EICMA 2021 – Benelli TRK 800

A marca italiana apresenta, finalmente, a muito aguardada variante 800 da sua popular trail. Fique a conhecer os detalhes da nova Benelli TRK 800 apresentada no Salão de Milão EICMA 2021.

andardemoto.pt @ 24-11-2021 12:03:53

Há motos que há muito se ouve falar delas, mas que demoram bastante tempo até finalmente serem reveladas ao público. A Benelli TRK 800 é uma dessas motos, mas no Salão de Milão EICMA 2021 finalmente ficámos a conhecer a maior das trail da marca de Pesaro.

Com o design a cargo do Centro Stile da Benelli, a TRK 800 apresenta-se como uma moto bastante mais evoluída do que a variante 502, uma trail de média cilindrada extremamente popular na Europa por oferecer uma excelente relação qualidade vs preço.

Em termos de design, a Benelli adota um estilo típico dos modelos trail de cilindrada média / alta. Linhas de certa forma desportivas, que concentram a nossa atenção principalmente na parte frontal da TRK 800, onde podemos encontrar um para-brisas ajustável em altura e um grupo ótico totalmente em LED.



Realce também para o cuidado que os designers da Benelli tiveram ao criar as formas laterais do depósito de combustível, conseguindo apresentar um elemento de aparência moderna e pequenas reentrâncias por onde o ar conseguirá passar de forma a melhorar a estabilidade a velocidade mais elevadas, mas também funcionando como meio de refrigeração do motor.

O motor é o bicilíndrico paralelo que já conhecemos da naked 752S. Com uma cilindrada de 754 cc, esta unidade motriz que equipa a nova TRK 800 desenvolve uns saudáveis 76,2 cv às 8.500 rpm, enquanto o binário produzido pelos dois cilindros atinge os 67 Nm às 6.500 rpm. Está equipado com corpos de acelerador de 46 mm, embraiagem deslizante e assistida, e a caixa de velocidades tem 6 relações acionadas manualmente.

Para suportar o motor a Benelli criou um quadro tubular em aço, do tipo treliça, que garantirá a rigidez estrutural necessária para os momentos de condução em asfalto, oferecendo um excelente equilíbrio e “feedback” em condução fora de estrada.



Fixa ao quadro encontramos uma forquilha dianteira invertida assinada pelos especialistas da Marzocchi, com bainhas de 50 mm, e que permite que a roda dianteira de raios e 19 polegadas percorra um curso máximo de 170 mm. Na traseira o amortecedor da mesma marca está fixo a um braço oscilante em alumínio, sendo que a roda de 17 polegadas poderá percorrer um curso máximo de 171 mm. Estas especificações revelam, claramente, que a Benelli TRK 800 está bastante adaptada a uma utilização mais intensa fora de estrada.

De referir ainda que o monoamortecedor é regulável em pré-carga e extensão.

A travagem da TRK 800 fica a cargo da Brembo, que fornece os discos de 320 / 260 mm, e também as pinças, com destaque para a pinça frontal monobloco de quatro pistões, auxiliada por ABS.

O painel de instrumentos é um ecrã TFT a cores de 7 polegadas, enquanto as proteções variadas e o grande depósito de combustível com capacidade para 22 litros permitirá ao condutor da Benelli TRK 800 percorrer muitos quilómetros, em asfalto ou fora dele, em segurança e sem preocupação com a autonomia.

A Benelli revela que a nova TRK 800 chegará aos concessionários durante o segundo semestre de 2022, mas o preço não foi ainda revelado pelo importador nacional, a Multimoto.

Galeria de fotos Benelli TRK 800

andardemoto.pt @ 24-11-2021 12:03:53


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