EICMA 2021 – Voge estreia-se nas scooters e apresenta a SR4 350

A marca premium do grupo Loncin apresenta no Salão de Milão EICMA 2021 aquela que é a sua primeira scooter. Fique a conhecer os detalhes da nova Voge SR4 350.

andardemoto.pt @ 23-11-2021 13:14:31

A marca chinesa Voge não parece querer abrandar o ritmo no que respeita à apresentação de novidades para 2022. Depois de nos revelar os detalhes da neo-retro 500AC, a marca premium do grupo Loncin, que em Portugal é representada pela Onetrón Motos, acaba de apresentar a scooter SR4 350.

Esta é uma estreia absoluta para a Voge, que até ao momento se tinha dedicado em exclusivo não só às naked e trails como também à mobilidade elétrica com a ER-10. A nova SR4 350 resulta da parceria que a Loncin tem com a BMW Motorrad, em que o grupo chinês fabrica as C400. Por essa razão, a nova Voge SR4 350 partilha muitos elementos com as propostas alemãs.

A nova Voge SR4 assenta numa estrutura multitubular em aço de secção retangular, que suporta o bloco motor-transmissão, acompanhado por um braço oscilante fabricado em alumínio fundido, o que lhe confere uma grande rigidez torsional.


O motor é um monocilíndrico de 350 cc com refrigeração líquida e cabeça SOHC de quatro válvulas. Na sua conceção foi dada uma especial atenção à redução das vibrações e à máxima suavidade de funcionamento. Por essa razão, foi instalado um veio de equilíbrio contrarrotante, assim como um variador contínuo reforçado e sinoblocos nos suportes do motor par absorver ao máximo as vibrações.

Para conseguir um design atraente e desportivo, a Voge recorreu a uma experimentada empresa italiana de design do Motor Valley em Bolonha, Itália, tendo como objetivo assegurar que a linguagem estilística da SR4 350 fosse de encontro às exigências do mercado europeu.

Apresentando linhas suaves e mas que não escondem um caráter musculado, a nova scooter SR4 pretende transmitir uma vincada sensação de agilidade, com uma área frontal dominada por um para-brisas desenhado para garantir muita proteção aerodinâmica, uma característica perfeita nas viagens mais longas.



O sistema de iluminação foi também criado para contribuir para a imagem desportiva da SR4.

Toda a iluminação adota tecnologia Full LED, com o grupo ótico dianteiro a adotar formas estreitas e que se prolongam pelas laterais, situação semelhante ao que encontramos nas luz de travão. A dupla ótica integra uma ampla luz diurna DRL em formato de ‘sobrancelha’, com os intermitentes de funcionamento sequencial nos extremos. A luz traseira é estreita, baseando-se numa longa guia luminosa para a luz de presença e ao centro para a luz de travão, com os intermitentes traseiros, também sequenciais, situados sob os extremos exteriores da luz de presença.

A Voge pretende que a sua primeira scooter se revela numa referência ao nível do conforto de utilização. Para isso foi definida uma ergonomia e posição de condução específicas, com o assento do condutor a somente 761 mm do solo, permitindo a utilizadores de estaturas médias apoiar firmemente os pés ao parar, facilitando também as manobras a baixa velocidade.

O assento do condutor conta ainda com um envolvente encosto de apoio lombar para combater o cansaço em viagens de maior duração. A este conforto acrescenta-se o para-brisas, regulável em altura, regulação que é feita de forma elétrica a partir do grupo de comutadores posicionados no punho esquerdo.


As suspensões da nova Voge SR4 350 estão a cargo da marca japonesa Kayaba, que disponibiliza uma forquilha com bainhas de 35 mm de diâmetro e permite  110 mm de curso à roda dianteira, enquanto na traseira brilham dois amortecedores com cinco posições de ajuste da pré-carga, proporcionando um curso de 112 mm à roda traseira.

Para os travões recorreu-se a elementos da marca espanhola J.Juan, integrada recentemente no grupo Brembo. Na frente encontramos dois discos de 265 mm com pinças flutuantes de fixação radial e quatro pistões, enquanto atrás um disco de 265 mm coé “mordido” por uma pinça flutuante de pistão simples. O sistema de travagem fica completo com um modulador de ABS de dois canais independentes, de última geração, fornecido pela empresa alemã Continental.

Destaque para o nível de equipamento instalado de série na nova Voge SR4. Junto da manete direita encontra-se uma alavanca para o travão de estacionamento, um componente precioso, particularmente quando temos de estacionar a scooter em locais inclinados. A destacar ainda o sistema de luz de travão de emergência, que faz piscar a luz posterior em travagens bruscas, advertindo assim os condutores dos veículos que seguem atrás da SR4.



De realçar que o sistema de ABS da Continental integra um controlo de tração que deteta quando a roda traseira está a rodar mais rápido que a dianteira, aplicando travão-motor para evitar que a derrapagem se prolongue em demasia, provocando a perda de estabilidade do conjunto.

As jantes de 15 e 14 polegadas estão cobertas com pneus Pirelli Angel Scooter, com um composto médio de borracha, ideal para uso todo o ano, pois graças ao desenho do seu rasto torna-se num pneu com uma boa capacidade de escoamento de água.

Como boa scooter que é, a Voge SR4 dispõe de uma elevada capacidade de carga, contando com dois porta-luvas com fecho centralizado, com uma capacidade de 5 litros em cada um deles, incluindo ainda no seu interior tomadas USB de 5V e de isqueiro de 12V.

O principal compartimento de carga encontra-se debaixo do assento e tem uma capacidade de 41,5 litros, podendo albergar um capacete integral acompanhado por um aberto. O compartimento de carga dispõe de iluminação superior e um amortecedor hidráulico que mantém aberto o assento.


Também é importante destacar na SR4 o sistema TMPS, que monitoriza em tempo real a pressão dos pneus, mostrando esses valores no painel de instrumentos e avisando quando acontece uma perda de pressão, bem como a chave inteligente por proximidade, que permite colocar em funcionamento a scooter premindo simplesmente um botão no centro do guiador, ou localizar o veículo num estacionamento muito concorrido, um sistema antirroubo que atua sobre a ignição por meio de um chip integrado na chave inteligente, abertura elétrica do assento e tampão de gasolina (12,8 litros) e até mesmo uma câmara de vídeo, situada sobre o centro dos faróis, que permite gravar as viagens num cartão MicroSD ou TF.

A lista de equipamento “premium” continua com o painel de instrumentos, um grande ecrã TFT a cores de 7 polegadas. O ecrã tem conectividade com o telefone móvel através de Bluetooth, proporcionando funções multimédia como a navegação GPS ou realizar/receber chamadas telefónicas se dispuser de auriculares/microfone Bluetooth no capacete.

A previsão de chegada da nova Voge SR4 350 ao mercado nacional está prevista para meados da próxima primavera de 2022, com um preço ainda por determinar, mas que, de acordo com o importador Onetrón Motos, será muito competitivo.

Galeria de fotos Voge SR4 350

andardemoto.pt @ 23-11-2021 13:14:31


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews