Aprilia SX e RX 125 – As opções para os jovens mais exigentes

A casa de Noale atualiza as divertidas SX e RX 125 para 2021. Novo motor Euro5 mais poderoso garante uma condução cheia de adrenalina para os motociclistas mais jovens e exigentes. Fique a conhecer as novas Aprilia SX e RX 125.

andardemoto.pt @ 9-3-2021 12:46:30

Em Noale não estão apenas a trabalhar nas novidades mais vistosas como a RS 660, a Tuono 660, ou ainda as poderosas Tuono V4 e RSV4. A marca italiana pretende oferecer também aos motociclistas mais jovens e exigentes opções divertidas e atraentes, e nesse sentido a Aprilia acaba de apresentar para 2021 as renovadas SX e RX 125.

Herdeiras da história da Aprilia no “off-road”, tanto a SX 125 como a RX 125 foram bastante modificadas para 2021, apresentando argumentos reforçados e que garantem que os mais jovens motociclistas desfrutam de uma condução cheia de adrenalina.

O motor monocilíndrico de 125 cc com refrigeração por líquido salta para o topo do segmento em termos de performances.


Graças a uma câmara de combustão redesenhada, um estudo aprofundado da termodinâmica, mas também ao reposicionamento do corpo do acelerador mais acima, para garantir que o ar fresco entra de forma mais direta no motor, tanto a SX 125 como a RX 125 apresentam-se no limite dos 15 cv da categoria.

Outras alterações ao motor monocilíndrico de Noale incluem nova cabeça do motor, admissão redesenhada incluindo um novo filtro de ar, saída de escape redesenhada com um sistema de escape com ponteira em aço e um catalizador mais eficiente, e ainda uma vela de ignição de iridium.

Mais importante do que isso, a Aprilia, graças à utilização de uma centralina Magneti Marelli MIUG4, conseguiu trabalhar a curva de binário e potência. No primeiro caso a marca italiana revela que a SX e a RX 125 disponibilizam mais binário em todos os regimes, enquanto a potência máxima é atingida mais cedo.

Como resultado, não só o condutor sentirá mais emoção aos comandos das SX 125 e RX 125, usufruindo de um controlo mais aprimorado do acelerador, como vai beneficiar de consumos menores.



A travagem destas Aprilia estreia no segmento o sistema de ABS da Bosch que inclui deteção do levantar da roda traseira em travagem. Graças a estes sistema, as novas SX 125 e RX 125 não só asseguram que a travagem se mantém potente, doseável, mas também adaptada às condições de aderência, como também previne que a traseira levante no caso de travagens mais fortes.

Ainda na travagem, as duas Aprilia optam por soluções diferentes: a SX 125 utiliza um único disco de 300 mm de diâmetro, mordido por pinça flutuante de dois pistões, enquanto a RX 125 conta com disco recortado de 260 mm de diâmetro.

Para garantir uma condução ágil e dinâmica em qualquer situação, a Aprilia utiliza o seu testado e aprovado quadro tubular em aço. Em conjunto com uma forquilha de bainhas sobredimensionadas com 41 mm, e que garantem um curso de 240 mm, enquanto na traseira o monoamortecedor tem 210 mm de curso, a Aprilia permite aos motociclistas mais jovens desfrutarem das SX 125 e RX 125 sem qualquer receio e usufruindo de uma leitura do piso ótima.


Ainda comum às duas motos encontramos um depósito de combustível de perfil redesenhado, para permitir ao condutor adotar uma posição mais dominante.

Sendo duas propostas diferentes e a pensar em utilizações diferenciadas, a Aprilia instala em cada modelo elementos específicos: no caso da SX 125, a supermoto, as jantes são de 17 polegadas e os pneus são específicos para uso em pisos de asfalto. Já a RX 125, com uma clara conotação “off-road”, conta com jantes de 19 e 18 polegadas e pneus cardados.

A Aprilia RX 125 está disponível na cor Silver Speedway e na variante Rally Tribute, e a SX 125 em Red Raceway.

Em relação a preços, e de acordo com o importador Officina Moto, tanto a SX como a RX 125 têm um PVP de 4.312€, já com despesas de legalização incluídas.


Galeria de fotos Aprilia SX 125 e RX 125

andardemoto.pt @ 9-3-2021 12:46:30


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews