KTM 1290 Super Duke R Evo – Ainda mais bestial!

A powernaked austríaca recebe novas cores e suspensões semi-ativas WP. Fique a conhecer os detalhes da nova variante KTM 1290 Super Duke R Evo.

andardemoto.pt @ 22-11-2021 12:12:02

Quando no Salão de Milão EICMA de 2019 a KTM nos mostrou a mais recente geração da sua powernaked 1290 Super Duke R, poucos pensavam que seria possível criar algo mais eficaz e que pudesse ser adquirido por qualquer motociclista que deseje desfrutar de enormes doses de adrenalina na estrada.

O Andar de Moto foi dos primeiros meios a testar a nova “Besta” de Mattighofen no Autódromo Internacional do Algarve, e as nossas impressões podem ser lidas clicando aqui. Porém, a KTM tinha um “trunfo na manga”: a exótica 1290 Super Duke RR!

Esta variante, da qual apenas foram fabricadas 500 unidades para todo o mundo, prometia ainda maiores doses de adrenalina aos sortudos que tiveram a possibilidade de a adquirir antes que se esgotasse. E esgotou muito rapidamente!


Agora, e a pensar na temporada de “track days” de 2022, a KTM decide elevar o patamar de sofisticação apresentando uma 1290 Super Duke R Evo, uma variante ainda mais bestial daquela que já era uma das melhores powernaked que podemos desfrutar em estradas públicas.

Mantendo a mesma base mecânica, ou seja o motor bicilíndrico LC8 continua a desenvolver a mesma potência, a nova 1290 Super Duke R Evo destaca-se pela utilização de novas suspensões eletrónicas semi-ativas fornecidas, claro, pelos especialistas da WP.

Este sistema de suspensões faz a sua estreia na gama Super Duke R. As suspensões dianteira e traseira da WP monitorizam a todo o instante o estado da moto em andamento, ajustando assim os diferentes parâmetros de afinação de forma automática. De série a WP disponibiliza três modos semi-ativos: Sport, Street e Comfort.

A pré-carga é também ajustada de forma eletrónica num total de 20 mm, em incrementos de 2 mm ou 10%.



Porém, a KTM 1290 Super Duke R Evo disponibiliza, como opcional, um “pack” de parametrizações eletrónicas das suspensões que é ainda mais avançado. Denominado de Suspension Pro, este pacote desbloqueia os modos de funcionamento Track, Advanced e Auto. Como seria expectável, Track será o modo mais firme e adaptado para uso em pista, Advanced permite que o condutor seleciona 1 de 8 níveis de firmeza, enquanto o modo Auto retira ao condutor a necessidade de selecionar os parâmetros e ajusta tudo de forma automática.

Para além disso, o pacote Suspension Pro adiciona o ajuste automático da pré-carga em três afinações: High, Low e Standard. No primeiro modo a traseira fica mais elevada e com isso a dianteira passa a estar mais “carregada”, Low baixa a traseira, e Standard será o compromisso entre os dois anteriores.

Outro recurso opcional na versão Suspension Pro é uma configuração anti mergulho, que mantém a forquilha o mais elevada possível nas travagens mais fortes, mantendo assim o equilíbrio do conjunto. Como acontece com a maioria das funções eletrónicas, esta solução também pode ser desligada através dos comandos da moto e do esbelto painel de instrumentos TFT a cores personalizável.


Nesta KTM 1290 Super Duke R Evo o acelerador “rápido” reduz em 7 graus a rotação máxima do punho direito, enquanto o pacote de modos de condução de série – Sport, Street e Rain – é alargado com os modos opcionais Track (um regresso) e ainda a estreia do modo Performance, que, se quisermos entender desta forma, será o modo Track para utilização em estrada.

Neste modo de condução Performance, e ao contrário do Track, as diferentes ajudas à condução são mantidas ligadas e podem ser ajustadas. Recordamos que em Track, por exemplo, o “wheelie control” é desligado.



Para os condutores que quiserem levar ainda mais a sério a condução da KTM 1290 Super Duke R Evo, a marca austríaca disponibiliza o pacote opcional Performance, que desbloqueia o controlo eletrónico ajustável do efeito travão-motor, para além de um valioso quickshift bidirecional.

Outra novidade nesta 1290 Super Duke R Evo é a possibilidade do cliente a poder adquirir, a partir do primeiro trimestre de 2022, na nova combinação de cor prateado/laranja.

Quanto a preços em Portugal, a Jetmar, representante da KTM no nosso país, ainda não divulgou valores.

Galeria de fotos KTM 1290 Super Duke R Evo

andardemoto.pt @ 22-11-2021 12:12:02


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews