Triumph Rocket 3 R Black e Rocket 3 GT Triple Black – Músculo britânico em versão “dark”

A casa de Hinckley anuncia duas novas edições especiais de produção muito limitada. Fique a conhecer aqui os detalhes das Triumph Rocket 3 R Black e Rocket 3 GT Triple Black.

andardemoto.pt @ 9-3-2021 12:00:00

Com sede em Hinckley, a Triumph tem apostado em força na apresentação de edições especiais e de produção muito limitada. Os expoentes máximos são as suas Triumph Factory Custom como a Bobber TFC ou mesmo a Rocket 3 TFC, mas também temos visto chegar à estrada outras edições especiais como a recentemente anunciada Bonneville Street Twin Gold Line.

Com os clientes a esgotarem o stock destas variantes especiais tão rapidamente quanto a Triumph as consegue anunciar, a marca britânica decidiu agora criar uma versão “dark” da sua Rocket 3, a moto que melhor representa o músculo britânico em duas rodas.

Na realidade estamos a falar de duas edições limitadas: a Rocket 3 R Black e a Rocket 3 GT Triple Black, baseadas nos modelos apresentados no final de 2019.

A produção de cada variante está limitada a apenas 1000 unidades para todo o mundo, e o cliente, para além da moto, receberá um certificado de autenticidade onde se encontra o número de série da moto, conferindo assim a estas Triumph um caráter ainda mais relevante para colecionadores.


Com uma atitude mais agressiva e poderosa, as novas Triumph Rocket 3 R Black e Rocket 3 GT Triple Black apresentam-se ao serviço com uma aparência escurecida. No caso da R Black, a marca britânica opta por um esquema de cor que mistura preto mate e brilhante, com logótipos no depósito em preto. Já a Rocket 3 GT Triple Black, como o nome indica, recebe um esquema de cor que conta com três tons de preto.

Mantendo o tema escurecido, a Triumph utiliza nesta edições especiais e limitadas da muscle roadster Rocket 3 componentes que abandonam os tons claros ou brilhantes, e ao mesmo tempo confere um “look” premium através da utilização de elementos fabricados em materiais de qualidade superior, como é o caso do guarda-lamas dianteiro em fibra de carbono.

O motor tricilíndrico mantém-se inalterado em relação às suas características técnicas e que o seu Andar de Moto já aqui testou. Com uns massivos 2500 cc, este motor da Rocket 3 apresenta uma performance invejável e capaz de rasgar o asfalto desde baixas rotações graças aos 221 Nm de binário que ficam disponíveis logo às 4.000 rpm.


No motor encontramos os coletores de escape pintados de preto, as proteções térmicas também em preto, e ainda as pontas das ponteiras, sim, adivinhou, pintadas de preto. As entradas de ar têm coberturas lacadas a preto.

A atitude mais brutal e musculada continua depois noutros componentes das Rocket 3 R Black e Rocket 3 GT Triple Black.

A Triumph optou por anodizar em preto as bainhas, mesas de direção, suportes do guiador, poisa-pés, incluindo pedal de travão e seletor de caixa, para além dos poisa-pés do passageiro que podem facilmente ficar escondidos conferindo ao proprietário a hipótese de modificar a configuração de dois para um lugar.

A anodização em preto continua no braço oscilante, subquadro forjado, proteção do braço oscilante, manetes de travão e embraiagem, ou ainda nos espelhos retrovisores colocados nos extremos dos punhos e que apresentam ainda detalhes maquinados.



Claro que para além da imagem estas novas edições limitadas da Rocket 3 apresentam qualidades dinâmicas bastante especiais e que as afastam das tradicionais cruiser.

O motor está fixo a um quadro em alumínio que é bastante leve que garante uma elevada manobrabilidade, e ao qual se unem a forquilha Showa com bainhas de 47 mm, ajustável em compressão e extensão, e um amortecedor também da Showa totalmente ajustável.

A travagem fica a cargo dos especialistas da Brembo, com destaque para as pinças monobloco Stylema, de quatro pistões, que têm a missão de parar e abrandar em segurança as Rocket 3 que pesam 291 kg a seco no caso da Rocket 3 R Black, ou 294 kg a seco no caso da Rocket 3 GT Triple Black.

Uma das diferenças mais notórias entre ambas é a altura do assento: na R Black o assento está a 773 mm de altura, enquanto a GT Triple Black adota uma posição de condução mais descontraída posicionando o assento a apenas 750 mm de altura.


Como não pode deixar de acontecer numa moto moderna e tão potente, a Triumph instala nestas Rocket 3 todo um conjunto de opções eletrónicas que permitem ao condutor desfrutar de uma condução divertida.

Tendo por base uma sofisticada unidade de medição de inércia, a Triumph Rocket 3 R Black e Rocket 3 GT Triple Black estão equipadas de série com quatro modos de condução – Road, Rain, Sport e Rider (personalizável) – que alteram a resposta do motor aos impulsos no acelerador e a intervenção do controlo de tração. Para além disso, o ABS tem função em curva.

Para os motociclistas mais adeptos das novas tecnologias o painel de instrumentos TFT, ajustável em ângulo, conta com a pré-instalação para se ligar ao smartphone através da app My Triumph. O módulo Bluetooth é um acessório opcional, e além de permitir a ligação ao smartphone, permite ainda que o condutor controle a sua GoPro mais facilmente.

Preços e disponibilidade


Quanto a preços e disponibilidade, a Triumph Portugal revela que tanto a Rocket 3 R Black como a Rocket 3 GT Triple Black estão disponíveis para encomenda a partir deste momento.

O preço de cada versão é o seguinte:

- Triumph Rocket 3 R Black: 23.500€


- Triumph Rocket 3 GT Triple Black: 24.400€


Galeria de fotos Triumph Rocket 3 R Black

Galeria de fotos Triumph Rocket 3 GT Triple Black

andardemoto.pt @ 9-3-2021 12:00:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews