EICMA 2021 – Aprilia Tuono 660 Factory

Mais leve, mais potente, mais tecnológica e com melhores componentes. Estas são as grandes novidades que podemos encontrar na nova Aprilia Tuono 660 Factory apresentada no Salão de Milão EICMA 2021.

andardemoto.pt @ 24-11-2021 11:28:23

Apesar de muitos motociclistas esperarem ansiosamente por uma variante Factory para a desportiva RS 660, a Aprilia decidiu aplicar o tratamento especial à naked Tuono 660, dotando-a de melhores componentes, mais eletrónica, um motor bicilíndrico mais potente e ainda reduzindo o peso do conjunto.

Os modelos Aprilia com denominação Factory são conhecidos por disponibilizar ao comum motociclista aquilo que de melhor a casa de Noale consegue desenvolver para as pistas. No caso da nova Aprilia Tuono 660 Factory estamos a falar de várias melhorias em diferentes áreas.

A primeira grande melhoria anunciada para a Tuono 660 Factory é a atualização do motor bicilíndrico paralelo. Com 660 cc, esta unidade motriz ganha 5 cv de potência em relação à versão base, mantendo os mesmos 67 Nm de binário máximo. Desta forma, a Tuono 660 Factory atinge um valor máximo de 100 cv, igualando assim a desportiva RS 660.


A acompanhar o aumento de potência via redefinição dos parâmetros de injeção eletrónica encontramos um pinhão de ataque mais pequeno (16 dentes), menos um dente do que na Tuono 660, alterando assim a relação de transmissão final e permitindo à Tuono 660 Factory aplicar mais rapidamente a sua potência ao asfalto, apresentando melhor capacidade de aceleração.

Por outro lado, a Aprilia e a sua equipa de desenvolvimento optaram por retirar peso ao conjunto. A Tuono 660 já é uma das naked de média cilindrada mais leves do mercado, com 183 kg a cheio. Porém, a variante Factory apresentada na EICMA 2021 eleva o patamar da relação peso/potência ao apresentar apenas 181 kg de peso a cheio. Esta redução no peso (2 kg) foi conseguida graças à utilização de uma bateria de lítio.

As melhorias continuam ao nível do chassis, nomeadamente com a utilização de suspensões que permitem um ajuste total das diferentes afinações em ambos os eixos. Para a frente a Aprilia selecionou uma forquilha Kayaba com bainhas de 41 mm de diâmetro, totalmente ajustável em compressão / extensão / pré-carga, enquanto na traseira brilha na Tuono 660 Factory um monoamortecedor Sachs com reservatório externo, com as mesmas possibilidades de afinação do eixo dianteiro.



Outra área em que a Aprilia dotou a Tuono 660 Factory de novidades é o pacote eletrónico aPRC – Aprilia Performance Ride Control. No caso desta variante melhor equipada, a marca italiana instala de fábrica a plataforma de medição de inércia, de 6 eixos, o que permitiu desbloquear uma série de funcionalidades que estavam até agora disponíveis apenas como opcionais na Tuono 660.

O pacote aPRC da nova Aprilia Tuono 660 Factory inclui:

- Cinco modos de condução, com parâmetros pré-definidos / customizáveis. Três modos para estrada e dois modos para pista;

- Controlo de tração, com 8 níveis de intervenção à escolha e funcionamento sensível à inclinação da moto em curva;

- Aprilia Wheelie Control, com 3 níveis de intervenção à escolha;

- Cruise Control, para definir uma velocidade máxima e desfrutar da viagem sem necessidade de manter a mão no acelerador;

- Quickshift, sistema que permite trocar de caixa sem recorrer à embraiagem. Funciona tanto para subir de relações como para descer;

- Controlo do efeito travão-motor, com 3 níveis de intervenção;

- Controlo da potência do motor, com 3 mapas diferentes à escolha;

- ABS com função “cornering”, com 3 níveis de intervenção à escolha, sensível à inclinação da moto em curva, e integra sistema de mitigação do levantamento da roda traseira em travagem.


Para além de tudo isto, a adoção da plataforma de medição de inércia na Tuono 660 Factory permitiu também instalar um conjunto adicional de LEDs nas óticas dianteiras. Desta forma a naked de Noale apresenta uma funcionalidade adicional, as luzes de iluminação em curva, que permitem iluminar maior quantidade de estrada de acordo com a inclinação da moto e em situações de condução noturna.

Por último, os poisa-pés são iguais aos da RS 660, enquanto para a traseira a Aprilia entrega ao proprietário da Tuono 660 Factory uma tampa do assento do passageiro, elemento que faz também parte do equipamento de série.

A Aprilia revela que a nova Tuono 660 Factory estará disponível na opção de cor Factory Dark


Galeria de fotos Aprilia Tuono 660 Factory

andardemoto.pt @ 24-11-2021 11:28:23


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews