Nova scooter de 3 rodas Tricity 125 Yamaha

Novo motor, novo quadro e nova atitude!

andardemoto.pt @ 10-5-2022 07:01:00

A nova scooter de 3 rodas Tricity 125 da Yamaha apresenta um novo motor Blue Core com homologação EURO5 que a marca reclama ser mais dinâmico e económico.

O novo quadro foi refinado para aumentar a sensação de conforto e estabilidade e o painel de instrumentos tem conectividade ao smartphone para permitir ao motociclista ver as notificações de chamadas, mensagens e das redes sociais.

Originalmente lançada no mercado em 2014, este veículo de mobilidade urbana de 3 rodas de alta qualidade tem vindo a seduzir uma legião de fãs entre os motociclistas que mostram preocupação pelo estilo e pela qualidade, e que apreciam a exclusiva combinação de dimensões compactas, baixo peso e a confiança adicional conferida por uma terceira roda.

Em 2022 a Yamaha Tricity 125 continua exclusiva, ao ser o único modelo de 3 rodas oferecido por qualquer fabricante na importante categoria de 125 cc e por ser acessível com uma carta de condução B.

Esta scooter compacta e ágil é uma proposta apelativa para os condutores que procuram uma mobilidade urbana prática e acessível. 

O mais recente motor Blue Core da Yamaha, refrigerado por líquido e que debita uma potência máxima de 12cv, foi concebido e fabricado com tecnologia de ponta, que minimiza as emissões ao mesmo tempo que assegura uma performance altamente eficiente.

Com um novo pistão forjado, uma nova conceção da cabeça do cilindro, bem como uma válvula de admissão de maior dimensão e um aumento da relação de compressão, o novo motor monocilíndrico da Tricity 125 conta com a tecnologia Atuação Variável das Válvulas (Variable Valve Actuation – VVA) da Yamaha, que assegura uma melhor aceleração e uma redução do consumo de combustível.

A nova Tricity 125 está equipada com uma Unidade de Controlo (SGCU) de 32 bits que se integra totalmente nas funções elétricas e eletrónicas do novo motor, incluindo a alimentação de combustível, a geração de energia e o sistema Start & Stop para assegurar uma performance mais ecológica.

Esta SGCU também regula o novo sistema que combina, numa unidade compacta, as funções separadas de alternador e de motor de arranque, que eram usados no modelo anterior. 

Este novo sistema Motor-Gerador Inteligente acoplado diretamente na cambota (eliminando o ruído das engrenagens e as inerentes perdas de potência do sistema anterior), assegura arranques e re-arranques extremamente silenciosos e rápidos.


O sistema Stop & Start foi concebido para desligar o motor quando a Tricity 125 está parada nos semáforos, dando arranque automática e instantaneamente quando o acelerador é rodado.

Para otimizar a eficiência, a SGCU monitoriza permanentemente as condições de condução e evita as paragens e arranques demasiado frequentes em situações como o trânsito congestionado, em que o motor pode parar e arrancar em intervalos muito frequentes.

O que distingue a Tricity 125 na categoria de 125 cc é o design de 3 rodas, com duas rodas dianteiras inclináveis que melhoram a sensação de estabilidade, quer esteja a conduzir em linha reta ou em curva.

A combinação do elevado nívei de tração proporcionado pelos dois pneus dianteiros com a postura confiante do design de 3 rodas assegura uma experiência de condução única. Por isso, a Tricity 125 é uma escolha ideal para os novos condutores.

Com o mesmo design que o sistema utilizado na prestigiada moto NIKEN Sport Tourer e na Tricity 300, o sistema de direção LMW Ackermann exclusivo da Yamaha foi otimizado para 2022 na mais recente Tricity 125 e conta com uma configuração revista que assegura que as rodas dianteiras esquerda e direita descrevem sempre um arco concêntrico.

Mesmo com uma grande inclinação, o sistema confere uma sensação mais natural e intuitiva, e facilita aos condutores a manutenção da trajetória escolhida, promovendo uma levada sensação de confiança na condução, sobretudo em superfícies molhadas ou irregulares.

A Tricity 125 usufrui também de um novo design de quadro que inclui várias melhorias, incluindo uma maior distância entre eixos aumentada em 6 centímetros e apoios de motor revistos, que visam obter um melhor equilíbrio e proporcionar um maior conforto e diversão na condução.

O design de 2022 conta com níveis mais elevados de rigidez torsional e longitudinal, a par de um nível de flexão regulado de forma precisa que contribui para a sensação de condução natural da scooter, e elevados níveis de conforto, mesmo quando se conduz em superfícies irregulares ou empedradas.

Também o sistema de suspensão traseira, com dois amortecedores, foi refinado para se adaptar ao design revisto do quadro. O comprimento total dos amortecedores traseiros foi aumentado para proporcionar 90 mm de curso de suspensão.

A constante de força da mola e a força de amortecimento também foram aumentadas, o que resulta num funcionamento estável da suspensão traseira, mesmo quando transporta um passageiro e conduz em ruas urbanas de má qualidade.


Para proporcionar travagens confiantes e controladas, a Tricity 125 está equipada com um Sistema de Travagem Unificado (UBS) que distribui automaticamente a força de travagem para as rodas dianteiras e traseira quando o travão traseiro é acionado.

Os condutores da nova Tricity 125 podem manter-se conectados quando estão em movimento. Basta descarregar para o smartphone a aplicação gratuita MyRide da Yamaha e emparelhá-lo com a scooter.

Depois de conectado, o condutor pode ver no painel de instrumentos da moto as notificações em tempo real das chamadas recebidas, das redes sociais, e das mensagens de e-mail e de texto.

Os novos instrumentos do painel foram desenvolvidos a partir do design utilizado na Tricity 300 e contam com uma série de informações de fácil leitura sobre o funcionamento da moto, bem como as notificações do smartphone mencionadas anteriormente.

Para uma maior comodidade, a Tricity 125 pode ser utilizada sem chave quando o condutor transporta consigo num bolso, numa carteira ou numa mochila a a Smart Key dedicada. Ao detetar a presença da Smart Key, a Tricity 125 permite ao condutor ligar e desligar o motor, desbloquear o guiador e abrir o assento.

Para aumentar o conforto do condutor e do passageiro, a Tricity 125 modelo de 2022 conta com uma plataforma para os pés mais ampla com mais espaço à frente que permite ao condutor adotar uma posição de condução mais relaxada.

Outra melhoria é o novo design dos apoios dos pés do passageiro, que são mais fáceis de rebater. E para desfrutar de uma excelente iluminação noturna, o refletor dos faróis foi refinado para proporcionar uma dispersão de luz mais ampla em médios e em máximos.

A Yamaha desenvolveu ainda uma gama de Acessórios genuínos que permitem ao proprietário da Tricity 125 personalizar facilmente a sua scooter de mobilidade urbana de 3 rodas e criar uma máquina exclusiva mais adequada ao estilo de vida e à utilização de cada indivíduo.

A vasta gama de acessórios inclui bagagem, para-brisas, capas e muito mais que podem ser comprados individualmente. Além disso, a Yamaha também desenvolveu os Packs Urban e Sports que facilitam a escolha dos acessórios certos.

A Tricity 125 estará disponível na rede de concessionários Yamaha, a partir de agosto de 2022, nas cores: Petrol Blue e Sand Grey, e em Matt Grey, por um preço  a partir de 4.295 €.

Veja a nova Yamaha Tricity 125 em pormenor:



andardemoto.pt @ 10-5-2022 07:01:00


Clique aqui para ver mais sobre: MotoNews