Triumph apresenta as novas Scrambler 1200 e a versão Steve McQueen Edition

A marca britânica atualiza as icónicas Scrambler 1200 XC e XE e surpreende com a nova versão de produção limitada Scrambler 1200 Steve McQueen Edition. Fique a conhecer os detalhes e preços das novas Triumph Scrambler 1200.

andardemoto.pt @ 13-4-2021 12:00:00

A Triumph sempre soube como deliciar os fãs dos modelos scrambler apresentando modelos de fábrica que mais parecem motos personalizadas para o “off-road”. Com a chegada aos concessionários, em 2018, das maiores Scrambler 1200, a casa de Hinckley proporcionou aos motociclistas mais aventureiros a oportunidade de partir à aventura ou até mesmo de competirem nas mais famosas provas de TT de todo o mundo.

A presença das Triumph Scrambler 1200, e mais concretamente da versão mais bem equipada para a aventura, a XE, em provas de estilo baja, ou mesmo em eventos ao melhor estilo cross-country, deixou a Triumph numa posição de destaque num segmento cada vez mais apetecível.

Nem mesmo o maior e mais conhecido espião do mundo, James Bond 007, resistiu ao estilo e capacidades dinâmicas da maior Scrambler da marca britânica. A moto é mesmo uma das estrelas do filme “No Time to Die” da saga 007.


Porém, em 2021 a Triumph foi obrigada a realizar pequenas, mas significativas alterações às duas variantes Scrambler 1200.

Mantendo o mesmo motor bicilíndrico de elevado binário proveniente da família Bonneville, as novas Scrambler 1200 XC e XE contam com um motor compatível com as normas Euro 5. Menos emissões poluentes mas a mesma potência de sempre – 90 cv e 110 Nm – sendo que a Triumph criou uma afinação específica para as Scrambler.

A cambota de inércia reduzida permite que as rotações do motor subam de forma mais contundente, enquanto as cabeças do cilindros são adaptadas para maior compressão, permitindo que o grande bicilíndrico aguente facilmente com um teto máximo de rotações que atinge as 7.500 rpm, com estes modelos a disponibilizarem uma enorme potência, mais linear e progressiva.

A acompanhar as modificações internas do motor encontramos nas novas Scrambler 1200 XC e XE um sistema de escape elevado. Mantém a configuração de duas ponteiras, fabricadas em aço inox escovado para um “look” mais desportivo, mas o sistema foi agora redesenhado.


De acordo com a Triumph, o novo sistema de escape 2021 das Scrambler 1200 ajuda no combate às emissões poluentes, mas principalmente ajuda a tornar a vida do condutor mais confortável graças a uma melhoria na gestão da temperatura.

Com uma grande eficiência ao nível dos consumos, o depósito de combustível, pintado com a imagem mais moderna dos símbolos Triumph, tem capacidade para 16 litros. Isso garante que as Scrambler 1200 XC e XE têm uma autonomia elevada, o que facilita a sua utilização nos percursos fora de estrada onde as zonas de reabastecimento são menos frequentes.

As especificações da ciclística continuam a posicionar as Scrambler 1200 como as melhores propostas do segmeto.

Tanto a versão mais bem preparada XE, como a XC que melhor se porta nos pisos de asfalto, contam com esbeltas jantes de raios, com destaque para a dianteira que está disponível em 21 polegadas, sendo que as suspensões têm fornecedores diferenciados.


À frente a Triumph recorreu à Showa, que no caso da XC dá uso a uma forquilha com bainhas de 45 mm, enquanto a XE dá uso a bainhas de 47 mm, mais resistentes aos abusos da condução “off-road”. Na traseira ambas contas com amortecedores Öhlins RSU.

As diferenças principais ao nível das suspensões, pois em todos os casos são totalmente ajustáveis, encontramos no curso da suspensão: no caso da Scrambler 1200 XC o curso é de 200 mm, enquanto a Scrambler 1200 XE garante maior capacidade de ultrapassar obstáculos graças ao curso de 250 mm.

A travagem, como não poderia deixar de ser, é exemplar! De facto a Triumph socorreu-se das pinças Brembo M50, do tipo monobloco de quatro pistões, para conferir a estes modelos uma capacidade de travagem superior às rivais. Depois, no caso da Scrambler 1200 XE, a bomba radial Brembo MCS oferece uma eficácia adicional, para além de um ajuste personalizado a cada condutor.



Apesar das muitas semelhanças, inclusivamente no peso, que é de 230 kg a cheio, as Scrambler 1200 XC e XE diferem em determinados componentes, como por exemplo o braço oscilante. Enquanto a XC usa um oscilante de alumínio com 547 mm de comprimento, no caso da XE a Triumph instala um oscilante de 579 mm de comprimento para maior tração nos pisos de terra.

Claro que isso leva a um inevitável aumento da distância entre eixos. A Scrambler 1200 XC tem 1530 mm enquanto a Scrambler 1200 XE cresce para os 1570 mm. E por falar em medidas e dimensões, de realçar que enquanto a XC tem o assento a 840 mm de altura do solo, já a XE, fruto das suspensões elevadas, posiciona-se como mais alta e o assento está a 870 mm de altura.

Por último, e porque apesar do estilo mais clássico estas são propostas modernas e que por isso usam o que de melhor existe de tecnologia dedicada às duas rodas, as Triumph Scrambler 1200 XC e XE usam um pacote tecnológico que inclui as seguintes ajudas e opções de condução:

- Modos de condução: Rain, Road, Off Road, Sport e no caso da Scrambler 1200 XE o modo Off Road Pro. Neste modo a eletrónica desliga o controlo de tração, o ABS, enquanto o acelerador passa a oferecer um sensibilidade específica. O modo User está disponível em ambas, sendo personalizável
- Ajuste da resposta do acelerador
- Ajuste do ABS, com função “cornering”. Três modos disponíveis
- Ajuste do controlo de tração, sensível à inclinação em curva. Cinco modos de funcionamento disponíveis


Para além de tudo isto, as novas Triumph Scrambler 1200 destacam-se pela utilização de iluminação “Full LED”, comandos retroiluminados, um painel de instrumentos TFT a cores com diferentes modos de visualização das informações, e ainda um prático sistema de ignição “keyless”.

Com uma gama de mais de 70 acessórios oficiais disponíveis, as novas Scrambler 1200 XC e XE oferecem inúmeras possibilidades de personalização. As cores disponíveis são: Sapphire Black, Matt Khaki Green / Matt Jet Black, Cobalt Blue / Jet Black.

O PVP da Triumph Scrambler 1200 XC em Portugal é de 15.100€.

O PVP da Triumph Scrambler 1200 XE em Portugal é de 16.100€.


Galeria de fotos Triumph Scrambler 1200 XC

Galeria de fotos Triumph Scrambler 1200 XE


Triumph Scrambler 1200 Steve McQueen Edition


Mas a pensar nos motociclistas que querem mesmo adicionar uma moto especial à sua coleção, 2021 é também o ano em que a marca britânica cria uma nova versão da Scrambler 1200.

A nova Triumph Scrambler 1200 Steve McQueen Edition terá produção limitada a 1000 exemplares para todo o mundo. Não há um número de unidades pré-definido para cada país, pelo que se quiser uma, convém visitar o seu concessionário Triumph o mais rápido possível!

Tem como base a versão XE, mas adiciona-lhe um conjunto de acessórios oficiais instalados de série, e cada unidade é entregue acompanhada pelo respetivo Certificado de Autenticidade assinado por Nick Bloor e pelo filho do icónico ator, com Chad McQueen a trabalhar com a equipa da Triumph na criação desta versão que homenageia o seu pai, um conhecido “petrolhead” e entusiasta da marca britânica.


A Triumph Scrambler 1200 Steve McQueen Edition apresenta ainda um esquema pintura exclusivo, depósito de combustível decorado com um logótipo de Steve McQueen, sendo que a tampa do depósito é o modelo Monza para um “look” mais premium.

A Triumph Portugal confirmou ao Andar de Moto que o PVP desta Scrambler 1200 Steve McQueen Edition é de 17.100€. Um valor que a posiciona como uma excelente proposta para quem quer ter uma moto ligada ao famoso ator.

De referir ainda que a moto #1 ficará na posse de Chad McQueen e da família, enquanto a moto #2 será leiloada ainda em 2021, sendo que o dinheiro desse leilão reverte em favor de uma associação de crianças apoiada por Steve McQueen.

Galeria de fotos Triumph Scrambler 1200 Steve McQueen Edition

andardemoto.pt @ 13-4-2021 12:00:00


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