EICMA 2021 – Benelli Leoncino 800

A naked italiana evolui e apresenta-se agora com um motor e uma ciclística mais encorpada. Fique a conhecer os detalhes da nova Benelli Leocino 800 apresentada no Salão de Milão EICMA 2021.

andardemoto.pt @ 25-11-2021 14:45:50

Depois da TRK 800 que fez a sua estreia oficial no Salão de Milão EICMA 2021, o certame italiano foi também cenário para a revelação de mais duas opções com a mesma cilindrada. A Leoncino 800, que falamos neste artigo, e a Leoncino 800 Trail..

No caso da estradista Leoncino 800, a Benelli, marca com sede em Pesaro, Itália, aproveitou o sucesso da variante 500 cc deste modelo, mas aplica um conjunto de alterações que a tornam mais aliciante para os motociclistas que já têm alguma experiência de condução de motos e procuram algo mais entusiasmante.

Com uma imagem elegante e linhas que interpretam um estilo clássico mas modernizado, a nova Benelli Leoncino 800 recebe o motor bicilíndrico paralelo de 754 cc e refrigeração por líquido. Esta unidade motriz consegue disponibilizar uma potência máxima de 76,2 cv às 8.500 rpm, enquanto o binário máximo anunciado é de 67 Nm às 6.500 rpm.




Este que é o motor mais evoluído da gama Benelli, apresenta distribuição com duas árvores de cames à cabeça, quatro válvulas por cilindro e ainda injeção eletrónica afinada para uma performance particularmente generosa nos baixos e médios regimes. A caixa de 6 velocidades é comandada pela embraiagem hidráulica, que por sua vez tem função deslizante para ajudar nas reduções de caixa mais agressivas.

O quadro da Benelli Leoncino 800 é uma estrutura totalmente nova. Trata-se de um quadro em tubos de aço a formar uma estrutura tipo treliça, com placas laterais de aço, que servem para adicionar rigidez estrutural e torsional, garantindo, de acordo com a marca italiana, uma condução divertida, estável e muito ágil.

Na ciclística destaca-se ainda a forquilha invertida Marzocchi com bainhas de 50 mm, totalmente ajustável, e que permite que a roda dianteira de 17 polegadas percorra um curso total de 140 mm. Na traseira encontra-se instalado um monoamortecedor, que permite afinação da pré-carga e extensão.



A travagem fica a cargo dos especialistas da Brembo, que fornecem os discos dianteiros de 320 mm mordidos por pinças monobloco de quatro pistões, enquanto o travão traseiro é composto por disco de 260 mm e pinça de dois pistões.

O depósito de combustível adota um formato clássico e tem 15 litros de capacidade, enquanto o sistema de iluminação é totalmente em LED, com destaque para a ótica dianteira que é semelhante à da Leoncino 250, incluindo o logótipo da Benelli ao centro. Atrás da ótica esconde-se um painel de instrumentos totalmente digital, com um ecrã TFT a cores.

A Multimoto, importador da Benelli em Portugal, ainda não revelou qual será o preço da nova Leoncino 800. A única informação confirmada é a sua disponibilidade durante a primavera de 2022 e as cores: cinzento, castanho ou verde.

Galeria de fotos Benelli Leoncino 800

andardemoto.pt @ 25-11-2021 14:45:50


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews