Voge 500AC – Uma neo-retro para a carta A2

A marca chinesa expande a gama média cilindrada com o lançamento da nova 500AC, uma neo-retro que a Voge pretende que se torne num destaque para quem procura uma moto dentro dos limites da carta A2.

andardemoto.pt @ 22-11-2021 14:09:57

Chegou mais uma novidade para gama de modelos Voge de média cilindrada. Desta vez, a marca chinesa apresenta uma neo-retro na cilindrada de ‘meio-litro’. A nova Voge 500AC destaca-se pela sua imagem original, com apontamentos que relembram, de certa forma, uma ‘muscle bike’.

Ainda que partilhe o robusto quadro multitubular das restantes Voge de 500 cc, a naked 500R e as trail 500DS e 500DSX, a nova 500AC apresenta uma profunda renovação no seu motor bicilíndrico em linha de 500 cc.

As modificações internas incidiram principalmente numa nova embraiagem deslizante, uma tecnologia derivada do mundo da competição, com a qual se evita a perda de tração da roda traseira nas reduções de caixa mais bruscas. Para além disto, o bicilíndrico apresenta uma curva de entrega de potência e binário redefinida, registando, sob homologação Euro5, uma potência máxima de 47 cv (34,5 kW) às 8.500 rpm, ligeiramente superior aos modelos anteriores e no limite legal permitido para os detentores da carta de condução A2.


O novo mapa de injeção, de acordo com a Voge, permite uma entrega mais cheia a baixos e médios regimes, e com isso a nova 500AC consegue um comportamento mais doseável em utilização urbana, e, em particular, para os que procuram uma moto versátil, fiável e suave.

O motor de refrigeração líquida da 500AC conta com dupla árvore de cames (DOHC) e quatro válvulas por cilindro, com a empresa alemã Bosch a ocupar-se da gestão eletrónica da injeção.

As suspensões estão a cargo da marca japonesa Kayaba, com uma forquilha invertida com bainhas de 41 mm no eixo dianteiro e um curso de 128 mm, e, atrás, um monoamortecedor da mesma marca dotado de bielas para garante uma firmeza progressiva ao longo do curso.

A nível de travões, a Voge também optou por outro fabricante japonês bastante reconhecido, a Nissin, que coloca o seu nome no duplo disco dianteiro flutuante de 298 mm de diâmetro, com pinças de duplo pistão, enquanto na roda posterior se dá uso a um disco único de 240 mm, com a sua correspondente pinça simples. Este sistema de travagem é acompanhado por ABS, com modulador de dois canais independentes.

Para complementar o conjunto de equipamentos encontramos os pneus Pirelli Angel.



As mais recentes tecnologias estão presentes no equipamento da Voge 500AC. Para começar, toda a sua iluminação é em LED, desde a ótica frontal ao farolim, passando pelos piscas. O farol, de secção circular para se adaptar à tendência retro, agrupa dois módulos LED de alta intensidade para os feixes de luzes de máximos e médios, acompanhados por quatro segmentos de guias luminosas de cada lado, que fazem de luz de presença DRL.

Atrás, o farolim rodeia amplamente toda a traseira sob o assento, albergando os piscas traseiros no guarda-lamas junto à roda (que também serve de suporte à placa de matrícula) e fixo assimetricamente ao braço oscilante pelo seu extremo esquerdo. A posição inferior deste guarda-lamas contribui para dar uma imagem de leveza à parte posterior da moto.

Para o painel de instrumentos a 500AC recorre a um ecrã TFT a cores que conta com dois diferentes modos de visualização: um clássico, com os dígitos do velocímetro dentro de um conta-rotações circular, e outro mais desportivo, que mostra a zona útil do motor numa faixa horizontal com o velocímetro mesmo abaixo dela.

Galeria de fotos Voge 500AC


Entre as informações apresentadas no painel de instrumentos encontramos a informação de pressão dos pneus em tempo real, voltímetro e conectividade com o telefone móvel através de Wifi ou Bluetooth. Para além disto, junto ao ecrã TFT, a 500AC inclui uma ficha de corrente USB para carregar o telemóvel ou GPS.

A posição de condução apresenta-se, de acordo com o fabricante, como sendo confortável, graças a um guiador elevado que contribui para manter as costas erguidas, destacando-se ainda a altura do assento abaixo dos 800 mm: exatamente 790 mm. Isto permitirá a sua utilização por condutores de todas as estaturas. O passageiro, por seu lado, acomoda-se a uma altura superior, dispondo de pegas laterais para se segurar.

Completam esta Voge 500AC um depósito de 19 litros de capacidade, que permite uma autonomia de quase 500 km sem abastecer, e um original silenciador em forma de megafone.

A nova Voge 500AC começou a sua distribuição em toda a rede de pontos de venda da Onetrón em Portugal, nas cores azul, cinzento e prata mate, por um preço de 6.595€, ao qual se aplica uma promoção de lançamento de 350€, situando-se assim o preço nos 6.245€.


andardemoto.pt @ 22-11-2021 14:09:57


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