Yamaha R1 Toprak Razgatlioglu Limited Edition – Apenas para quem quer ser campeão SBK

A marca japonesa e a equipa Crescent Yamaha anunciam a colaboração num projeto bem especial e que resulta no fabrico de 21 unidades da Yamaha R1 Toprak Razgatlioglu Limited Edition, que replicam grande parte da moto usada pelo novo campeão mundial de SBK.

andardemoto.pt @ 6-12-2021 15:42:24

A conquista do título mundial de Superbike em 2021 por parte do piloto turco Toprak Razgatlioglu foi um momento de grande celebração por parte da Yamaha. A marca japonesa já não era campeã do Mundial Superbike desde 2009, ano em que o americano Ben Spies levou a R1 ao topo deste campeonato.

Com Toprak Razgatlioglu a dar tão boa conta de si ao longo da temporada 2021, a Yamaha Motor Europe e a equipa britânica Crescent Yamaha, liderada por Paul Denning, decidiram colaborar num projeto especial e o resultado desta colaboração são 21 unidades daquela que fica conhecida como Yamaha R1 Toprak Razgatlioglu Limited Edition.

Esta será uma moto apenas para aqueles pilotos que querem ser campeões de SBK… ou pelo menos ficarem parecidos com o campeão Toprak!


Todas as R1 Toprak Razgatlioglu Limited Edition replicam grande parte da moto usada pelo piloto turco na competição. As carenagens fabricadas em material de alta qualidade e resistência, replicam a decoração da moto oficial da PATA Yamaha with Brixx, incluindo o novo número 54 usado por Toprak e que em 2022 inclui um #1 de campeão, e as motos serão montadas pelos mesmos técnicos da equipa nas instalações da Crescent Pro Shop em Inglaterra.

Estas motos para uso exclusivo em pista contam com um motor quatro cilindros em linha “crossplane” que disponibiliza uma potência de cerca de 208 cv à roda traseira! De acordo com a Crescent Yamaha, isto significa um aumento de cerca de 20 cv em comparação com uma R1 “stock”.

Parte desta melhoria advém do sistema de escape Akrapovic em titânio e da centralina de última geração GYTR. Por outro lado, a Yamaha R1 Toprak Razgatlioglu Limited Edition apresenta uma redução de peso na ordem dos 26 kg, marcando na balança uns “anoréticos” 175 kg a cheio. Isto, em combinação com o aumento da potência, torna esta edição limitada da R1 numa moto com uma relação peso/potência verdadeiramente espetacular.



Suspensões Öhlins topo de gama, mesa de direção de competição e maquinada e jantes forjadas Marchesini fazem parte do pacote incluído nesta Yamaha R1 Toprak Razgatlioglu Limited Edition.

Mas os componentes especiais desta superdesportiva japonesa não se ficam por aqui!

Para garantir travagens espetaculares como Toprak Razgatlioglu, a Crescent Yamaha instala pinças de travão Brembo Racing comandadas por bomba de competição. Parafusos de titânio de aperto rápido ajudam a manter todas as peças no lugar.

Outros detalhes incluídos na Yamaha R1 Toprak Razgatlioglu Limited Edition:


- Placa identificativa do modelo e assinada pelo técnico responsável pela montagem
- Certificado da edição limitada, assinado pessoalmente por Toprak Razgatlioglu e Paul Denning, com o número de quadro e detalhes do comprador
- Passe VIP para duas pessoas para um evento do Mundial Superbike em 2022, com acesso à box e tratamento VIP
- Moto afinada ao gosto do comprador
- Dia em pista para instrução personalizada com James Hillier ou Nial Mackenzie
- Um equipamento utilizado por Toprak Razgatlioglu durante a temporada 2021

Se estiver interessado em ser um dos 21 sortudos que consegue garantir uma destas Yamaha R1 Toprak Razgatlioglu Limited Edition, pode contactar a Crescent Yamaha aqui. O preço a pagar é 46.364€.


Galeria de fotos Yamaha R1 Toprak Razgatlioglu Limited Edition

andardemoto.pt @ 6-12-2021 15:42:24


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews