BMW R nineT 01 da Ortolani Customs – Inspiração “jet fighter”

O customizador francês apresentou o seu mais recente trabalho. Esta BMW R nineT 01 da Ortolani Customs é o resultado de muito trabalho em alumínio de inspiração nos caças a jato.

Fotos: Bertrant Bremont

andardemoto.pt @ 15-2-2021 17:07:00

Quando foi contactado por um cliente que queria ter uma moto nova mas não estava preparado para vender a sua BMW R nineT de 2016, o dono da Ortolani Customs, Olivier, sabia que tinha pela frente um projeto bastante complicado.

Por um lado teria de criar algo totalmente diferente, mas por outro lado não podia alterar as características que tornam a R nineT tão especial para o seu proprietário.

Depois de muitas semanas a trabalhar em alumínio, em alterar componentes de performance, mas especialmente a criar uma imagem que se inspira nos aviões de caça a jato, como o F18, a BMW R nineT 01 foi finalmente apresentada e a Ortolani Customs volta a mostrar que em França existe muito talento para modificar as motos da marca bávara.


A roadster neo-retro da BMW Motorrad quase nem se parece com uma R nineT original. Apenas o seu motor bicilindrico boxer deixa revelar a sua verdadeira identidade. A R nineT 01 da Ortolani Customs conta com um “corpo” totalmente fabricado à mão por Olivier.

As placas de alumínio combinadas para conferir à moto um aspeto mais musculado permitem identificar alguns pontos de ligação do o caça F18. Basta olhar para as duas entradas de ar que rodeiam o depósito de combustível.

Mas a Ortolani Customs não se limitou a aplicar algum metal. Todo o conjunto está coberto por uma camada de verniz transparente que protege o alumínio dos elementos. Por debaixo do verniz encontramos alguns gráficos como o número 01 na traseira, mas também algumas gotas de tinta preta espalhadas como se tivessem pingado do pincel do artista que criou esta pintura.



O depósito de combustível é o original da BMW Motorrad. No entanto foi recortado, rebaixado, o que em conjunto com o assento forrado pela NMB Design, agora sobre um subquadro exclusivo da R nineT 01, posicionado num ângulo mais agressivo, deixa o condutor desta roadster customizada bastante mais à frente do que na moto de série.

A traseira revela uma inspiração nas motos flat track, com o porta número lateral. Ao melhor estilo café racer, só existe espaço para condutor.

O “snorkel” que se tornou num elemento de design tão característico da BMW R nineT foi removido. Agora cada cilindro do motor boxer conta com trompetas de admissão em alumínio fabricadas pela USV Racing. O sistema de escape foi completamente substituído por um sistema Zard, em titânio, com as ponteiras a receberem um “db killer” específico para permitir que se conduza a R nineT 01 da Ortolani Customs sem perder a audição.


Para que o motor funcione a 100% com estas alterações, a Ortolani Customs recorreu a um módulo Power Commander e reprogramou a injeção, adaptando-a à maior quantidade de ar que entra para o motor, e otimizando a saída dos gases de escape.

Na ciclística destaca-se ainda a jante traseira da PVM, maquinada, que está coberta por uma generosa camada de borracha preta cortesia da Pirelli. Os pneus da BMW R nineT 01 da Ortolani Customs são os Supercorsa na medida 200 no eixo traseiro.

Na dianteira destacam-se elementos como as bainhas de série mas pintadas de preto e cobertas por capas em alumínio, para uma aerodinâmica otimizada, enquanto a travagem fica a cargo de pinças Brembo que mordem discos de maior diâmetro e recortados. Na travagem convém também referir que a Ortolani Customs instala uma bomba radial da Accossato.



Ao nível da suspensão a grande alteração está no eixo traseiro. O monobraço oscilante é agora controlado por um amortecedor Matris M46R, mais desportivo, para uma eficácia de absorção de impactos bastante superior.

Outros detalhes que tornam esta BMW R nineT 01 da Ortolani Customs tão especial são o painel de instrumentos digital Motogadget Motoscope Pro, o guiador mais baixo e mais estreito com intermitentes nos pesos do punho Motogadget Blaze Disc, sem esquecer o guarda-lamas dianteiro minimalista ou ainda alguns componentes que fazem parte da lista de acessórios oficiais BMW Motorrad para a R nineT, como são o caso da tampa da distribuição desenhada por Roland Sands ou ainda os suportes de guiador maquinados também da Roland Sands Design.

Galeria de fotos BMW R nineT 01 da Ortolani Customs

andardemoto.pt @ 15-2-2021 17:07:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews