EICMA 2021 – Yamaha XSR700 e XSR700 XTribute

A família Sport Heritage da casa de Iwata apresenta várias novidades no Salão de Milão EICMA 2021. Fique a conhecer as novas Yamaha XSR700 e XSR700 XTribute.

andardemoto.pt @ 25-11-2021 16:50:44

Os modelos Sport Heritage têm conquistado o coração de muitos motociclistas europeus, que descobrem nestes modelos Yamaha a forma perfeita para desfrutar do prazer de andar de moto. Para 2022 a marca de Iwata lança no mercado uma versão renovada do modelo que faz a ponte entre a pequena XSR125 e a maior XSR900.

A nova Yamaha XSR700 foi apresentada no Salão de Milão EICMA 2021, juntamente com uma variante que recorda a mítica XT500, denominada XSR700 XTribute, e que falamos mais à frente neste artigo.

Num segmento em constante evolução, a XSR700 de 2022 utiliza o motor CP2 mais eficiente que a Yamaha fabrica, com 689 cc e agora de acordo com as normas Euro5. A Yamaha não anuncia novidades em termos de performance, por isso esta unidade motriz continuará a primar pela polivalência e economia de combustível.


As novidades que podemos encontrar neste modelo que adota a filosofia Faster Sons são a nova ótica dianteira LED, com um projetor dividido e uma lâmpada de mínimos semicircular. Na traseira mantém-se a luz de travão circular, também com tecnologia LED. Já os intermitentes foram redesenhados para serem o mais compactos possível, mas sem reduzir a sua visibilidade.

O reposicionamento mais avançado do painel de instrumentos LCD será uma novidade bastante apreciada pelos condutores da nova Yamaha XSR700, pois poderão mais facilmente visualizar as diversas informações apresentadas, sendo que nesta renovação para 2022 o fabricante japonês passa a permitir a troca de informações apresentadas no painel de instrumentos através de novos comandos nos punhos.

Se o quadro de duas partes, o depósito e o design plano do assento não sofreram, na sua generalidade, grandes alterações, o mesmo não se poderá dizer das suspensões, que contam com novas afinações de fábrica definidas para garantir uma condução descontraída e divertida.



As novidades na ciclística continuam com a utilização de um sistema de travagem melhorado graças aos discos dianteiros maiores, com 298 mm de diâmetro, sendo que a travagem, e o comportamento dinâmico de uma forma geral, serão melhorados na nova XSR700 devido à opção por pneus Michelin Road 5.

Uma última nota referente à Yamaha XSR700 para o radiador, que também recebe novas coberturas laterais, melhorando assim o seu design e permitindo que os piscas se afastem da frente.

Galeria de fotos Yamaha XSR700


Yamaha XSR700 XTribute


Partilhando a base da XSR700 e todas as novidades acima referidas, a Yamaha pretende agradar aos motociclistas que procuram algo mais clássico. Para isso, a equipa japonesa foi buscar inspiração à mítica XT500, criando assim a XSR700 XTribute.

Uma das características em maior destaque na XT500 e que lhe atribuiu mais de uma década de sucesso foi o estilo arrojado, mas simples. Esta mesma característica é partilhada com a XSR700 XTribute, com depósito de combustível de acabamento tipo alumínio escovado, coberto com um pacote gráfico inspirado na XT, que combina com os guarda-lamas brancos e com as imediatamente reconhecíveis jantes douradas.

O guiador da XTribute é mais elevado e mais largo, permitindo ao condutor adotar uma postura mais direita, sem que isso penalize o controlo sobre o conjunto. Para garantir que o condutor tem total controlo, a Yamaha utiliza nesta variante punhos e poisa-pés específicos para maior aderência.


De realçar a utilização de foles de proteção das bainhas, o que complementa o “look” scrambler que está patente nas jantes de raios, revestidas por pneus Pirelli MT60-RS.

Para evidenciar o icónico esquema de cores da XTribute, os designers da Yamaha optaram por escurecer alguns detalhes que estão em destaque na XSR700 versão normal. Desde as proteções para quadro, coberturas do radiador, até aos suportes dos instrumentos, todos os detalhes são pretos, combinando com o quadro e com o motor CP2 de cor escura, e destacando os guarda-lamas brancos e as coberturas de alumínio do depósito.

Sem preço ainda definido pela Yamaha Portugal, as novas XSR700 e XSR700 XTribute chegam ao mercado nacional a partir de março de 2022.

Galeria de fotos Yamaha XSR700

andardemoto.pt @ 25-11-2021 16:50:44


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews