Brough Superior apresenta edição Lawrence Nefud

Uma scrambler evocativa do mítico Lawrence da Arábia

Recentemente, falámos aqui do mítico Lawrence da Arábia, salientando a sua paixão pelas exóticas Brough Superior, o “Rolls Royce” das motos da sua era.

andardemoto.pt @ 18-1-2022 12:17:17

Caso não soubesse, a Brough Superior foi, como já afirmámos, "a primeira marca a construir motociclos que excediam as 100 mph", ou 160 Km/h.

Isto nos anos 30, facto que posto em contexto, comparado com a Triumph T90 de 1963, que 30 anos depois, atingiria apenas uns teóricos150Km/h ou 90 mph.

As Brough de Georges Brough (pronunciado braf) são assim uma parte essencial da história das duas rodas, e agora, o renascimento da marca está a ser impulsionado através de um novo modelo a que chamaram 'The Lawrence Nefud'.

Lawrence, claro, é a homenagem a T. E. Thomas Edward Lawrence, ou 'Lawrence da Arábia' - um devoto da icónica marca Brough Superior, da qual chegou a ter 7 motos e 'Nefud', que é uma referência ao deserto situado  na parte norte da Árabia Saudita, um sítio "muito amado por Lawrence” e que o veterano militar terá atravessado à frente duma força árabe, para atacar os Turcos na Batalha de Aqaba, a sua maior vitória durante a revolta árabe de 1917.

A vitória terá sido facilitada pela convicção da época de que era impossível atravessar o Nefud, e assim os Turcos tinham a artilharia apenas virada para o mar.


Desde a reaquisição oficial da marca em 2008 (e subsequente início da produção de motos em 2016), a empresa britânica de motociclos tem vindo a sair-se bem, especialmente tendo em conta que só comercializam máquinas de alta qualidade disponíveis a preços pouco acessíveis.

Esta nova Brough Lawrence Nefud apresenta uma inspiração scrambler, baseada na roadster Lawrence que que é uma variação da famosa bicilíndrica SS100, pelo que mantém a cilindrada de 997cc e a potência de 102cv, assim como o quadro em titânio, onde foi ancorada uma nova forquilha Hossac que sustenta uma roda de 19 polegadas (enquanto a SS100 equipava uma jante de 18 polegadas). 


Novo subquadro e assento, este com capacidade para levar passageiro, escapes levantados e um novo painel de instrumentos completam a oferta cujo preço anunciado é de 50.000 Libras.

Como sempre acontece com as ecléticas criações de Brough, este é um modelo que será admirado por muitos, mas possuído por poucos... mesmo que neste caso a estética possa não ser inteiramente consensual!

andardemoto.pt @ 18-1-2022 12:17:17


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews