EICMA 2021 – Protótipo Yamaha Ténéré 700 Raid

A casa de Iwata apresenta uma visão mais agressiva da sua trail de média cilindrada. A nova Yamaha Ténéré 700 Raid promete ainda mais aventuras nos terrenos mais exigentes.

andardemoto.pt @ 23-11-2021 14:00:17

Que a Ténéré 700 é uma excelente moto para aventuras fora de estrada já aqui foi demonstrado no Andar de Moto, com a trail de média cilindrada vinda de Iwata, Japão, a mostrar-se em grande nível no nosso comparativo 2021.

Porém, a Yamaha acredita que existe dentro da Ténéré 700 um enorme potencial para elevar ainda mais o nível de performance “off-road” deste modelo. E com o intuito de nos deixar ver, de forma antecipada, aquela que será certamente uma das grandes novidades da marca nos próximos anos, o Salão de Milão EICMA 2021 foi então o palco para a estreia mundial da Ténéré 700 Raid.

A Yamaha não tem estado indiferente aos pedidos dos clientes que “exigem” algo mais para a Ténéré 700. Muitos desses clientes, tendo em vista aventuras fora de estrada ou participação em eventos de cariz competitivo, têm vindo a realizar, por sua “conta e risco”, modificações, algumas bastante extensas e profundas, na trail da Yamaha.



Agora, a equipa de desenvolvimento da marca japonesa obteve luz verde por parte da administração para desenvolver uma variante mais agressiva, melhor equipada, e certamente mais condizente em termos de capacidades dinâmicas com as motos de competição do tipo rali raid.

O protótipo da Ténéré 700 Raid é um dos grandes destaques no stand de exposições da Yamaha nesta edição da EICMA 2021. Esta unidade especial foi criada com a utilização de componentes que integram a lista de acessórios GYTR, com a equipa de desenvolvimento a socorrer-se das informações de pilotos consagrados como Alessandro Botturi e Pol Tarrés, que testaram a moto no deserto marroquino.

Embora a Yamaha não revele muitos dados técnicos, e, principalmente, quando é que poderemos ver chegar aos concessionários a versão de produção que seguirá as pisadas deste protótipo da Ténéré 700 Raid, a marca revelou uma lista dos componentes e acessórios GYTR que tornam esta moto tão especial.


Lista de componentes modificados no protótipo Yamaha Ténéré 700 Raid


- Escape de competição totalmente em titânio Akrapovič
- Centralina GYTR
- Caixa do filtro de ar e filtro de alto desempenho
- Cremalheira com 48 dentes
- Radiador sobredimensionado
- Duplos ventiladores de arrefecimento
- Nova tampa da bomba de água
- Novo refrigerador de óleo
- Embraiagem de elevado desempenho Rekluse
- Tampa de embraiagem em duas peças
- Nova manete de embraiagem

Suspensão

- Suspensão dianteira com bainhas de 48 mm de elevado curso – 270 mm
- Mesas de direção (inferior e superior) maquinadas
- Novo amortecedor traseiro de curso longo - 260 mm
- Nova biela de suspensão traseira

Travões

- Disco frontal único de maior diâmetro– 300 mm
- Pastilhas de travão de competição
- Êmbolo da bomba principal do travão dianteiro atualizado
- Nova manete do travão dianteiro
- Disco traseiro de 267 mm de diâmetro
- Novo suporte de montagem da pinça
- Tubos de travão dianteiro e traseiro com malha de aço

Galeria de fotos protótipo Yamaha Ténéré 700 Raid

andardemoto.pt @ 23-11-2021 14:00:17


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews