EICMA 2021 – Aprilia SR GT

A marca italiana regressa em força ao mundo das scooters com uma proposta arrojada. Fique a conhecer aqui os detalhes da nova Aprilia SR GT apresentada no Salão de Milão EICMA 2021.

andardemoto.pt @ 23-11-2021 19:18:15

Mais conhecida atualmente pelas suas desportivas e nakeds, a Aprilia está a expandir a sua gama com propostas que levam a casa de Noale para outros patamares e segmentos. Se a Tuareg 660 é já uma novidade bem conhecida e que aqui no Andar de Moto já demos bastante destaque, agora chega a vez de assistirmos à entrada da Aprilia no segmento das scooters “urban adventure” com a apresentação da nova SR GT.

A versatilidade da nova Aprilia SR GT, que estará disponível com motor i-Get de 125 e 200 cc, fica rapidamente à vista quando olhamos para as suas carenagens de perfil aerodinâmico e que vão buscar inspiração aos modelos mais desportivos da marca.

A linguagem de estilo dinâmico aposta nas formas compactas, com um grande túnel central, que esconde o depósito de combustível, a unir a secção frontal com a traseira da Aprilia SR GT. Mantendo as dimensões compactas, a traseira afilada não conta com a matrícula fixa à traseira propriamente dita, sendo que a Aprilia posiciona a matrícula junto da roda traseira para uma imagem “clean”.


Com o intuito de criar uma scooter que seja mais divertida, a Aprilia desenvolveu uma posição de condução que deixa o condutor mais descaído sobre a dianteira, chegando facilmente ao guiador elevado para obter o controlo total sobre o conjunto. No entanto, e a pensar nas viagens de maior duração, a Aprilia SR GT conta com uma plataforma que permite adotar uma posição de pernas mais descontraída.

O grupo ótico frontal inclui as habituais três secções luminosas, típicas dos modelos Aprilia. O para-brisas é fixo de forma a parecer que está a “flutuar”, e o guiador está totalmente à vista, como se de uma moto de enduro se tratasse, recebendo comutadores e comandos específicos e estudados de forma a tornarem-se mais intuitivos de utilizar em condução.

A instrumentação inclui um painel totalmente digital, do tipo LCD. Todas as informações relevantes sobre o estado da scooter estão presentes e podem ser selecionadas com recurso do botão MODE, e, se o cliente desejar, está disponível como equipamento opcional da plataforma multimédia Aprilia MIA que permite emparelhar o smartphone à SR GT e aceder assim a novas funcionalidades como GPS ou controlo de chamadas telefónicas.



A suportar todo o conjunto está um quadro fabricado em aço e do tipo duplo berço. Está acoplado a um conjunto de suspensões Showa que disponibilizam um curso relativamente longo para uma scooter, maximizando a polivalência da Aprilia SR GT, permitindo a sua condução em pisos mais irregulares.

Na frente brilha uma forquilha com bainhas de 33 mm e 122 mm de curso, algo que a Aprilia define como sendo superior a qualquer outra scooter concorrente neste segmento, enquanto os dois amortecedores traseiros, também da Showa, permite a afinação da pré-carga em cinco posições pré-definidas e um curso de 102 mm. A Aprilia destaca que as afinações das suspensões, em conjunto com esta configuração de curso longo, garantem uma condução divertida e descontraída, melhorando o controlo mesmo nos pisos mais irregulares.

Com um peso de apenas 144 kg a cheio para a SR GT 125 (a variante 200 pesa 148 kg), combinado com jantes de 14 e 13 polegadas, à frente e atrás, respetivamente, a nova Aprilia SR GT deverá ser uma scooter urbana bastante ágil e manobrável nos espaços mais apertados. Na travagem a escolha da marca italiana recaiu sobre um conjunto de discos de 260 mm e 220 mm, sendo que no caso do disco dianteiro adota um desenho recortado para melhor dissipação do calor.


Com um depósito de combustível de 9 litros de capacidade, a autonomia anunciada pela Aprilia é de 350 km, sendo que a altura livre ao solo de 175 mm torna a nova SR GT numa scooter capaz de ultrapassar obstáculo para além das habituais lombas de velocidade ou passeios.

Para garantir uma dinâmica assinalável, a Aprilia recorre depois à mais recente evolução do motor i-Get. Trata-se de um monocilíndrico de 125 cc, capaz de atingir os 15 cv às 8.750 rpm e os 12 Nm às 6.500 rpm. No caso da variante 200, o motor é uma estreia absoluta, com 174 cc, a potência sobe para os 13 kW e o binário para os 16,5 Nm.

A nova Aprilia SR GT está equipada com sistema “Start & Stop”, que neste caso abandona o motor de arranque convencional e utiliza um motor elétrico sem escovas instalado diretamente na cambota. As vantagens desta configuração são várias, nomeadamente menos peso, um funcionamento mais rápido e suave, e ainda uma redução no consumo de gasolina.



Para além da versão base, a Aprilia irá disponibilizar uma variante SR GT Sport, que utiliza elementos mais desportivos e esquema de grafismos específico. A Aprilia SR GT normal estará disponível nas cores Aprilia Black, Street Grey e Infinity Blue, enquanto a variante Sport estará disponível nas cores Street Gold, Iridium Grey e Red Raceway, sempre em combinação com jantes vermelhas.

De momento não temos ainda a informação sobre disponibilidade e preço das novas Aprilia SR GT. Assim que o importador da marca em Portugal, a Officina Moto, divulgar estas informações, atualizaremos este artigo.

Galeria de fotos Aprilia SR GT

andardemoto.pt @ 23-11-2021 19:18:15


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews