Husqvarna Vektorr Concept – Mobilidade urbana elétrica

A Husqvarna continua a mostrar como será composta a sua gama E-Mobility. Depois da E-Pilen Concept, agora a marca do grupo KTM revela uma scooter elétrica. Fique a conhecer aqui os primeiros detalhes da Husqvarna Vektorr Concept para o futuro da mobilidade urbana zero emissões.

andardemoto.pt @ 7-5-2021 10:43:41

Se as motos elétricas de maior porte são o grande chamariz para atrair os motociclistas para o mundo das motos zero emissões, a verdade é que o grande foco dos maiores fabricantes de duas rodas centra-se na mobilidade urbana elétrica.

As scooters e motos citadinas elétricas são o futuro para a mobilidade urbana zero emissões que os governos pretendem implementar, e nesse aspeto a Husqvarna acaba de revelar uma proposta bastante aliciante.

A Husqvarna Vektorr Concept segue as pisadas da E-Pilen Concept que a “Husky” apresentou há poucos dias – clique aqui. Ambas fazem parte do programa E-Mobility que a marca do grupo KTM pretende alargar a mais modelos para além da scooter e naked elétrica.

A Vektorr Concept é a primeira proposta scooter alguma vez produzida pela Husqvarna. O seu único foco será a mobilidade urbana, pelo que os motociclistas que procuram uma scooter elétrica para percursos extra-urbanos não vão encontrar na Vektorr Concept a solução para os seus problemas.




Até porque, analisando as primeiras informações técnicas divulgadas pela Husqvarna, a Vektorr Concept teria dificuldades em enfrentar percursos mais longos.

A velocidade máxima desta proposta da gama E-Mobility é de 45 km/h, vincando a sua intenção de ser exclusivamente usada no interior de meios urbanos, habitualmente congestionados de trânsito. A autonomia proveniente das baterias de iões de lítio é de 95 km, o que permitirá ao utilizador da Vektorr Concept uma boa mobilidade dentro da cidade, sem se preocupar com carregamentos.

Tal como acontece na naked E-Pilen Concept, também no caso da scooter a Husqvarna irá optar por usar um conjunto de baterias removíveis, o que facilitará o carregamento, particularmente nos casos de motociclistas que não têm garagem ou um local mais apropriado para carregar a Vektorr Concept durante a noite. Basta remover a bateria, levar para casa e deixar carregar durante a noite.



A gama E-Mobility da Husqvarna (clique aqui para mais informações) parece estar bastante avançada em termos de desenvolvimento e a gama vai crescendo a um ritmo interessante. Para além das concept E-Pilen e Vektorr, a marca também mostrou já a trotinete elétrica Blitz Concept, neste caso uma solução para mobilidade pessoal mais polivalente e de curtas distâncias.

Sabemos que a Husqvarna irá continuar a apresentar mais novidades elétricas para a gama E-Mobility nos próximos meses. Provavelmente na próxima edição do Salão de Milão EICMA veremos uma evolução destes conceitos, sendo que talvez em 2022 cheguem aos concessionários “Husky”.

Galeria de fotos gama Husqvarna E-Mobility

andardemoto.pt @ 7-5-2021 10:43:41


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews