EICMA 2021 – Kawasaki Ninja H2 SX e Ninja H2 SX SE

A casa de Akashi atualiza a potente “sport-touring” e para 2022 as Kawasaki Ninja H2 SX e Ninja H2 SX SE passam a contar com dois radares e ainda mais tecnologia.

andardemoto.pt @ 23-11-2021 18:12:13

Numa era onde as novas tecnologias estão a encontrar o seu espaço dentro do mundo das duas rodas, a Kawasaki aproveitou o Salão de Milão EICMA 2021 para nos mostrar aquela que será a segunda geração da poderosa “sport-touring” Ninja H2 SX, também disponível em variante SE, neste caso equipada com suspensões eletrónicas semi-ativas Showa e tecnologia Skyhook.

Tal como o Andar de Moto já tinha previsto numa antevisão anterior ao início do certame italiano EICMA 2021, a Kawasaki e a sua equipa de desenvolvimento adotaram a mais recente tecnologia de radares à nova Ninja H2 SX e Ninja H2 SX SE.

Para além do radar dianteiro, posicionado por debaixo da grande ótica “Full LED”, a nova proposta da casa de Akashi para percorrer longas distâncias a alta velocidade conta também com um segundo radar, na traseira.


Com a utilização destes dois radares, a Kawasaki consegue que a sua Ninja H2 SX e SE acedam a um novo conjunto de tecnologias, melhorando o nível de equipamento que é oferecido de série, e ao mesmo tempo maximizando a segurança dos motociclistas. Em relação aos novos radares, o destaque vai inteiramente para três sistemas: Aviso de Colisão Frontal, Cruise Control Adaptativo e Deteção de Ângulo Morto.

Com três modos de funcionamento, o sistema de Aviso de Colisão Frontal avisa o condutor, através de sinais luminosos posicionados no painel de instrumentos, quando a moto está a aproximar-se perigosamente de um veículo à sua frente tendo em conta uma distância mínima pré-definida pelo condutor, e com três possibilidades à escolha. No caso do Aviso de Colisão Frontal, o condutor é sempre responsável pelo controlo dos travões e acelerador.



O Cruise Control Adaptativo também oferece ao condutor a possibilidade de definir uma distância mínima em relação ao veículo que segue à sua frente, e tal como no sistema que já referimos, existem três níveis de funcionamento à escolha. No caso do Cruise Control Adaptativo, o condutor seleciona uma velocidade máxima como acontece num cruise control convencional, porém, o sistema recorre ao radar dianteiro para ajustar a velocidade da Ninja H2 SX e Ninja H2 SX SE de acordo com a velocidade praticada pelo veículo que segue à frente.

A moto não irá aproximar-se do veículo para além da distância definida pelo condutor. Se for necessário, o sistema irá atuar sobre os travões de forma automática, sem que o condutor tenha de travar manualmente, ou então sobre as rotações do motor quatro cilindros sobrealimentado por compressor volumétrico. Desta forma mantém-se uma distância constante de forma automática.

Caso o veículo da frente aumente de velocidade, o sistema voltará a elevar a velocidade da moto até atingir o limite definido pelo condutor, fazendo sempre o ajuste da velocidade de acordo com o veículo que segue à frente da moto.

Já o radar traseiro é utilizado pelo terceiro sistema de segurança: Deteção do Ângulo Morto. Neste caso o radar deteta quando um veículo ou objeto se encontra no denominado ângulo morto do condutor, e através de sinal luminoso nos espelhos retrovisores, indica ao condutor que existe alguma coisa que impede a mudança de posição.


Estas são as maiores novidades nas novas Kawasaki Ninja H2 SX e Ninja H2 SX SE. Porém, estas “sport touring” sobrealimentadas escondem muitas outras características que as transformam em propostas “premium”.

Para além do design agressivo e com enormes “guelras” laterais que lhes conferem uma aparência dinâmica, estas Kawasaki contam com um pacote eletrónico avançado e que inclui modos de condução que integram controlo de tração sensível à inclinação e ajustável, controlo de arranque, controlo do efeito travão-motor, ou até mesmo um valioso quickshift bidirecional para trocas de caixa perfeitas.

A iluminação LED conta com funcionalidade de iluminação em curva, enquanto para facilitar os arranques, principalmente em subida e com passageiro e malas, a Kawasaki instala nas novas Ninja H2 SX e Ninja H2 SX SE o sistema de ajuda ao arranque.

De realçar que em caso de travagem brusca estas Kawasaki contam com sinalização automática de emergência, que aciona os intermitentes traseiros.



Uma última nota para o facto do painel de instrumentos TFT a cores de 6,5 polegadas permitir, para além dos diferentes modos de visualização, emparelhar a moto com o smartphone do motociclista e aceder, no próprio painel de instrumentos, a nada menos do que 20 aplicações, que passam desde o habitual navegador GPS, à música, condições climatéricas, telefone e lista de contactos, entre outras coisas.

As novas Kawasaki Ninja H2 SX e Ninja H2 SX SE estarão disponíveis nos concessionários nas opções de cor Emerald Blazed Green / Metallic Diablo Black / Metallic Graphite Gray. O preço ainda não foi anunciado pelo importador da marca no nosso país, a Multimoto.

Galeria de fotos Kawasaki Ninja H2 SX e Ninja H2 SX SE

andardemoto.pt @ 23-11-2021 18:12:13


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