EICMA 2021 – KTM 1290 Super Duke GT

A “sport tourer” austríaca renova-se para o próximo ano. Fique a conhecer os detalhes da nova KTM 1290 Super Duke GT apresentada durante os dias do Salão de Milão EICMA 2021.

andardemoto.pt @ 25-11-2021 13:40:16

Apesar da KTM não estar presente no Salão de Milão EICMA 2021 com uma área de exposição dos seus modelos e novidades, a verdade é que a casa de Mattighofen aproveitou a realização do evento italiano para nos mostrar a renovada “sport tourer” 1290 Super Duke GT, e por essa razão incluímos esta novidade dentro da EICMA 2021.

Num segmento altamente competitivo, recheado de propostas que misturam potência, conforto e tecnologia, a KTM 1290 Super Duke GT pretende destacar-se em todas estas áreas.

No capítulo da potência, o “coração” que dá energia a esta GT é o mesmo motor LC8 que encontramos na variante naked R. O bicilíndrico em V de 1301 cc disponibiliza uma potência máxima de 175 cv e o pico de binário atinge os 141 Nm. Tudo isto num motor totalmente de acordo com os parâmetros da homologação Euro5.



A suspensão semi-ativa WP APEX que está instalada na nova 1290 Super Duke GT apresenta um funcionamento específico, graças à parametrização do funcionamento e calibração das afinações de forma a adaptar melhor o comportamento das suspensões às viagens de longa distância.

Para além dos diferentes modos de funcionamento automáticos, estas suspensões destacam-se por estarem equipadas de fábrica com função “anti-dive”, que evita que a forquilha baixe nas travagens mais fortes, mantendo a 1290 Super Duke GT o mais equilibrada possível. Por outro lado, a KTM pretende facilitar a vida do condutor, em particular no momento de selecionar a pré-carga ideal, e criou um conjunto de “settings” pré-definidos: condutor; condutor + passageiro; condutor + bagagem; condutor + passageiro + bagagem.

O ajuste das suspensões eletrónicas é feito através de novos comandos, de design ergonómico e retroiluminados, com toda a informação a ser disponibilizada no painel de instrumentos TFT a cores e de 7 polegadas, que estreia um novo “layout” e, de acordo com a KTM, torna-se bastante mais intuitivo para o condutor.



Outra novidade que podemos encontrar na nova 1290 Super Duke GT são as jantes. Para além de estarem cobertas pelos pneus Continental ContiSportAttack 4, calibrados em exclusivo para esta KTM de forma a garantirem maior estabilidade, as jantes são exatamente iguais às usadas na naked R. Isto significa que a KTM conseguiu aqui encontrar forma de reduzir o peso em 1 kg no par de jantes, o que se traduz em menor inércia e maior agilidade, e, além disso, garante um design bastante mais desportivo e atual.

Em estreia absoluta na KTM 1290 Super Duke GT está o novo sistema de navegação denominado Turn-by-Turn Plus (TBT+). Desenvolvido pela SYGIC, este TBT+ permite ao condutor usufruir de informações detalhadas de navegação no painel de instrumentos da 1290 Super Duke GT, através da app KTM Connect. O sistema pode ser usado mesmo em modo “offline”, e oferece ao condutor a possibilidade de aceder a diferentes funcionalidades sem ter de mexer no seu smartphone.

A KTM confirma que a nova 1290 Super Duke GT estará disponível nos concessionários europeus a partir de janeiro de 2022, sendo que a Jetmar, importador da marca em Portugal, não confirma ainda o preço desta novidade. Sabemos, no entanto, que será possível melhorar o nível de equipamento através dos pacotes opcionais Performance Mode e Tech Pack.

Galeria de fotos KTM 1290 Super Duke GT

andardemoto.pt @ 25-11-2021 13:40:16


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews