Aprilia revela a nova Tuono 660

Uma das grandes novidades da casa de Noale para 2021 está quase a chegar ao mercado nacional. A nova Aprilia Tuono 660 foi finalmente apresentada na sua versão de produção. Fique a conhecer os detalhes desta naked italiana.

andardemoto.pt @ 7-1-2021 16:59:28

Tal como o seu Andar de Moto já lhe tinha mostrado aqui, a plataforma 660 que a Aprilia estreou com a bem conseguida e entusiasmante RS 660 será a base de uma série de novos modelos que trazem a casa de Noale de regresso à média cilindrada.

Se a desportiva RS 660 se revelou uma proposta que abre novos horizontes no segmento das desportivas de estrada, a mesma receita será replicada quase sem alterações ao segmento naked com a chegada da nova Tuono 660.

A Aprilia tem na Tuono aquela que é a versão sem carenagens dos seus modelos desportivos. Desde início dos anos 2000, então em formato bicilíndrico, e mais recentemente com motorização mais poderosa de quatro cilindros em V, a Aprilia Tuono tem conquistado a admiração dos motociclistas que procuram adrenalina num “pack” mais fácil de explorar em estrada.



A Tuono 660 segue a mesma ideia. Ser uma moto divertida em estrada, que entusiasma mesmo os condutores mais experientes, mas principalmente uma moto que seja fácil de explorar por todos aqueles que estão a iniciar-se no mundo das duas rodas ou que procuram uma opção que fique abaixo da mais poderosa Tuono V4 1100.

Em relação à RS 660 que o nosso jornalista Bruno Gomes já testou em exclusivo nacional – clique aqui, a Tuono 660 conta com o motor bicilíndrico paralelo com a mesma cilindrada, claro, mas com ligeiras diferenças em termos de potência disponibilizada. Se a RS chega aos 100 cv, no caso da Tuono 660 a potência anunciada pela marca italiana é de 95 cv.

Uma ligeira descida que ainda assim não será problemática em termos de performance dinâmica, visto que usufruindo da ciclística igual à RS 660, a naked de média cilindrada apresenta um peso “anorético” de apenas 183 kg a cheio, o que representa uma excelente relação peso / potência.



Com uma posição de condução mais descontraída fruto da colocação de um guiador mais elevado do que os avanços da RS, a Tuono 660 adapta o design agressivo e aerodinâmico da desportiva. Continua a ostentar carenages duplas para criar um efeito aerodinâmico eficiente, mantém a mesma ótica tripla “Full LED”, e o quadro em alumínio fixa diretamente ao motor e ao braço oscilante.

O pacote eletrónico não difere em nada do que já conhecemos da RS 660. Ou seja, a nova Aprilia Tuono 660 conta com um aPRC de última geração, que graças a uma centralina mais poderosa permitiu aos engenheiros de Noale definirem parâmetros mais precisos para controlo das diferentes ajudas eletrónicas.

Ao todo o condutor da Tuono 660 terá à sua disposição cinco modos de condução – três de estrada e dois para pista – sendo que dois modos são totalmente personalizáveis. Poderá ajustar o controlo de tração, níveis de potência do motor, efeito travão motor de forma independente, anti cavalinho ou ainda o ABS com função “cornering.

De realçar que de série o aPRC conta também com “cruise control” para viajar confortavelmente por autoestrada.


A Aprilia irá divulgar em breve mais detalhes técnicos da nova Tuono 660. De momento a Aprilia Portugal, que tem a Officina Moto como importador, não confirma ainda o preço a que a Tuono 660 será comercializada no nosso país. Será, de acordo com o importador, um “preço competitivo tendo em conta as características técnicas e tecnologia da moto”.

A chegada da nova Tuono 660 aos concessionários portugueses está prevista para o período de final de janeiro até março de 2021. Este “timing” está dependente de diversos fatores, principalmente ao nível do que vai acontecer em termos de pandemia e das restrições que já estão a ser planeadas pelas entidades dos diversos países, o que pode afetar a produção desta novidade.

Ao nível das opções de cores, a Aprilia Tuono 660 estará disponível nas opções Concept Black, Iridium Grey e, claro, no novíssimo Acid Gold que tanto tem dado que falar desde que foi apresentado como cor de destaque da desportiva RS 660.

andardemoto.pt @ 7-1-2021 16:59:28

Galeria de fotos


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews