EICMA 2021 – Kawasaki Ninja H2 SX e Ninja H2 SX SE
A casa de Akashi atualiza a potente “sport-touring” e para 2022 as Kawasaki Ninja H2 SX e Ninja H2 SX SE passam a contar com dois radares e ainda mais tecnologia.
andardemoto.pt @ 23-11-2021 18:12:13
Numa era
onde as novas tecnologias estão a encontrar o seu espaço dentro do mundo das
duas rodas, a Kawasaki aproveitou o Salão de Milão EICMA 2021 para nos mostrar
aquela que será a segunda geração da poderosa “sport-touring” Ninja H2 SX,
também disponível em variante SE, neste caso equipada com suspensões eletrónicas
semi-ativas Showa e tecnologia Skyhook.
Tal como o Andar de Moto já tinha previsto numa antevisão anterior ao início do
certame italiano EICMA 2021, a Kawasaki e a sua equipa de desenvolvimento
adotaram a mais recente tecnologia de radares à nova Ninja H2 SX e Ninja H2 SX
SE.
Para além do radar dianteiro, posicionado por debaixo da grande ótica “Full LED”,
a nova proposta da casa de Akashi para percorrer longas distâncias a alta
velocidade conta também com um segundo radar, na traseira.
Com a utilização destes dois radares, a Kawasaki consegue que a sua Ninja H2 SX
e SE acedam a um novo conjunto de tecnologias, melhorando o nível de equipamento
que é oferecido de série, e ao mesmo tempo maximizando a segurança dos
motociclistas. Em relação aos novos radares, o destaque vai inteiramente para
três sistemas: Aviso de Colisão Frontal, Cruise Control Adaptativo e Deteção de
Ângulo Morto.
Com três modos de funcionamento, o sistema de Aviso de Colisão Frontal avisa o
condutor, através de sinais luminosos posicionados no painel de instrumentos,
quando a moto está a aproximar-se perigosamente de um veículo à sua frente tendo
em conta uma distância mínima pré-definida pelo condutor, e com três
possibilidades à escolha. No caso do Aviso de Colisão Frontal, o condutor é
sempre responsável pelo controlo dos travões e acelerador.
O Cruise Control Adaptativo também oferece ao condutor a possibilidade de
definir uma distância mínima em relação ao veículo que segue à sua frente, e tal
como no sistema que já referimos, existem três níveis de funcionamento à
escolha. No caso do Cruise Control Adaptativo, o condutor seleciona uma
velocidade máxima como acontece num cruise control convencional, porém, o
sistema recorre ao radar dianteiro para ajustar a velocidade da Ninja H2 SX e
Ninja H2 SX SE de acordo com a velocidade praticada pelo veículo que segue à
frente.
A moto não irá aproximar-se do veículo para além da distância definida pelo
condutor. Se for necessário, o sistema irá atuar sobre os travões de forma
automática, sem que o condutor tenha de travar manualmente, ou então sobre as
rotações do motor quatro cilindros sobrealimentado por compressor volumétrico.
Desta forma mantém-se uma distância constante de forma automática.
Caso o veículo da frente aumente de velocidade, o sistema voltará a elevar a
velocidade da moto até atingir o limite definido pelo condutor, fazendo sempre
o ajuste da velocidade de acordo com o veículo que segue à frente da moto.
Já o radar traseiro é utilizado pelo terceiro sistema de segurança: Deteção do
Ângulo Morto. Neste caso o radar deteta quando um veículo ou objeto se encontra
no denominado ângulo morto do condutor, e através de sinal luminoso nos espelhos
retrovisores, indica ao condutor que existe alguma coisa que impede a mudança
de posição.
Estas são as maiores novidades nas novas Kawasaki Ninja H2 SX e Ninja H2 SX SE.
Porém, estas “sport touring” sobrealimentadas escondem muitas outras características
que as transformam em propostas “premium”.
Para além do design agressivo e com enormes “guelras” laterais que lhes conferem
uma aparência dinâmica, estas Kawasaki contam com um pacote eletrónico avançado
e que inclui modos de condução que integram controlo de tração sensível à inclinação
e ajustável, controlo de arranque, controlo do efeito travão-motor, ou até
mesmo um valioso quickshift bidirecional para trocas de caixa perfeitas.
A iluminação LED conta com funcionalidade de iluminação em curva, enquanto para
facilitar os arranques, principalmente em subida e com passageiro e malas, a
Kawasaki instala nas novas Ninja H2 SX e Ninja H2 SX SE o sistema de ajuda ao
arranque.
De realçar que em caso de travagem brusca estas Kawasaki contam com sinalização
automática de emergência, que aciona os intermitentes traseiros.
Uma última nota para o facto do painel de instrumentos TFT a cores de 6,5
polegadas permitir, para além dos diferentes modos de visualização, emparelhar
a moto com o smartphone do motociclista e aceder, no próprio painel de
instrumentos, a nada menos do que 20 aplicações, que passam desde o habitual
navegador GPS, à música, condições climatéricas, telefone e lista de contactos,
entre outras coisas.
As novas Kawasaki Ninja H2 SX e Ninja H2 SX SE estarão disponíveis nos
concessionários nas opções de cor Emerald Blazed Green / Metallic Diablo Black
/ Metallic Graphite Gray. O preço ainda não foi anunciado pelo importador da
marca no nosso país, a Multimoto.
Galeria de fotos Kawasaki Ninja H2 SX e Ninja H2 SX SE
andardemoto.pt @ 23-11-2021 18:12:13
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