Consórcio de Baterias Intermutáveis para Motos oficialmente criado

A Honda, KTM, grupo Piaggio e a Yamaha assinaram finalmente o acordo que permite criar o Consórcio de Baterias Intermutáveis para Motos. O objetivo é trabalhar num conjunto de parâmetros e regulamentos standard para produzir e utilizar baterias que possam ser usadas em motos elétricas de diferentes fabricantes.

andardemoto.pt @ 6-9-2021 13:03:39

Com a mobilidade elétrica a ganhar cada vez maior relevância a nível mundial, e principalmente na Europa, onde vários países e cidades estão a adotar medidas que restringem a circulação de veículos com motor a combustão interna, a procura por parte dos grandes fabricantes de motos por uma solução que permita oferecer aos motociclistas motos elétricas que possam usar sem tantas preocupações com a autonomia e carregamentos das baterias, acaba de ganhar um grande impulso.

Tudo porque, e no seguimento do que já aqui publicámos no Andar de Moto no início de março deste ano, foi hoje oficialmente anunciada a criação do Consórcio de Baterias Intermutáveis para Motos (SBMC - Swappable Batteries Motorcycle Consortium).

Este projeto parte da ideia base de que será necessário criar um conjunto de parâmetros e regulamentos standard que permitam aos fabricantes desenvolver baterias para motos elétricas, que possam ser usadas em modelos produzidos por diferentes fabricantes. Basicamente, uma bateria comum a todos os fabricantes.



O Consórcio de Baterias Intermutáveis para Motos é formado pela Honda, KTM, grupo Piaggio e ainda pela Yamaha. Os presidentes destes quatro fabricantes de motos assinaram o acordo que dá oficialmente início aos diferentes projetos de conjunto deste Consórcio multimarcas.

Empenhados na promoção do uso generalizado de motos elétricas, tais como scooters, motociclos, triciclos e quadriciclos no setor dos transportes, e com uma gestão mais sustentável do ciclo de vida das baterias no contexto das políticas climáticas internacionais, os membros fundadores do Consórcio acreditam que a existência e disponibilidade de um sistema intermutável de baterias desenvolvido em conjunto é a solução para o desenvolvimento da eletromobilidade de baixa tensão.

O objetivo subjacente deste Consórcio é encontrar soluções para as preocupações que os clientes possam ter em relação ao futuro da eletromobilidade, por exemplo, a autonomia, os tempos que demoram os carregamentos, as infraestruturas e os custos associados. Estes objetivos serão atingidos de acordo com quatro princípios orientadores básicos:

- Desenvolver especificações técnicas comuns para estes sistemas intermutáveis
- Confirmar a utilização comum destes sistemas de baterias
- Definir e promover as especificações comuns do Consórcio, fazendo esforços para que as mesmas se tornem no padrão standard a utilizar a nível Europeu e internacional
- Expandir a utilização das especificações comuns do Consórcio a nível global



Estas quatro marcas que formam o Consórcio de Baterias Intermutáveis para Motos vão trabalhar a partir de agora em estreita ligação entre si, mas também com organismos internacionais do setor, no sentido de definir novas regras técnicas.

Na realidade, a disponibilidade de estações de carregamento varia entre os países e os utilizadores finais só dispõem de informações limitadas. Portanto, com este consórcio, a Honda, a Piaggio, a KTM e a Yamaha pretendem envolver os tomadores de decisão no desenvolvimento e na implantação de infraestruturas de carregamento, promovendo assim o aumento de veículos elétricos como as motos.

Apesar de originalmente formado por estes quatro fundadores, os membros do Consórcio deixam publicamente o desejo de que outros fabricantes e entidades se juntem ao projeto. Deste ponto de vista, Honda, KTM, Piaggio e Yamaha procuram que as novas regras técnicas sejam criadas de forma a satisfazer os desejos e necessidades de um maior número de marcas, o que irá beneficiar, em última análise, os motociclistas.



Yoshishige Nomura, Diretor Geral da Divisão de Motos da Honda Motor Co., Ltd.:
“A Honda acredita que a adoção generalizada de motos elétricas pode ter um papel importante na concretização de uma sociedade mais sustentável. Para isso, é necessário resolver diversos desafios, por exemplo, aumentar a autonomia, encurtar os tempos de carregamento e diminuir os custos destes veículos e das infraestruturas, aumentando assim a conveniência dos clientes. No Consórcio agora criado, os membros fundadores da indústria de motos e outras partes interessadas vão trabalhar juntos no sentido de padronizar as baterias intermutáveis, os seus sistemas de carregamento e as infraestruturas adjacentes, criando assim um ambiente propício à sua utilização. O nosso objetivo final é garantir que as motos continuam a ser o veículo de eleição muito útil no transporte e mobilidade do futuro”.

Stefan Pierer, CEO Pierer Mobility AG:
“A assinatura deste acordo de consórcio é um passo fundamental para garantir que a Pierer Mobility AG pode continuar a avançar, a inovar ao ritmo necessário e a evoluir a sua visão estratégica bem definida para veículos de duas rodas movidos a eletricidade. Juntamente com os nossos parceiros, vamos trabalhar para conseguir um sistema de baterias intermutáveis para veículos de baixa tensão (48 V), com capacidade até 11 kW e com base em padrões técnicos internacionais. A nossa forte intenção é garantir que os veículos motorizados de duas rodas mantenham o seu papel fundamental no futuro da mobilidade urbana e não urbana”.

Michele Colaninno, Diretor de Produto e Estratégia do grupo Piaggio:
“A mobilidade urbana vive um momento delicado de transição para a eletrificação. Graças ao nosso Consórcio, que representa quatro grandes players globais, as motos continuarão a desempenhar um papel fundamental no contexto urbano. Baterias substituíveis fornecem a resposta certa para acelerar o tempo de recarga de veículos, oferecendo uma escolha adicional valiosa para os utilizadores. A mobilidade urbana faz parte do DNA e da história da Piaggio: o nosso objetivo é trazer para o Consórcio todo o nosso know-how tecnológico e atitude de inovação”.

Takuya Kinoshita, Senior Executive Officer, Chief General Manager of Land Mobility Business Operations, Yamaha Motor Co., Ltd.:
“O Consórcio de Baterias Intermutáveis para Motos ​​na Europa está finalmente pronto para começar a trabalhar. Espero que este primeiro passo seja um farol que atraia pessoas com ideias semelhantes à nossa missão e leve a mudanças transformadoras para o futuro. Na Yamaha Motor estamos confiantes de que, por meio dessa iniciativa, podemos ajudar a unificar as diferentes especificações técnicas e padrões e contribuir para maximizar os méritos da energia elétrica para os utilizadores em todo o mundo”.

andardemoto.pt @ 6-9-2021 13:03:39


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews