EICMA 2021 – Novidades Brembo

O especialista em sistemas de travagem para motos apresenta um programa de Upgrade para motos de todos os tipos, anuncia que todas as suas pastilhas de travão serão amigas do ambiente, revela um novo sistema de travagem para a Harley-Davidson Sportster S e a pinça GP4-Mini para as mini-motos. Em destaque no stand da Brembo está também a pinça G Sessanta.

andardemoto.pt @ 24-11-2021 10:50:21

O Salão de Milão EICMA 2021 é o cenário escolhido pelos diversos fabricantes de motos e acessórios para apresentarem as mais recentes novidades do mundo das duas rodas. A Brembo é um desses fabricantes, com o poderoso grupo italiano a revelar no certame de Milão novidades para as mais diversas áreas do motociclismo.

Em celebração dos 60 anos da marca, a Brembo finalmente mostra ao público uma versão física da pinça de travão G Sessanta, que o Andar de Moto já tinha apresentado em detalhe em meados deste ano.

Uma solução técnica inovadora que até agora apenas existia em formato virtual, mas que a Brembo fez questão de fabricar um protótipo da pinça de travão G Sessanta para mostrar aos motociclistas que visitam a EICMA 2021 as inovações como a luz de travão integrada nesta pinça que antecipa aquilo que a Brembo acredita que vai ser a mobilidade em duas rodas no futuro.


Outra área na qual a marca está ativamente empenhada em melhorar é a área ecológica. Depois de anunciar a criação da Floresta Brembo – clique aqui para todos os detalhes deste projeto inovador –, a Brembo anunciou na EICMA 2021 que, em parceria com a SBS, pretende substituir ou renovar as suas pastilhas de travão até 2024. O objetivo desta renovação será produzir pastilhas de travão com a utilização de materiais ecológicos, tornando assim as pastilhas Brembo amigas do ambiente.

Para 2022 a Brembo continua a apresentar novidades ao nível dos sistemas de travagem.

Para garantir que os proprietários da nova Harley-Davidson Sportster S usufruem do melhor sistema de travagem para a sua moto, a Brembo apresenta um completo sistema de travagem que inclui pinças, bomba radial e discos de travão.

A pinça de quatro pistões tem construção monobloco e pistões de 32 mm de diâmetro. O desenho do corpo da pinça para a Harley-Davidson Sportster S foi conseguido através de estudos computorizados que garantem a rigidez estrutural necessária para uma condução exigente, aplicando o “know how” da Brembo obtido nas pistas. A ventilação desta pinça para a “muscle bike” americana é também superior.


A bomba de travão radial de 15 mm de diâmetro adota elementos de design das bombas do tipo RCS Corsa Corta. Oferece um “feeling” superior e imediato na manete graças a um êmbolo de curso curto, a manete é ajustável e o reservatório do óleo de travão está integrado no corpo da bomba. Para os motociclistas que gostam de realizar uma manutenção mais cuidada, a Brembo anuncia que esta bomba de travão permite o auto sangramento do sistema.

Para o eixo traseiro da Sportster S a Brembo propõe uma pinça que inclui pistões de maior diâmetro, o que garante uma eficácia de travagem melhorada, sendo que a troca das pastilhas é facilitada graças à utilização de dois pinos de fixação. Por último, o sistema de travagem para a Harley-Davidson Sportster S fica completo com discos dianteiros de 320 mm de diâmetro, e uma bomba de travão traseira.


Galeria de fotos sistema de travagem Brembo para Harley-Davidson Sportster S


E de uma moto de grande porte passamos para uma novidade Brembo para as mini-motos.

Aproveitando o crescimento das competições de motos dedicadas aos mais jovens, como por exemplo a FIM MiniGP World Series, a Brembo apresenta a nova pinça de travão GP4-Mini. Esta é uma pinça de travão de duas peças, 4 pistões, montagem radial, e com corpo maquinado em que as pequenas estrias adicionam rigidez estrutural à GP4-Mini, para além de dotarem esta pinça de pequenas dimensões de um design semelhante às que equipam as motos de competição de maior cilindrada.

O tratamento de oxidação permite à GP4-Mini combater a fadiga do sistema quando a temperatura de utilização aumenta, enquanto o desenho interno da pinça foi estudado de forma a garantir uma boa passagem de ar para refrigeração dos travões. Por outro lado, a quantidade de líquido de travão necessário para acionar a pinça é menor, e isso resulta num “feeling” mais direto no momento em que o piloto aperta a manete, uma característica particularmente relevante nas travagens em inclinação.

De acordo com a Brembo, a nova pinça de travão GP4-Mini estará disponível no mercado como opção aftermarket a partir de 2023.

Galeria de fotos pinça de travão Brembo GP4-Mini



Por último, mas não menos importante, a Brembo decide facilitar a vida aos motociclistas e pilotos que pretendem melhorar o sistema de travagem das suas motos. A marca italiana inicia agora o denominado Brembo Upgrade Program, que engloba as diferentes opções de travagem em quatro grandes grupos:

- Custom

- Road

- Off-Road

- Racing

Os motociclistas e pilotos podem agora procurar, dentro do grupo que mais se adapta às suas necessidades e desejos, os produtos Brembo que ajudarão a melhorar a potência de travagem, a segurança, aproveitando as tecnologias desenvolvidas nos diferentes cenários e competições, e dotando as suas motos de um toque personalizado.

Entre os produtos que integram o Brembo Upgrade Program encontram-se pinças de travão, discos de travão, bombas e ainda jantes.

Galeria de fotos Brembo Upgrade Program

andardemoto.pt @ 24-11-2021 10:50:21


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews