Honda GL1800 Gold Wing – A excelência das viagens em duas rodas

A Honda atualizou o seu porta-estandarte da tecnologia e luxo. A nova Honda GL1800 Gold Wing conta com mais tecnologia para oferecer uma excelência superior aos motociclistas que gostam de viajar. E para quem procura mesmo algo luxuoso, então a Gold Wing Tour é a resposta.

andardemoto.pt @ 7-1-2021 10:47:39

Desde a primeira geração em 1975, então com uma cilindrada de 1000 cc e em formato naked, bem longe, portanto, da moto que conhecemos hoje em dia, a Honda Gold Wing sempre se revelou numa opção onde o luxo se combina com excelentes capacidades para viajar.

Aquela que é considerada como a porta-estandarte da Honda a nível tecnológico recebe uma atualização importante para 2021. Assim, vamos então descobrir o que a marca japonesa preparou para esta nova GL1800 Gold Wing.

Tudo começa pelo seu icónico motor de seis cilindros horizontalmente opostos. Com uma cilindrada que nesta mais recente geração atinge os 1883 cc, a Honda abandonou a configuração de duas válvulas por cilindro e duplicou esse número, mantendo no entanto a atuação por uma única árvore de cames.


Num motor que se tem pautado por ser muito suave e linear na entrega de potência, destacam-se os 126 cv que aparecem às 5.500 rpm, enquanto o massivo binário de 170 Nm chega um pouco antes às 4.500 rpm, garantindo que o condutor sente sempre muita força desde o primeiro momento em que roda o acelerador.

Com o alternador e motor de arranque combinados num único elemento para ajudar a manter o peso em valores contidos, a Honda continua a permitir que os clientes optem entre dois tipos de caixa de velocidades: manual de 6 relações e marcha atrás elétrica, ou então automática DCT com 7 relações.

No caso da DCT, a GL1800 Gold Wing estreia sete relações de caixa, sendo que toda a transmissão foi especialmente concebida para oferecer trocas de caixa rápidas mas ainda mais suaves. Para as manobras a baixa velocidade a Gold Wing com DCT conta com modo “creep”, que mantém o motor a baixa velocidade, para além dos modos de funcionamento Automático ou Manual.

De realçar que graças à utilização de acelerador eletrónico a Gold Wing permite ao condutor optar entre quatro modos de condução, que afetam diretamente o amortecimento da suspensão e o funcionamento do Dual-CBS com ABS: Tour, Sport, Econ e Rain.


Ao nível da ciclística a nova Honda GL1800 Gold Wing assenta numa estrutura dupla trave em alumínio. As traves foram especialmente calibradas ao nível da sua espessura, garantindo assim uma rigidez torsional otimizada para as grandes viagens.

A suspensão dianteira conta com sistema de duplos braços sobrepostos, que permite separar as ações de amortecimento da função da direção. Este sistema patenteado pela Honda oferece uma sensação de controlo sobre a direção mais natural em comparação com sistema semelhantes, sendo que a Honda afirma que a Gold Wing é uma moto bastante ágil nas trocas de direção, pese embora o seu peso a cheio seja de 366 kg (versão manual) ou 367 kg (versão DCT).

Mas a GL1800 Gold Wing é anunciada pela Honda como sendo a sua porta-estandarte em termos de luxo e tecnologia.



Isso fica bem patente ao nível do equipamento de série.

Para-brisas de ajuste elétrico, “cruise control”, sistema de ingnição “keyless”, controlo de arranque em subida, para além de um sistema áudio atualizado para melhor qualidade sonora, ao mesmo tempo que o painel de instrumentos permite ao condutor desfrutar de muita informação sobre a Gold Wing através do ecrã TFT a cores.

O sistema de navegação usa o ecrã LCD-TFT de 7 polegadas a cores em posição central no painel de instrumentos e inclui uma bússola giroscópica que permite manter as instruções de navegação mesmo no interior dos túneis. O sistema permite cancelar os pontos de passagem ou aceita que lhe seja pedido o caminho de volta para casa (função Go Home) durante a condução.

Os mapas do sistema foram atualizados e pode-se inserir até 99 waypoints (pontos de passagem) diferentes, o que permite planear ao pormenor toda a viagem.


A instrumentação de luxo permite criar um cockpit único.

Os mostradores têm diferentes cores, de baixo contraste e tonalidades escuras, cujas áreas periféricas formam cones inclinados que criam uma sensação de profundidade. Cada mostrador tem uma moldura de textura metalizada e as escalas são iluminadas por LEDs, oferecendo uma imagem profunda.

A nova Honda GL1800 Gold Wing de 2021 está disponível numa nova opção cromática denominada Cinzento Pérola Deep Mud, com aplicações laranja no guarda-lamas dianteiro, nas tampas no motor, na moldura do farol, no depósito de combustível e na secção traseira.

Galeria de fotos Honda GL1800 Gold Wing


Honda GL1800 Gold Wing Tour


Adotando muitas das características que recebe a versão base, a Gold Wing Tour é a proposta da Honda que realmente responde aos desejos e necessidades dos motociclistas que gostam de percorrer longas distâncias.

O para-brisas elétrico de maiores dimensões acionado pelos interruptores no punho esquerdo oferece excelente proteção contra o vento e, ao mesmo tempo, uma sensação de espaço e liberdade quando necessário. A regulação em inclinação e altura do para-brisas é feita de forma contínua e sem interrupções. Como opção, estão disponíveis um para-brisas maior, um deflector totalmente regulável para os braços e tronco e deflectores fixos para a parte inferior das pernas e para os pés.

No que se refere aos assentos, o condutor e o passageiro estão separados. O condutor pode concentrar-se totalmente na condução. O formato do assento do condutor é confortável e oferece todo o apoio e liberdade de movimentos, com acesso muito fácil dos pés ao chão. O condutor e o passageiro têm agora assentos em camurça/pele sintética. De referir ainda que o ângulo do encosto traseiro é mais descontraído, passou de 16° para 23°.


Para 2021, a Honda adicionou 11 litros de capacidade à top case aumentando a capacidade total de carga para 121 litros de bagagem, sendo que o acesso às malas pode ser feito através do sistema “keyless”.

A abertura e fecho das tampas das malas é ainda mais suave graças ao uso de novos amortecedores hidráulicos.

Em termos técnicos, e para além do peso que na Gold Wing Tour de caixa manual chega aos 385 kg e na DCT é de 390 kg, a Honda destaca ainda o ajuste elétrico dos amortecedores dianteiro e traseiro.

Com ligação direta aos diferentes modos de condução, o sistema de ajuste é feito por intermédio de motores alojados nos amortecedores. Estes movem agulhas que controlam de forma detalhada o fluxo de óleo que circula nos momentos de compressão e extensão, e efetivamente a Gold Wing Tour oferece uma condução mais suave e confortável.


De referir ainda que a pré-carga da mola traseira também pode ser ajustada eletricamente. Com separação dos 4 modos de condução, temos 4 definições de pré-carga, de mais macia, a mais rija; só condutor, condutor e bagagem, condutor e passageiro e condutor com passageiro e bagagem. A definição é apresentada no ecrã TFT e pode ser regulada por meio de um interruptor.

A Honda revela que a nova GL1800 Gold Wing Tour está disponível nas cores Preto Metalizado Gunmetal ou Vermelho Candy Ardent (apenas na versão DCT).

Galeria de fotos Honda GL1800 Gold Wing Tour

andardemoto.pt @ 7-1-2021 10:47:39


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews