Harley-Davidson Pan America 1250 / Special – Feita para a aventura!

A marca de Milwaukee apresenta a nova Pan America 1250 e variante premium Pan America 1250 Special. Novo motor V-twin, muita eletrónica e todo um conjunto de características que fazem desta aventureira da Harley-Davidson uma proposta bem interessante.

andardemoto.pt @ 22-2-2021 16:51:31

A marca americana cumpriu com o prometido, e depois de muitos “teasers” e informações iniciais acaba de apresentar ao mundo a aventureira Pan America 1250, que também estará disponível numa variante premium denominada Pan America 1250 Special. As duas motos foram criadas pela Harley-Davidson para um mundo de aventura, e apresentam características que as tornam em propostas bem interessantes.

Num evento virtual e transmitido para todo o mundo, com o ator Jason Momoa como estrela adicional de um “show” criado para destacar as qualidades e inovações das Pan America 1250 e Special, ficámos finalmente a conhecer as características técnicas que a Harley-Davidson até agora tinha mantido em segredo.

Tanto a versão base como a mais bem equipada Pan America 1250 Special contam no seu interior com um novíssimo motor dois cilindros em V. A Harley-Davidson batizou esta unidade motriz com o nome Revolution Max.


Para minimizar o peso total da moto, o motor V-twin de refrigeração por líquido é agora parte integrante da estrutura do chassis. A equipa de desenvolvimento do motor teve como objetivo criar um motor que seja poderoso e ao mesmo tempo flexível, com a utilização de materiais leves a permitir reduzir o peso.

Como seria expectável tendo em conta o nome Pan America 1250, o Revolution Max tem 1250 cc. Desta cilindrada a Harley-Davidson afirma que consegue extrair 150 cv e 127,5 Nm de binário máximo. O regime máximo de rotações permitido é de 9.500 rpm, sendo que a taxa de compressão é de 13:1.

Os cilindros são feitos de uma peça única com um tratamento superficial galvanizado com silicone de níquel. Este motor conta ainda com elementos em magnésio como são os casos das tampas do primário ou das árvores de cames. Já os pistões são fabricados em alumínio forjado para maior resistência, mas também leveza.


A Harley-Davidson recorreu à sua experiência ao nível das competições Flat Track. A cambota permite uma ordem de ignição de 90 graus, garantindo uma entrega de potência linear e suave, mesmo nos regimes mais elevados. Simultâneamente a sonoridade é amplificada para criar maior emoção aos comandos da nova Pan America 1250.

Num motor onde foi dada grande atenção ao sistema de refrigeração líquido, mas também à correta lubrificação dos componentes internos, através de um sistema passagem de óleo exclusivo para o motor Revolution Max, a verdade é que este novo motor Harley-Davidson destaca-se pela utilização de um sistema de abertura variável das válvuas (VVT).

O sistema VVT está presente tanto na admissão como no escape. Controlado por computador, o VVT avança ou retarda o tempo de abertura das válvulas. O ajuste é feito através de um solenóide hidráulico que atua sobre as cames. Quando o motor está desligado, o VVT atrasa a abertura das válvulas de admissão ao máximo, enquanto avança as de escape. Desta forma reduz a compressão interna, e torna mais fácil colocar o motor bicilíndrico em funcionamento.


Com a utilização do sistema VVT que modifica os parâmetros de admissão e escape, a Harley-Davidson Pan America 1250 permite que o condutor usufrua de uma boa dose de binário em baixos regimes, e ao mesmo tempo sinta toda a potência do motor Revolution Max nos regimes mais elevados.

As vibrações típicas do motor V-Twin são eliminadas até certo ponto com a utilização de veios de equilíbrio. Já a embraiagem assistida, por cabo, conta com uma caixa ainda mais suave, sendo que a função deslizante permite ao condutor fazer reduções de caixa mais agressivas sem que a roda traseira corra o risco de bloquear.

A suportar o conjunto está uma estrutura composta por três secções: frontal, central e traseira. Como já referimos, utilizam o motor Revolution Max como elemento de reforço, garantindo assim, para além do menor peso, uma resistência estrutural otimizada ao nível da flexibilidade.

A travagem da nova Harley-Davidson Pan America 1250 fica a cargo de um sistema com assinatura Brembo, onde se destacam os discos dianteiros de 320 mm, e o traseiro de 280 mm. Na frente as pinças da marca italiana são monobloco, de quatro pistões. A controlar as pinças dianteiras está uma nova bomba de travão radial, para progressividade melhorada sem perder o tato de potência.



Ao nível da suspensão, a Harley-Davidson recorreu à Showa.

Na dianteira da Pan America 1250 versão base está uma forquilha invertida com bainhas de 47 mm, totalmente ajustável, com o curso da roda dianteira de 19 polegadas a ser de 190 mm, o mesmo curso que encontramos na roda traseira de apenas 17 polegadas. A forquilha Showa pode ser totalmente ajustada, enquanto o monoamortecedor traseiro com reservatório externo permite apenas a regulação da pré-carga.

A pensar na segurança e performance dinâmica da Pan America 1250, a Harley-Davidson recorre a um pacote eletrónico que chama de Cornering Riding Safety Enhancements.

O condutor sentirá máxima confiança para explorar as capacidades da Pan America 1250 sabendo que o pacote eletrónico, que funciona através dos dados recolhidos por uma unidade de medição de inércia, vai sempre atuar de forma a garantir a segurança e estabilidade do conjunto.


Os seguintes elementos fazem parte do sistema Cornering Riding Safety Enhancements:

- Travagem combinada com função em curva
- Travagem ABS com função em curva
- Controlo de tração sensível à inclinação e com funcionalidade “anti wheelie”, com parâmetros específicos Off-Road
- Controlo de travão motor sensível à inclinação
- Sistema de auxílio ao arranque em inclinação (Hill Hold)

Para além destas ajudas eletrónicas à condução, a nova Harley-Davidson Pan America 1250, na variante base, oferece ao condutor a possibilidade de selecionar e usufruir de parâmetros específicos de condução através de cinco modos de condução (um personalizável): Road, Sport, Rain, Off-Road e Off-Road Plus.

O modo de condução Custom permite definir parâmetros de funcionamento diferenciados para as diferentes ajudas eletrónicas à condução.

Aqui ficam outras características em destaque na nova Harley-Davidson Pan America 1250:


- Sistema de escape em aço inoxidável, particularmente resistênte à corrosão. O catalisador está localizado o mais próximo possível do motor, minimizando as suas dimensões e afastando o calor gerado das pernas do condutor
- O assento do condutor pode ser ajustado em altura, sem necessidade de utilizar ferramentas. Na sua posição mais baixa tem 868 mm de altura do solo, e na posição mais elevada está a 894 mm
- Pára-brisas dianteiro ajustável em quatro posições em altura
- Cruise-control de série
- Iluminação “Full LED”, com assinatura luminosa exclusiva
- Painel de instrumentos TFT a cores de 6,8 polegadas, sensível ao toque quando a moto está parada, e que permite ligação Bluetooth ao telemóvel através da app Harley-Davidson
- Cores disponíveis: Vivid Black, River Rock Grey com Medallion

Galeria de fotos Harley-Davidson Pan America 1250


Harley-Davidson Pan America 1250 Special


Se a versão base da Pan America não for suficiente para as suas aventuras, então não tem de se preocupar! A Harley-Davidson criou uma variante mais exótica, premium, denominada de Pan America 1250 Special.

Partindo da mesma base e motor da Pan America 1250, esta variante Special apresenta elementos exclusivos que a tornam ainda melhor preparada para partir à aventura.

Aqui ficam as características específicas da nova Harley-Davidson Pan America 1250 Special:

- Suspensão semi-ativa dianteira / traseira com sistema Vehicle Load Control: suspensão eletrónica que controla automaticamente o amortecimento dependendo das informações dos diversos sensores instalados na moto. As suspensões eletrónicas são fabricadas pela Showa e contam com “software” exclusivo da Harley-Davidson. O sistema Vehicle Load Control seleciona a pré-carga traseira automaticamente
- Sistema de monitorização da pressão dos pneus
- Descanso central
- Pedal de travão traseiro ajustável em duas posições
- Proteções tubulares do radiador
- Proteção de cárter em alumínio
- Iluminação dianteira Advanced Daymaker: este sistema utiliza as informações da plataforma de medição de inércia e determina o ângulo de inclinação da moto em curva. Dependendo do ângulo, o ótica dianteira irá acender até um máximo de 3 LED adicionais para garantir uma iluminação mais eficaz em curva
- Proteções de mão e punhos aquecidos
- Amortecedor de direção
- Modo de condução Custom Off-Road Plus


Adicionalmente, a Harley-Davidson propõe ainda equipamentos que serão instalados na fábrica caso o cliente os adquira.

O primeiro equipamento opcional é o sistema Adaptive Ride Height. De acordo com a marca americana, a Pan America 1250 Special será a primeira moto do mundo a utilizar este sistema. Com este sistema a moto altera a altura ao solo consoante o momento de condução.

Quando em movimento, as suspensões eletrónicas aumentam a altura do assento ao solo, e quando a moto está parada o sistema ARH baixa a altura do assento de forma automática para que o condutor possa chegar facilmente com os pés ao solo.

O sistema não reduz o curso disponível, nem endurece as suspensões. Tem quatro modos de funcionamento incluindo um modo Auto (baixa automaticamente a suspensão dependendo da forma como acionamos os travões enquanto a moto está em movimento para estar o mais baixa possível de acordo com a velocidade), Atraso Curto ou Atraso Longo (permitem que a altura ao solo se mantenha mesmo a baixas velocidades, e só reduz altura quando a moto pára), ou então modo Fixed, em que a altura não se modifica.


A pensar nos motociclistas que vão procurar explorar a nova Pan America 1250 e Special em pisos de terra mais agressivos, a Harley-Davidson inclui na lista de acessórios oficiais um conjunto de jantes de raios para pneus tubeless.

Por último, a Pan America 1250 Special estará disponível nas seguintes opções de cores: Vivid Black, Gauntlet Gray Metallic, Deadwood Green (apenas para alguns países), opção de dois tons Baja Orange e Stone Washed White Pearl. Todas estas opções contam com Split Graphics.

As novas Harley-Davidson Pan America 1250 e Pan America 1250 Special estarão disponíveis para entrega ainda durante a Primavera de 2021. De acordo com a marca, os preços em Portugal serão os seguintes:

- Pan America 1250: 16.400€
- Pan America 1250 Special: 18.750€

Galeria de fotos Harley-Davidson Pan America 1250 Special

andardemoto.pt @ 22-2-2021 16:51:31


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