nova Meteor 350 resume a essência estilística da Royal Enfield e foi concebida a partir de um caderno de encargos muito específico, assente na qualidade e no detalhe, bem como no conforto do motociclista e do passageiro, para permitir uma utilização diária e polivalente.


Inteiramente nova, desde o motor ao quadro, a Meteor 350 oferece uma elevada confiança graças à sua agilidade e à travagem melhorada que prometem uma experiência de condução inigualável. 

O motor monocilíndrico que equipa a Meteor 350 é refrigerado a ar e óleo e produz 20,2cv, e os 27 Nm de binário às 4000 rpm, são disponibilizados desde baixa rotação, particularidade fundamental numa verdadeira cruiser.

A resposta do acelerador à injeção eletrónica de combustível foi otimizada, o que se traduz num arranque fiável e numa aceleração linear e sem esforço.

Uma das preocupações da equipa de desenvolvimento, repartida entre os dois centros técnicos avançados da Royal Enfield em Bruntingthorpe, no Reino Unido, e Chennai, na Índia, foi a de preservar a icónica nota de escape das Royal Enfield. 

Para uma maior versatilidade, o novo motor tem uma caixa de 5 velocidades, sendo a quinta uma relação desmultiplicada, para proporcionar viagens económicas e descontraídas em autoestrada. A embraiagem de 7 discos vai facilitar as passagens de caixa em condições de trânsito congestionado.

O quadro de tubo central e duplo berço proporciona à Meteor 350 uma baixa altura do assento (a apenas 765mmdo solo) e foi concebido para garantir uma excelente manobrabilidade e uma grande agilidade em ambientes urbanos movimentados, mas também uma eficácia nas estradas sinuosas fora da cidade.


A segurança e o conforto são potenciados por uma forquilha de 41 mm com 130 mm de curso e amortecedores traseiro reguláveis em 6 posições de pré-carga. Os poisa-pés estão numa posição central/avançada, que contribui para uma excelente ergonomia.

As luzes dianteiras e traseiras da Meteor 350 combinam o aspeto limpo e contemporâneo dos LED com a eficácia e o apelo retro de um farol de halogéneo. Os bem organizados comandos e comutadores no guiador são de alta qualidade, com interruptores rotativos de alimentação e iluminação, que igualmente remetem para outros tempos.

Todas as variantes da Meteor 350 vêm equipadas com jantes de liga leve e pneus sem câmara de ar, sendo utilizados um pneu 100/90-19’’ na frente e um de 140/70-17’’ atrás, com discos de 300 e de 270 mm respectivamente, assistidos por um sistema ABS de dois canais. 

O novo painel de instrumentos combina a elegância intemporal de um velocímetro analógico com a funcionalidade de um ecrã LCD, que permite a consulta de informações essenciais como a indicação da mudança engrenada, o nível de combustível, relógio e conta-quilómetros total e parcial.

A Meteor também inclui o Royal Enfield Tripper, um módulo de navegação curva-a-curva que permite estabelecer uma ligação à aplicação Royal Enfield que permite uma navegação simples e altamente intuitiva, com integração no Google Maps. De uma forma bastante clara, no próprio painel de instrumentos, fornece ao condutor toda a informação necessária para tomar a decisão certa na estrada.

A Royal Enfield Meteor 350 estará disponível em 3 versões: Fireball, Stellar e Supernova


  • A Meteor 350 Fireball, disponível com depósito de combustível monocromático (vermelho ou amarelo vivo) e lista nas jantes a condizer, apresenta componentes ciclísticos e motor com acabamento em negro com as aletas de refrigeração maquinadas. 


  • A Stellar possui depósito em vermelho e azul contemporâneo ou preto mate, a condizer com os componentes da carenagem. Vem com guiador e tubo de escape cromados, para além de um encosto confortável para o assento traseiro.

  •  A Supernova é a versão topo de gama, com acabamentos em dois tons de azul ou castanho, e peças de carenagem a condizer. Esta edição possui jantes maquinadas, um assento premium e um pára-brisas.

Destinada a uma clientela urbana, jovem e exigente, mas igualmente capaz de encantar outro tipo de clientela que busque uma moto prática, fácil de conduzir, fiável e segura, para uma utilização versátil e polivalente, a Royal Enfield Meteor 350 estará disponível a partir de meados de 2021, por um preço a partir de 4099€, que inclui 3 anos de garantia sem limite de quilometragem e 3 anos de assistência em viagem.

Para mais informações contacte um concessionário Royal Enfield em Portugal (clique aqui para ver qual está mais perto de si).

andardemoto.pt @ 9-12-2020 19:30:56


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