EICMA 2021 – Yamaha R6 Race e R6 GYTR

A Yamaha mantém a aposta numa utilização exclusivamente em pista para a sua supersport. Fique a conhecer os detalhes da Yamaha R6 Race e da novíssima R6 GYTR.

andardemoto.pt @ 24-11-2021 13:36:53

Foi no final de 2020 que ficámos surpreendidos com a decisão da Yamaha em retirar a icónica R6 da sua gama de modelos de estrada. A casa de Iwata optou por não atualizar a supersport para as regras de homologação Euro5, e lançou então a R6 Race para utilização exclusivamente em pista.

Essa decisão parece ter sido a mais acertada, pois recentemente a Yamaha R6, pelas mãos de Dominique Aegerter, conquistou mais uma vez, a quinta consecutiva, o título do Mundial Supersport, ajudando a casa japonesa a cumprir uma temporada de absoluto domínio em termos de competição.

Em 2022 a estratégia da Yamaha mantém-se inalterada, estando a R6 Race novamente disponível para aquisição por parte de motociclistas e pilotos que queiram desfrutar do seu potencial em circuitos fechados, ou preparando as R6 Race para competir nos mais diversos campeonatos em todo o mundo.


A especificação de competição inclui um motor de 599 cc de alta performance com pistões forjados mais leves e resistentes, válvulas em titânio e uma relação de compressão de 13.1:1.

Além disso, com o sistema de admissão de controlo eletrónico Yamaha (YCC-I) e o acelerador controlado por chip Yamaha (YCC-T), bem como uma embraiagem deslizante, caixa de 6 velocidades de relações curtas e quickhift para engrenar velocidades superiores com a aceleração ao máximo, a R6 Race está desenvolvida para ajudar os pilotos, amadores ou profissionais, a bater os seus recordes em pista.

A suportar todo o esforço dinâmico está um quadro de última geração Deltabox (dupla trave) em alumínio, enquanto o subquadro traseiro é fabricado em magnésio. O alumínio é também o material selecionado para o fabrico do depósito de combustível.

Para as suspensões, a Yamaha recorre às unidades que equipam a superdesportiva R1. Neste caso estamos perante uma forquilha Kayaba com bainhas de 43 mm e totalmente ajustável, e na traseira um amortecedor também da Kayaba permite ajuste detalhado das diferentes possibilidades de afinação, garantindo assim que cada piloto encontrará o melhor compromisso para pilotar a R6 Race em pista.


Sendo uma moto para uso exclusivo em pista, a R6 Race dispensa a utilização de elementos que obrigatoriamente equipam as motos de estrada. Para poupar peso, a Yamaha remove as óticas e luzes, intermitentes, espelhos, porta matrículas, assento e poisa-pés do passageiro.

Em 2022 a Yamaha R6 Race estará disponível exclusivamente na cor Tech Black.


Galeria de fotos Yamaha R6 Race

Yamaha R6 GYTR


Mas para os pilotos que querem levar a sua carreira nas pistas mais a sério, a Yamaha preparou algo especial. A novíssima R6 GYTR (Genuine Yamaha Technology Racing) melhora em vários aspetos a preparação base da R6 Race, e disponibiliza um conjunto de componentes desenvolvidos pelo departamento de competição da Yamaha tendo por base a experiência nos mais diversos campeonatos.

A R6 GYTR apenas estará disponível em lojas GYTR Pro Shop selecionadas.

Esta variante mais exclusiva da supersport de Iwata vem equipada com uma centralina Superstock, que permite a ligação a um PC através de cabos específicos e assim abre um mundo de possibilidades de afinação dos diferentes parâmetros da eletrónica da R6 GYTR. A cablagem da R6 Race é substituída por cablagem de competição, ainda mais leve.


O sistema de escape é assinado pela Akrapovic, fabricado em titânio, mantendo o ruído máximo nos 100 decibéis, um fator crucial para a participação nos track days europeus, em que muitos circuitos exigem que as motos cumpram com determinados limites máximos de ruído.

A R6 GYTR está equipada com um kit de transmissão de competição que inclui corrente 520 especial, bem como tubos de travão em malha em aço inoxidável de alta especificação para melhorar a performance de travagem. O emulador de ABS GYTR permitirá remover o sensor do ABS para reduzir ainda mais o peso. Além disso, o assento de competição GYTR e o kit de poisa-pés de competição totalmente ajustável com kit opcional de inversão das mudanças, transformam a R6 GYTR numa moto preparada para todos os desafios em pista.

Para colocar o motor em funcionamento, basta premir o botão Start/Stop e a tampa do depósito GYTR especial é um sistema sem chave.



As carenagens que cobrem por completo a mecânica da Yamaha R6 GYTR são fabricadas em fibra de vidro reforçada com um primário em carbono em cor branca. No “pack” GYTR estão ainda incluídas peças exigidas pela Federação Internacional de Motociclismo para a competição, como por exemplo as proteções de manetes ou proteção da cremalheira.

A Yamaha Portugal ainda não revelou qual será o preço tanto da R6 Race como da R6 GYTR no nosso país. Porém, sabemos que as entregas das primeiras unidades estão previstas para fevereiro de 2022. Se pretender saber mais sobre o programa GYTR e sobre estes modelos visite www.yamaha-motor.eu/pt e consultar o localizador de GYTR Pro Shops.

Galeria de fotos Yamaha R6 GYTR

andardemoto.pt @ 24-11-2021 13:36:53


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