Royal Enfield Himalayan – Maior versatilidade e tecnologia para a trail indiana
O fabricante indiano apresenta a versão Euro5 da popular e versátil Himalayan. Uma posição de condução redefinida, GPS com indicações no painel de instrumentos e novas cores são as grandes novidades desta Royal Enfield.
andardemoto.pt @ 11-2-2021 11:54:27
Se é
verdade que a história da Royal Enfield conta com inúmeros modelos que lhe
garantem reconhecimento mundial, também não deixa de ser verdade que nos tempos
mais recentes a marca indiana tem conquistado o mercado com a sua trail de
média cilindrada, a Himalayan.
Simples, prática, versátil e extremamente acessível quer em termos de valor de
aquisição como de manutenção, a Royal Enfield Himalayan tem-se revelado
extremamente popular na Europa e, para 2021, a marca indiana acaba de
apresentar a versão Euro5.
Sem anunciar novidades ao nível do motor ou da sua performance, ou seja, esta
aventureira mantém o monocilíndrico de 411 cc, refrigerado por ar / óleo, capaz
de entregar 24,3 cv às 6500 rpm e 32 Nm às 4250 rpm, a Royal Enfield consegue
no entanto tornar a Himalayan ainda mais atrativa através da introdução de
diversos equipamentos e tecnologia.
A grande novidade da Himalayan Euro5 é a introdução do sistema de navegação
Tripper. Este sistema utiliza o ecrã no painel de instrumentos da moto, e em
conjunto com a app da Royal Enfield permite que o condutor conecte o seu
smartphone à moto, e depois possa visualizar as indicações de GPS em formato “Turn-by-Turn”.
O sistema Tripper conta com integração Google Maps, ou seja, o condutor tem a
garantia de que as informações sobre a sua viagem e percurso estão sempre
atualizadas.
A pensar nos motociclistas que utilizam a Himalayan fora de estrada, e que
procuram uma condução de estilo mais agressivo ou emocionante, a Royal Enfield
instala na nova geração da trail indiana um sistema de travagem com ABS de dois
canais, atuando assim em ambos os eixos.
No entanto o condutor poderá optar por desligar o ABS na roda traseira, o que
permitirá explorar as capacidades de aventureira da Himalayan de uma forma
totalmente diferente, com a roda traseira a poder ser bloqueada permitindo um
controlo mais apurado nos percursos fora de estrada. O ABS mantém-se sempre
ligado na roda dianteira.
A pensar nos períodos mais prolongados de condução, a Royal Enfield alterou o
assento da Himalayan. Continua a ser um assento bastante baixo a apenas 800 mm
de altura, e bastante esguio. O que em termos de modelos trail é muito
assinalável, permitindo que condutores de estatura mais baixa consigam conduzir
sem qualquer problema de chegar com os pés ao solo.
A grande novidade é o estofo do assento, que foi melhorado para garantir maior
conforto.
Na frente da Royal Enfield Himalayan encontramos um para-brisas de maiores
dimensões, que oferece uma proteção aerodinâmica melhorada, o que em conjunto
com a posição de condução redefinida para esta versão 2021 deverá permitir que
o condutor se sinta mais confortável aos comandos da Himalayan, não sendo
obrigado a esforçar tanto os braços para e agarrar aos punhos, nem para manter
as pernas “abraçadas” ao depósito de 15 litros de capacidade.
E por falar em depósito de combustível, temos de realçar que com um consumo
médio de apenas 3,18 litros, aliado à grande capacidade do depósito, a Royal
Enfield Himalayan permite percorrer facilmente centenas de quilómetros antes de
ter de parar para reabastecer.
Para uma utilização ainda mais simples, a nova Himalayan recebe uma grelha de
porta-bagagens com uma placa adicional, que irá facilitar o posicionamento e
fixação de bagagens. Além disso, a própria grelha traseira tem uma altura
reduzida.
As novas Royal Enfield Himalayan Euro5 chegam às estradas com garantia de 3
anos que inclui assistência em viagem. A marca indiana confirma que estarão
disponíveis em três cores, e também confirma os preços para Portugal:
- Uma cor - 4.945 € (Granite Black)
- Duas cores - 5.095 € (Pine Green, Mirage Silver)
- Versão Himalayan Adventure: 5.545€ (Granite Black)
Vinod K Dasari, CEO da Royal Enfield:
"Num curto espaço de tempo, de apenas 5 anos, a Royal Enfield Himalayan criou uma nova categoria nos passeios de aventura por todo o mundo, estabeleceu-se com sucesso como uma moto verdadeiramente global e ficou entre os modelos mais procurados da Royal Enfield em vários países. A Himalayan original de 2016 foi pioneira na sua categoria, e era uma moto bastante versátil e acessível. Ao longo dos anos, e graças também às opiniões da nossa comunidade de motociclistas, desenvolvemos de forma consistente o design e a funcionalidade da Himalayan, e sempre nos esforçámos por melhorar a experiência global para o motociclista. Isto foi bem recebido por parte de um grande número de entusiastas da aventura em todo o mundo, que agora dispõem de novas e fantásticas versões à escolha. Hoje, à medida que a marca Himalayan continua a crescer e evoluir, estamos confiantes de que vamos continuar a desempenhar um papel importante no segmento das motos de turismo de aventura em todo o mundo".
Galeria de fotos Royal Enfield Himalayan Euro 5
andardemoto.pt @ 11-2-2021 11:54:27
Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews