EICMA 2021 – Royal Enfield SG650 Concept

A marca indiana mostra no Salão de Milão EICMA 2021 uma proposta que significa uma mudança de rumo no momento em que celebra 120 anos de vida. A Royal Enfield SG650 Concept é uma interpretação cruiser baseada na plataforma 650 cc.

andardemoto.pt @ 23-11-2021 16:03:52

A celebrar nada menos do que 120 anos de vida, a Royal Enfield apresenta no Salão de Milão EICMA 2021 uma novidade em formato conceptual, mas que marca, indubitavelmente, uma mudança de paradigma no caminho que a marca indiana irá seguir no futuro.

A Royal Enfield SG650 Concept apresenta uma interpretação moderna de uma cruiser baseada na bem conhecida, e popular, plataforma 650 Twins que atualmente conta com as variantes Interceptor e Continental.

O objetivo desta novidade conceptual é marcar o início da transição da Royal Enfield, e embora adote elementos totalmente inovadores para a marca, mantém, ainda assim, diversos componentes que são reconhecidamente característicos dos modelos Royal Enfield.


Entre as características especiais que se destacam na SG650 Concept encontramos um depósito de combustível totalmente fabricado a partir de um bloco sólido de alumínio, que foi maquinado. O depósito está coberto por grafismos modernos e com temática digital. As jantes também foram desenvolvidas recorrendo ao mesmo método de fabrico e material, sendo que o sistema ABS está integrado na própria jante.

As pinças de travão foram desenhadas em exclusivo para a SG650 Concept, e o sistema de travagem apresenta dois discos dianteiros em vez de um único disco.

A forquilha invertida, com a mesa de direção superior e cobertura da ótica em alumínio integradas, e o guiador extralargo com os comutadores nos punhos em alumínio, dão um toque de originalidade e demonstram a progressão do design do protótipo rumo a uma imagem mais moderna.



Por outro lado, e de forma a fazer a ligação com os modelos mais clássicos, a Royal Enfield optou por amortecedores duplos atrás, montados num quadro de estilo clássico, e o assento em couro negro, apenas para condutor, está cosido à mão, demonstrando uma elevada atenção à qualidade dos acabamentos e detalhes únicos. Estes elementos são um piscar de olhos ao passado da marca.

O motor bicilíndrico 650 cc ganha um acabamento em preto, apenas com alguns detalhes polidos para maior contraste, enquanto o sistema de escape de duas ponteiras foi também ele desenhado em específico para complementar o “look” mais moderno da Royal Enfield SG650 Concept.

Mark Wells, diretor de design da Royal Enfield, não esconde que “Somos uma empresa de transição. Tendo sempre representado a era analógica, estamos agora concentrados em desenvolver novos produtos que respeitem a mesma pureza, mas que também se encontrem completamente integrados na era digital. De forma a celebrar esta transição, procurámos desenvolver um projeto que desse à nossa equipa de design uma oportunidade para se exprimirem de forma criativa. O objetivo? Criar um protótipo único que prestasse homenagem à vasta história de motos personalizadas da Royal Enfield, sem ficar preso ao passado. Trata-se de uma reinterpretação neo-retro que desafia as próprias convenções da Royal Enfield, respeitando o ADN icónico da marca”, começa por dizer em reação à revelação da SG650 Concept na EICMA 2021.


Mas Mark Wells acredita que este projeto especial não se trata apenas de criar uma moto diferente. Para o responsável de design da Royal Enfield, “Vários avanços tecnológicos do presente são inspirados por imaginações do passado, como o telemóvel, o relógio inteligente ou até mesmo as viagens espaciais.  O desejo em evoluir com otimismo e sem limite nas possibilidades é fundamental na progressão da nossa cultura. Como tal, demos início à criação deste protótipo não com uma questão, mas com uma contextualização: imaginar um mundo no futuro próximo e qual o lugar da nossa marca.   Assim surgiu a imagem de uma selva urbana, cibernética, saturada em néon. Onde o antigo encontra-se com o novo numa mescla de cimento, metal, luzes brilhantes e ruas sombrias. Onde o analógico cruza-se e mistura-se com o digital. Um cenário tão familiar como alienígena. Desta forma, criámos um ambiente que nos obrigasse a refletir na estética das motos Royal Enfield de um modo completamente novo”.


Galeria de fotos Royal Enfield SG650 Concept

andardemoto.pt @ 23-11-2021 16:03:52


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews