Ducati Streetfighter V4 SP – A mais exótica e brutal

A casa de Borgo Panigale aplica à Streetfighter componentes que elevam a sua performance para um novo patamar. Fique a conhecer os detalhes da exótica e brutal Ducati Streetfighter V4 SP.

andardemoto.pt @ 11-11-2021 20:36:01

A excelência da Streetfighter V4 S é algo que aqui no Andar de Moto já comprovámos. A naked italiana, considerada a “moto mais bela” do Salão de Milão EICMA 2019, é um portento técnico e tecnológico, e a demonstração que a Ducati sabe o que faz.

Mas para 2022, a Ducati e a sua equipa de desenvolvimento, decidiu elevar o patamar de performance e exotismo da Streetfighter V4 com a revelação da novíssima e brutal Streetfighter V4 SP que acaba de ser revelada ao mundo em conjunto com a nova Streetfighter V2 – descubra-a aqui.

Os mais atentos sabem que a sigla SP é apenas utilizada nas motos de Borgo Panigale que são verdadeiramente especiais. SP significa “Sport Production”, uma demonstração da casa italiana de todo o seu poderio desportivo aplicado às motos de produção em série.

No caso da Streetfighter V4 SP as melhorias acontecem a vários níveis.



Envolto numa pintura denominada “Winter Test”, em preto mate e apenas com parte do depósito de combustível a mostrar o alumínio escovado de que é fabricado, encontramos um conjunto que é dominado pelo poderoso motor V4. O Desmosedici Stradale de 1.103 cc apresenta números invejáveis: 208 cv e 123 Nm de binário máximo às 9.500 rpm.

Embora estes valores se mantenham inalterados em comparação com a V4 S, a Ducati adiciona uma embraiagem a seco STM-EVO SBK, componente que assegura maior fluidez nas reduções de caixa mais agressivas, graças à superior função deslizante. Isto significa que numa condução extrema em pista a Streetfighter V4 SP será mais eficaz.

Com um peso de apenas 196 kg a cheio, a naked italiana apresenta jantes em fibra de carbono, com desenho de 5 braços bipartidos. Em comparação com as jantes forjadas em alumínio da variante V4 S, estas jantes da Streetfighter V4 SP são 1,4 kg mais leves e permitem reduzir a inércia em 26% na roda dianteira e uns massivos 46% na roda traseira, garantindo melhor aceleração e ainda maior agilidade.



Numa moto que se destaca pela sua aceleração e velocidade, será importante também um sistema de travagem à altura. E isso está garantido graças à utilização de pinças Brembo Stylema R, uma evolução das já conhecidas pinças Stylema que são atualmente usadas em muitas superdesportivas de topo.

A Streetfighter V4 SP está equipada com o sistema de suspensões eletrónicas Öhlins Smart EC 2.0 ‘event-based’, que pode variar o amortecimento de acordo com o estilo de condução, e que, em conjunto com as asas biplano, aumentam a confiança e asseguram a melhor performance numa utilização desportiva.

O equipamento desta moto especial é enriquecido pelos poisa-pés em alumínio e maquinados em CNC, o guarda-lamas dianteiro em carbono, e a bateria de iões de lítio mais leve.

A chegada da nova Ducati Streetfighter V4 SP aos concessionários nacionais está prevista para março de 2022. A produção será em número reduzido, e cada moto vem numerada em contagem progressiva. O preço já confirmado para Portugal é de 32.245€.

Galeria de fotos Ducati Streetfighter V4 SP

andardemoto.pt @ 11-11-2021 20:36:01


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews