União Europeia aprova novos rótulos para veículos elétricos

A partir de 20 de março de 2021 todos os veículos elétricos novos estarão equipados com rótulos claramente visíveis que permitem aos utilizadores uma fácil e rápida identificação do tipo de carregamento adequeado para o seu veículo.

andardemoto.pt @ 11-3-2021 13:47:11

Apesar da indústria das duas rodas ainda estar num momento inicial relativamente a motos elétricas, a verdade é que por vezes os proprietários deste tipo de veículos sentem algumas dificuldades quando chegam ao momento de carregar a sua moto elétrica num posto de carregamento.

As opções são diversas, e por vezes a informação sobre os diferentes tipos de sistema de carregamento não são fáceis de entender.

Tendo como objetivo permitir aos utilizadores de veículos elétricos uma fácil e rápida identificação do tipo de carregamento adequado para o seu veículo elétrico, a União Europeia aprovou um novo design técnico de formato standardizado para rótulos, e que será válido para todos os 27 estados membro da União Europeia, aos quais se juntam ainda a Islândia, Liechtenstein e Noruega, e também Macedónia, Sérvia, Suíça e Turquia.



De momento o Reino Unido ainda não anunciou se também irá aderir a estes novos rótulos uniformizados, sendo que devido ao Brexit o governo britânico terá a liberdade para escolher se adota este sistema ou não.

A grande mais-valia da nova regulamentação europeia para veículos elétricos é permitir ao utilizador identificar facilmente qual o sistema de carregamento mais adequado para o seu veículo.

Os rótulos estarão posicionadas de forma visível tanto no veículo (na zona da ficha de carregamento) como nos postos de carregamento que cada vez mais encontramos nas nossas cidades.



O rótulo é apenas uma ferramenta visual que ajudará os utilizadores a selecionarem corretamente a estação de carregamento adequada ao seu veículo.

Os utilizadores apenas terão de corresponder o rótulo do seu veículo ao respetivo rótulo na estação de carregamento. O formato de todas as interfaces elétricas é o de um hexágono horizontal e normal. A interface elétrica é categorizada através de um símbolo. O símbolo consiste numa única letra em alfabeto latino normal.

Estes rótulos serão colocados nos seguintes locais:

▪ em veículos novos, junto a cada local de carregamento de veículos e em cada ficha de carregamento
▪ em cabos de carregamento individuais
▪ no manual do proprietário do veículo ou no manual eletrónico
▪ em estações de carregamento de VE junto à tomada, ou no local de armazenamento do cabo da ficha do veículo
▪ a título informativo, em concessionários

A nova rotulagem para veículos de estrada de carregamento elétrico adota o seguintes formatos:

andardemoto.pt @ 11-3-2021 13:47:11


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews